em

14 Remédios caseiros para enjoo e vômito

Mesmo sendo comum, não há quem goste de ficar enjoado. Veja quais são as dicas caseiras para prevenir ou tratar o enjoo

dicas de remédios caseiros para enjoo
Crédito: Pixabay

Todo mundo sente enjoo algumas vezes ao longo da vida, por diferentes motivos. É uma sensação de que o estômago não está bem, o popular estômago embrulhado, então a pessoa começa a salivar, sente mal-estar e, na maioria das vezes, acaba vomitando. Dependendo da causa, os remédios caseiros para enjoo vão ajudar.

O que pode levar alguém a sentir enjoo pode ser uma comida que não fez bem, movimentos que causam tontura e resultam em enjoo, gravidez ou doenças. Então, a náusea deve ser encarada como um aviso do corpo de que algo está errado. Por isso, mais do que usar um remédio caseiro para aliviar o enjoo, deve-se procurar resolver a causa.

No caso da gravidez é um sintoma normal que vai passar sozinho. Se comeu algo que não fez bem, o problema costuma melhorar após vomitar. Se estiver com mais sintomas que caracterizem uma doença, deve procurar um médico. Mas de toda maneira é possível aliviar o enjoo momentaneamente com essas soluções a seguir.

1. Chá de hortelã com gengibre

tomar hortelã remédios caseiros para enjoo
Crédito: Pixabay

O primeiro dos remédios caseiros que é muito eficiente para acabar com o enjoo de todos os tipos é o chá de hortelã com gengibre. Os dois ingredientes têm o poder de acalmar o estômago e iniciar um tratamento natural caso algo não esteja bem nesse órgão.

A hortelã alivia os espasmos estomacais que estimulam o vômito, devolve o equilíbrio à circulação do sangue, é anti-inflamatória e bactericida. O gengibre é digestivo, analgésico e também anti-inflamatório.

2. Suco de laranja com gengibre

A laranja possui ácido fólico, responsável por diminuir a sensação de náuseas. E como dito, o gengibre ajuda na digestão e alivia as dores, atuando no combate aos enjoos e na estabilização de problemas gastrointestinais. Esse suco é poderoso para combater o mal estar gástrico e ainda serve como alternativa para fortalecer a imunidade e combater gripes e resfriados.

3. Chupar gelo

Você já deve ter ouvido essa dica. Na verdade, o efeito do gelo contra o enjoo é mais eficiente quando a causa do enjoo está relacionada ao calor excessivo. Se estiver passando mal em um lugar muito quente, chupe uma pedra de gelo devagar enquanto respira profundamente em um local arejado. Ela ajuda a refrescar e hidratar ao mesmo tempo, aliviando o mal-estar.

4. Suco de limão

tomar limão remédios caseiros para enjoo
Crédito: Pixabay

Mesmo sendo ácido, ao entrar no organismo o limão vira alcalino, aliviando a sensação de enjoo. Para beber, esprema o suco de meio limão em um copo, misture com um pouco de água gelada e vá bebendo aos poucos. Não adoce.

5. Melancia

Hidratar-se bem é um dos melhores modos de combater o enjoo, já que o fluxo de água irá diminuir a pressão gerada no estômago, o que resulta em menores chances de ocorrer o refluxo. Assim, a melancia é uma excelente opção para quem está enjoado, pois possui um altíssimo teor de água e hidrata o organismo gradativamente.

6. Acupressão no pé

A acupressão é um tipo de terapia complementar da medicina chinesa. Ela pode ser aplicada em diferentes partes do corpo, dependendo da finalidade. No caso do enjoo, o ideal é fazer pressão com os polegares na região logo abaixo do dedão e do segundo dedo do pé.

Faça uma pressão na planta do pé com o dedão da mão e no peito do pé com o indicador, ao mesmo tempo, formando uma pinça. Pressione durante 1 minuto, pause por alguns segundos e repita mais 2 ou 3 vezes, mantendo sempre uma respiração constante e equilibrada.

7. Chá de cravo

chá de cravo remédios caseiros para enjoo
Crédito: Pxhere

O chá de cravo-da-Índia é outra boa opção entre os remédios caseiros para enjoo porque ele tem propriedades que acalmam o estômago, evitando as contrações. Se for o caso de uma dor de barriga junto, ele também vai agir como laxante, expulsando o que tiver fazendo mal.

