em

AmeiAmei

O que é e para que serve o boldo? Veja como plantar em casa

Se você nunca tomou um chá de boldo para aliviar o mal estar estomacal, precisa fazer dele seu aliado natural
boldo
Crédito: Wikimedia Commons

De nome científico Plectranthus barbatus e originário da Índia, o boldo é uma planta que quase todo mundo conhece. Quem é que na infância ou juventude não ouviu a avó ou a mãe dizerem que tomar um chá dele é tiro e queda para dor de barriga? De fato, funciona. Você vai saber agora por que ele é bom para o estômago e quais outros benefícios ele oferece à saúde.

Benefícios

benefícios do boldo pra saúde
Crédito: Wikimedia Commons

Antes de ver os benefícios dessa planta, vale ressaltar que esse é o boldo de jardim, ou da folha larga, e não é o mesmo que o boldo-do-Chile ou baiano. Esse é o comum, que cresce com muita facilidade, e muitas vezes sem ser plantado nos quintais. Agora sim, conheça seus benefícios.

1. Estimulante do sistema digestivo

Logo como primeiro benefício, o mais conhecido de todos. A planta estimula o bom funcionamento de todos os órgãos que compõem o sistema digestivo, desde o esôfago até o intestino. Por isso é muito utilizada quando a pessoa sente que está com o estômago “parado” ou quando abusou de bebida alcoólica e não está passando bem.

2. Estimulante do apetite

Justamente por ter um efeito estimulante do sistema digestivo, também é uma boa opção para ingerir quando está com falta de apetite, mesmo quando deveria sentir fome.

Então, pode também tomá-lo cerca de uma ou meia hora antes das refeições para que a fome apareça. É uma dica interessante para pessoas idosas, doentes ou em fase de recuperação de alguma doença, que costumam não sentir apetite.

3. Redutor do ácido estomacal

Esse é um ótimo benefício para pessoas que sofrem de gastrite, refluxo e azia. Tomá-lo vai fazer com que a produção do suco gástrico reduza, evitando que aquele excesso cause queimação no sistema digestivo.

Como tomar boldo?

como tomar boldo em chá
Crédito: Wikimedia Commons

Basicamente existem duas formas de tomar de maneira mais concentrada para obter os seus efeitos medicinais.

1. Chá

A primeira forma de consumo é fazendo um chá de boldo, que pode ser feito com a planta fresca ou desidratada. Você só precisa aquecer 1 xícara de água, depois adicionar 1 colher de sopa das folhas desidratadas ou 2 colheres das folhas frescas picadas e deixar em infusão até amornar. Então é só coar e beber.

2. Folhas maceradas

A segunda forma de tomar é com as folhas frescas. Essa é uma forma com ação mais rápida, já que vai tomar o sumo puro da planta. Porém, é bem mais amargo. Para fazer, só precisa lavar as folhas e amassá-las com um pilão até soltarem o sumo verde. Depois beber esse sumo e aguardar que faça efeito.

Contraindicações e cuidados a ter

Assim como toda planta, deve ser tomado com cautela, pois o excesso pode resultar no efeito contrário aos seus benefícios. Ou seja, náuseas, vômito, dor de cabeça e até evoluir para quadros convulsivos quando ingerido em doses muito elevadas.

Essa planta não é recomendada para gestantes nem lactantes, pois estimula a menstruação. Então, só deverá tomar nesse caso se tiver a liberação do obstetra.

Como plantar em casa

como plantar boldo em casa
Crédito: Decoração e Plantas

Essa é uma planta que cresce com muita facilidade no jardim, mas se não tiver um pé na sua casa, pode plantar de um jeito muito simples. Quando encontrar um ramo plantado por aí e puder pegá-lo, guarde para plantar no seu jardim ou em um vaso.

Se for plantar no jardim, faça uma covinha de 15 centímetros de profundidade em um pedaço da terra que esteja mais fofo. Coloque o galhinho ali, tampando a raiz com a terra. Mesmo que as folhas caiam, se o caule permanecer verde, quer dizer que logo vai vingar.

Se for plantar em um vaso, escolha um que tenha pelo menos 30 centímetros de altura. Coloque uma terra fértil no vaso e plante o galho, uma mudinha ou as sementes. Mantenha a terra úmida, regando sempre que perceber que está ficando muito seca. Depois que já estiver com folhas adultas pode começar a usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
versiculos de agradecimento
5 Melhores versículos de agradecimento
energéticos naturais
5 Melhores energéticos naturais para estimular o ânimo no dia a dia