em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

Remédio para tosse com catarro: qual escolher?

Veja como acabar com a tosse produtiva em pouco tempo e que remédios escolher.
melhor remédio para tosse com catarro
Crédito: Freepik

Você está com dificuldade para respirar e sente uma secreção excessiva nos pulmões? Esses sintomas não estão associados a um simples quadro de resfriado. Por isso, é preciso intervir o mais rápido possível. Comprar um remédio para tosse com catarro pode ser a solução.

Há muitos xaropes de venda livre que são eficientes na questão. No entanto, cuidado com a automedicação! Não gaste dinheiro em comprimidos ou antibióticos, sem o consentimento médico. Até porque boa parte dos medicamentos só podem ser comprados com receita.

Você também pode apostar em remédio para tosse com catarro feito em casa. Alguns xaropes caseiros são excelentes para lidar com a situação. Especialmente porque não tem conservantes e não fazem mal à saúde, nem causam outros sintomas.

Melhores remédios para tosse com catarro

melhores remédios para tosse com catarro e como usar
Crédito: Pixabay

A tosse produtiva ataca pessoas de grupos de risco, sendo comum em crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e fumantes. Muitas vezes é apenas um sintoma que o corpo pode curar sozinho, com o auxílio do sistema imunológico.

Porém, se o catarro for purulento, ou seja, verde ou amarelo, aí é sinal de infecção. Pode ser por bronquite, sinusite ou diversos outros problemas de saúde. Nesses casos, é preciso tratá-la já com remédio para tosse com catarro. A fim de evitar a evolução da doença e a piora do quadro.

Confira abaixo algumas sugestões do que usar!

1. Remédio para tosse com catarro feito com chás

Os chás são os melhores amigos da sua saúde. Eles são inclusive considerados fitoterápicos e muitos deles são de uso milenar. Diversas culturas utiliza chás para minimizar problemas de saúde e tratar doenças.

No caso da tosse com catarro, os melhores chás são os de:

Você encontra as ervas à venda em supermercados e lojas de produtos naturais. Pode sempre fazer uma colher de sopa da erva seca para cada xícara de água fervida.

Deixe as infusões tampadas por cinco minutos antes de coar e de oferecer para o paciente. Os chás também tem a vantagem de serem bons para diabéticos, porque, ao contrário dos xaropes, são livres de açúcares.

Atenção para grávidas e bebês, que não devem ingerir infusões sem orientação médica!

2. Xarope como remédio para tosse com catarro

Você pode optar pelos farmacêuticos, como Guaifenesina, Fenergan Expectorante, Flextoss, Notuss, Bisolvon, Mucosolvan, Expec, Abrilar e Ambroxol. Mas também pode fazer versões caseiras, ricas em vitaminas e nutrientes que além de melhorar a tosse reforçam o seu corpo em geral.

Os mais indicados são:

3. Sucos para tosse com catarro

suco de guaco com cenoura para tosse
Crédito: Pixabay

Quando você está doente e produz catarro, beber sucos ricos em vitamina C pode ajudar a curar mais rápido. Além disso, sucos são fáceis e baratos de fazer. Você pode se beneficiar muito dessas bebidas.

Suco de guaco para tosse com catarro

Uma excelente opção é o suco de guaco. A planta funciona como broncodilatadora, atuando diretamente no seu pulmão. Isso ajuda a acelerar o processo de expectoração. Para fazer o suco é muito simples!

Ingredientes

  • Guaco: 5 folhas frescas;
  • Cenoura: 1 unidade ralada;
  • Hortelã: a gosto;
  • Água: 200 ml.

Modo de preparo

1. Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.

2. Se quiser, pode adoçar com mel. Não guarde o suco pronto para mais tarde, pois ele perde nutrientes.

4. Nebulização de remédio para tosse com catarro

Essa é uma das melhores alternativas para as crianças. Você pode fazer a nebulização através de um aparelho nebulizador. Normalmente se faz com soro e óleos essenciais, como de limão ou eucalipto, que são expectorantes.

Entretanto, você pode fazer nebulização caseira sem o aparelho. Basta encher uma bacia limpa com água fervente e o óleo essencial da sua preferência e deixar o vapor próximo do rosto. Isso ajuda a abrir as vias aéreas e soltar o muco que está preso.

A nebulização é ótima para fazer sair o catarro acumulado, sendo muito indicada nos casos de sinusite.

Se nenhuma dessas alternativas aliviar a tosse, está na hora de voltar ao médico. Não espere piorar para procurar ajuda. E lembre-se: beber muita água nesses períodos de doenças também é uma forma de cura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Receita simples e poderosa com abóbora controla glicose e colesterol
Beba esse suco detox e seque a sua barriga em 6 dias!