Menu

20 Receitas de aperitivos deliciosos para receber os amigos

Quer servir um algo a mais além do amendoim salgado para os convidados? Essas receitas vão superar as expectativas

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

Se você vai receber os amigos em casa, seja para um almoço, jantar ou apenas para uma visita informal, é sempre bom ter aperitivos gostosos para oferecer. Veja a seguir as sugestões para todos os gostos, clássicas dos botecos e mais elaboradas do que o amendoim salgado.

Receitas de aperitivos

Há opções de aperitivos mais simples e rápidas, para quando as visitas chegam de surpresa, mas também ideias mais elaboradas para quando quiser organizar uma recepção mais sofisticada. Fritos, assados, cozidos e frios, esses aperitivos são deliciosos e perfeitos para qualquer ocasião.

1. Bolinhas de linguiça recheadas com muçarela

Crédito: Tastemade

Para essa receita você irá fazer uma massa com a linguiça, trigo, ovo, cebolinha e temperos. Depois vai moldá-la, rechear com um quadradinho de queijo e empanar em trigo, ovo e farinha de rosca para depois fritar e servir crocantes e quentinhas.

2. Polenta frita com geleia de pimenta

Crédito: Dani Noce

A polenta frita é muito fácil de fazer, mas para isso, deixe-a pronta algumas horas antes para que fique na geladeira e seja mais fácil de cortas em filetes. Essa receita não é de uma polenta qualquer, ela leva queijo, alho, leite e muitos temperos. Acompanha uma deliciosa geleia de pimenta.

Publicidade

3. Anéis de cebola com bacon

Crédito: O Verso do Inverso

Para fazer esse petisco você deve cortar as cebolas em anéis largos, pincelar molho de pimenta depois colocar uma camada de bacon em fatias por cima para cobrir cada anel. Em seguida eles vão ao forno ou à churrasqueira até que o bacon esteja bem dourado.

4. Tiras de filé ao molho chimichurri

Crédito: Marola com Carambola

Essa receita é o típico picadinho de carne, mas feito com contrafilé e acompanha um molho chimicurri feito com especiarias desidratadas: salsinha, cebolinha, alho, cebola, pimentão e tomate. Também leva sementes de mostarda, óleo de vinagre. Acompanhe com fatias de pão.

5. Caponata de berinjela

Crédito: Monta Encanta

Para vegetarianos ou amantes de berinjela, a caponata é uma ótima pedida. Esse aperitivo é um refogado de berinjela com cebola, alho, azeite, pimenta, orégano, azeitonas e alcaparras. Depois de pronta é servida em fatias de pão italiano.

6. Pão de alho

Crédito: Tudo Gostoso

O tradicional pão de alho que não pode faltar em qualquer churrasco também pode ser feito como petisco, mesmo na ausência da carne. Só precisa fazer um patê de alho com maionese, parmesão, cheiro verde, orégano, sal e pimenta. Depois passar o patê sobre fatias de pão francês e levar para assar até que o pão comece a dourar.

Publicidade

7. Camarão ao alho e óleo

Crédito: Aqui na Cozinha

Se preferir servir aperitivos mais sofisticados, os camarões entram em cena. Eles ficam ótimos ao alho e óleo, que nessa receita também leva suco de limão e sal, nada mais. Para preparar você deverá ter camarões frescos, retirar as patas e a cabeça, mas pode deixar a casca e o rabo. Deixe marinar no tempero e depois é só fritar em pouco óleo.

8. Mini coxinha de frango

Crédito: GShow

Não existe brasileiro que não conheça coxinhas. Quando elas são feitas em tamanho reduzido são uma ótima opção de petisco e são mais fáceis de fazer do que pensa. Só precisa preparar a massa com trigo, água, caldo de galinha, sal e pimenta. Depois o recheio com frango desfiado bem limpinho, cebola, salsinha, colorau e sal. Depois rechear e moldar as coxinhas é só empanar e fritar.

9. Frango à moda passarinho assado

Crédito: Panelaterapia

O frango à passarinho é assim chamado porque ele é cortado em pedaços menores para que seja comido com as mãos, e é um dos petiscos mais tradicionais do país. E se você não quiser fazer fritura, pode preparar esse frango no forno, que fica uma delícia, além de ser mais saudável.

