em

Polenta engorda ou não?

Descubra a melhor forma de comer essa deliciosa iguaria sem prejudicar a dieta
polenta engorda ou não
Crédito: Wikimedia Commons

A polenta é um alimento feito a partir do fubá, que é a farinha de milho. É um prato bem popular na culinária brasileira, embora sua origem seja italiana. Também chamado de angu em algumas regiões, rende bastante, sacia a fome e serve de acompanhamento para vários pratos, especialmente com molhos e refogados. E será que a polenta engorda? Conheça suas propriedades para tirar a dúvida.

Polenta engorda?

polenta engorda propriedades nutricionais
Crédito: Pxhere

Essa pergunta é variável. De modo geral, a polenta não engorda, mas para isso você precisa comer uma quantidade equilibrada, sem exagero, e junto de acompanhamentos saudáveis. O modo de preparo faz diferença na quantidade de calorias, como você vai saber no próximo tópico. Os acompanhamentos e tamanho das porções também fazem diferença.

Sendo assim, com cuidado, não há mal em saborear a polenta, porque ela é um prato rico em vitaminas e minerais, além de outros nutrientes que acabam sendo benéficos para manter a boa forma. Não se pode considerar apenas as calorias de um alimento para determinar se ele engorda ou emagrece. Precisa avaliar o que mais ele oferece de bom para a saúde, e, nesse ponto, a polenta ganha muitos pontos.

Calorias e propriedades nutricionais

A quantidade de calorias da polenta varia de acordo com a forma de preparo. Por exemplo, 100 gramas de polenta cozida do jeito tradicional contém 192 calorias. Já uma fatia de polenta frita possui 77 calorias, enquanto uma tira de polenta assada tem 44 calorias.

Quanto as suas propriedades nutricionais, a polenta é rica em vitaminas A, C e do complexo B, também em minerais como cobre, zinco, fósforo, magnésio e ferro. Possui carotenoides que são facilmente absorvidos pelo organismo, agindo como antioxidantes protetores e restauradores das células do corpo inteiro.

Outra razão para comê-la de forma moderada é que ela tem um teor de sódio um pouco alto, sendo 187 mg para 100 g do alimento cozido.

Receita de polenta light

receita polenta light
Crédito: Pxhere

Mesmo depois de questionar se polenta engorda e descobrir que não, você também viu que a forma de consumo é determinante para que esse alimento seja amigo da balança. Então, veja a seguir uma receita light de polenta cozida com molho de tomates frescos.

Ingredientes da polenta

Flocos de milho pré-cozidos: 100 gramas;
Sal: a gosto;
Água: 4 xícaras (chá).

Ingredientes do molho

Manteiga light: 2 colheres (sopa);
Tomates italianos: 4 unidades;
Tomates pelados: 1 lata;
Adoçante culinário: 1 pitada;
Sal: 1 colher (chá);
Pimenta-do-reino: 1 pitada;
Manjericão: 10 folhas;
Cebola: ½ unidade;
Azeite: 3 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Comece pela polenta. Coloque os flocos de milho e a água em uma panela e fique mexendo lentamente até engrossar e ganhar a consistência. Tempere com sal, desligue o fogo, tampe e reserve;
  2. Para o molho, lave os tomates italianos, faça um corte em x na base e leve ao fogo cobertos com água. Quando ferver e a pele começar a abrir e soltar, retire-os da água e transfira para uma vasilha cheia de água com gelo;
  3. Retire a pele, corte-os em cubos sem as sementes e coloque para bater no liquidificador junto com todo o conteúdo da lata de tomates pelados;
  4. Em uma frigideira, coloque o azeite, leve ao fogo, adicione o manjericão e despeje o molho batido. Tempere com sal, pimenta e o adoçante. Adicione a cebola sem casca e inteira, sem picar. Deixe cozinhando por 7 minutos;
  5. Depois adicione a manteiga, misture até que derreta e desligue o fogo;
  6. Coloque a polenta em um refratário, cubra com o molho e leve para gratinar ao forno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
babosa para estrias
Babosa para estrias funciona? Veja como usar
óleo de ojon
Óleo de ojon: o que é, para que serve e como usar