8. Suco de mirtilo

As frutas cítricas são excepcionais para combater o enjoo, já que possuem vitamina B9 (ácido fólico). Porém, o mirtilo ainda possui utilidades a mais, já que ele é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes que existe e possui um teor de vitamina C, B e A elevado. Esses fatores fazem com que ele seja excelente para expulsar agentes invasores que possam ser a causa do enjoo.

9. Chá de boldo

O boldo é um dos terrores de quem tem enjoo por causa do seu sabor amargo. Mas a verdade é que ele costuma resolver o problema com muita eficiência. Se a causa do enjoo for a má digestão, já no primeiro gole é possível que sinta vontade de vomitar.

Então, deixe que aconteça, pois é uma oportunidade de expulsar do corpo o que está fazendo mal. Pode fazer o chá com folhas frescas ou desidratadas da planta ou pode colher folhas frescas, lavar bem e macerar para tomar o líquido puro. Bastam 2 colheres de sopa.

10. Banana

comer banana remédios caseiros para enjoo
Crédito: Pixnio

Comer uma banana pura quando está enjoado parece impossível, mas em pequenas porções ela ajuda a aliviar os sintomas, especialmente quando o enjoo é causado por azia ou por gastrite, em que o excesso de ácido está agindo.

11. Biscoitos de água e sal

Assim como comer banana, pode ser difícil comer alguns biscoitos enquanto está enjoado. Mas se o enjoo for por causa de não ter comido ou de gestação, os biscoitos ajudam.

Eles colocam um pouco de carboidrato e de sódio no organismo, fazendo normalizar a pressão que, nesses casos, costuma estar baixa. Deve comer poucos biscoitos e mastigar bem, comendo devagar. Beba água depois.

12. Chá de manjericão

chá de manjericão remédios caseiros para enjoo
Crédito: Pxhere

Mais do que um tempero para deixar os pratos mais saborosos, o manjericão também entra nessa lista. Ele tem uma ação prolongada, então é uma boa recomendação para prevenir o a sensação de enjoo nas viagens. Deve-se tomar antes de viajar.

13. Iogurte natural

O iogurte com probióticos ajuda a reestabelecer o equilíbrio da flora intestinal, pois existem bactérias boas para o organismo que atuam diretamente na prevenção de enjoos e outros problemas gastrointestinais. Ao ingerir iogurte natural, você contribui para o fortalecimento da flora intestinal.

14. Óleos essenciais

A aromaterapia trabalha com o efeito dos óleos essenciais vegetais sobre o corpo humano. Há óleos para tudo o que puder imaginar, inclusive para aliviar o mal-estar causado pelo enjoo. O óleo pode ser usado em massagens, banhos mornos, pode aplicar uma gotinha na gola da camisa para ficar sentindo o aroma ou colocar algumas gotas com água em um difusor para liberar o aroma no ambiente.

No caso de enjoo, os melhores óleos essenciais são de gengibre, menta, limão, bétula, cravo-da-Índia e canela. São bons inclusive para aliviar enjoo da gravidez. Se for por causa de indigestão, também pode usar óleo de laranja, de limão e de tangerina, que são cítricos.

Dicas e cuidados a ter

Nenhum dos remédios caseiros mencionados provocam efeitos colaterais, pois são alimentos comuns do dia a dia. O cuidado que deve ter é em não exagerar na dose, pois mesmo sendo natural, tudo que é demais pode fazer mal.

Quando estiver enjoado, junto com o remédio é bom dar um tempo em qualquer atividade que estiver fazendo para respirar e deixar o corpo se restabelecer. Se tiver com o carro em movimento, é bom dar uma parada. Se estiver em um local fechado, é bom ir para uma área externa pegar um ar.

Além disso, evite misturar os remédios, mesmo sendo ingredientes simples. Escolha um deles e espere que faça efeito.

Quando consultar o médico?

Se mesmo com o uso de um dos remédios caseiros, passar algum tempo e o enjoo não for embora, é melhor procurar um médico para saber se a causa do enjoo pode ser algo mais sério. Quanto antes tiver recomendação médica, melhor.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar o consumo a um estilo de vida saudável e equilibrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

carne com molho de mostarda

Como fazer carne com molho de mostarda: 8 receitas deliciosas

Orelha deformada por piercing

Mulher fica com orelha deformada depois de piercing