Publicidade

10. Bruschetta de tomate

Crédito: Receitas de Minuto

A bruschetta é dos petiscos que você prepara quando as visitas chegam de surpresa, porque só vai precisar de pão francês e, no caso dessa sugestão, tomates e temperos. Primeiro o pão deve ser torrado com alho no forno e em seguida você faz a mistura do tomate picadinho com os temperos para colocar sobre o pão e servir. Prático, rápido e saboroso.

11. Aipim frito com bacon

Crédito: Guia da Cozinha

Assim como a polenta, o aipim é um petisco frito delicioso e fácil de fazer. Para ser mais rápido, descasque-a, corte em filetes e coloque na panela de pressão com um caldo de legumes por 10 minutos. Adicione manteiga, sal, deixe esfriar e depois é só fritar em óleo quente. Quando o aipim estiver frito, frite também cubinhos de bacon para colocar por cima.

12. Tábua de frios

Crédito: Mais Web

Essa é uma das opções mais fáceis entre todos os aperitivos, a tábua de frios. Nela você pode usar a criatividade e servir todos os frios que desejar. Queijos, presunto, salame, azeitonas, ovos de codorna, patês, molhos, torradas, vegetais, frutas, castanhas e conservas de todos os tipos.

Publicidade

13. Pão recheado

Crédito: Petit Chef

Quando for receber alguns convidados para um almoço ou jantar, sirva um pão recheado como aperitivo antes da refeição principal. Essa receita é diferente do pão de alho que é fatiado. Vai precisar de um grande pão italiano para remover parte do miolo e rechear com um molho espesso a gosto, como por exemplo de quatro queijos. Depois é só levar ao forno para tostar e servir como um tipo de fondue.

14. Espetinhos frios

Crédito: TV Churrasco

Os espetinhos são uma ideia muito simples e gostosa de servir petiscos. Normalmente eles são feitos para churrasco, com pedaços de carne, cebola, pimentão e tomate espetados para assarem na brasa. Essa versão é mais prática e fresca. Compre palitos de churrasco e vá espetando em cada um, alternadamente, um tomate-cereja, uma bolinha de muçarela de búfala ou outro queijo, pedaços de pimentões coloridos e outras conservas.

15. Empadinhas

Crédito: Ana Maria Braga

Quem gosta de coxinhas, dificilmente resiste às empadinhas, outro tipo de salgadinho de festa ótimo para petiscar. A massa é consistente e esfarela, mas é deliciosa. O recheio fica a seu critério, pode ser de vegetais, carne vermelha, frango, atum, queijo e muito mais.

Publicidade

16. Nachos mexicanos

Crédito: Iguaria

Se quiser incrementar seu aperitivo com uma receita internacional ou se for servir um jantar tex-mex essa opção não pode faltar. Compre salgadinhos tipo Doritos e sirva com o molho de carne típico e com guacamole, que é o creme de abacate bem tradicional.

17. Tomate assado e recheado

Crédito: Tele Culinária

Quem gosta de tomates vai apreciar essa sugestão. Eles são recheados com queijo e outros ingredientes que gostar, como azeitonas, presunto e ervas aromáticas, depois são levados ao forno para gratinar e servidos ainda quentes, fatiados ou um por pessoa.

18. Chips de batata-doce

Crédito: Mel e Pimenta

Não é só quem faz dieta e malha que come batata-doce. Aliás, ela rende ótimos chips assados para servir com um molho para batatas caseiro especial. Faça alguns tipos de molho, asse as batatas e palitos e sirva-as ainda quentes junto com os molhos para que os convidados provem com diferentes sabores.

Publicidade

19. Canapés

Crédito: Figos e Funghis

Os canapés são aperitivos ideais para servir em festas quando há mais pessoas. Eles são bem simples de fazer. Só tem que recortar fatias de pão de leite com cortadores em formatos bonitinhos, assar para virarem torradinhas e cobrir com patês de variados sabores. Coloque o patê só na hora de servir para o pão continuar crocante. Se preferir, como nessa sugestão, use massa folhada no lugar do pão.

20. Croquete de lentilha com azeitonas vegano

Crédito: Vegana Prática

Croquetes normalmente levam massa e carne, mas essa versão é para veganos e quem mais apreciar lentilhas. Além dessa leguminosa, a receita também leva azeitonas, linhaça, farinha de grão-de-bico, alho, cebola e muitos temperinhos. Claro, para finalizar, os croquetes são assados, uma versão mais saudável e deliciosa.

Veja também: Polenta engorda ou não?

E mais: Como fritar coxinha congelada

Leave a Reply

Sair da versão mobile