O óleo de girassol está presente na cozinha de muitos brasileiros, pois é um dos mais comuns utilizados no preparo dos alimentos. Porém, essa não é sua única finalidade. Veja quais são os benefícios do óleo de girassol para cabelo e como usar em casa.
Benefícios do óleo de girassol para o cabelo

Todo tipo de óleo que pode usar no cabelo deve ser utilizado com mais cuidado por quem tem fios oleosos, já que o óleo aumenta esse efeito. Porém, pode usar da mesma forma, mas com menos frequência e sempre removendo muito bem de todo o cabelo depois de terminar o tratamento. Veja o que o óleo de girassol faz de bom pelos seus fios.
Nutre os fios
O óleo de girassol é extraído das sementes da planta que são ricas em nutrientes. Então, esse óleo vai nutrir os fios com ômega-3, que é uma gordura saudável e necessária para saúde, também com vitamina B, C e E, que estimulam o crescimento dos fios. Além disso, contém minerais como magnésio, fósforo, zinco e selênio.
Combate o ressecamento
Os cabelos que estão em fase de transição capilar sofrem muito com o ressecamento deixando pelo tratamento químico. Por isso usar óleo de girassol para cabelo é bom, em especial depois da fase de hidratação do cronograma capilar, pois ele ajuda a deixar os fios mais macios e brilhosos, reduzindo o ressecamento.
Prolonga a hidratação
Ao mesmo tempo em que reduz o ressecamento, o óleo de girassol prolonga a hidratação, pois como é oleoso, cria uma camada protetora nos fios, impedindo que a exposição diária ao calor do sol, do secador e da chapinha remova todo o líquido essencial para os fios serem saudáveis.
Como usar
O óleo de girassol para cabelo pode ser o mesmo que você usa na cozinha, mas o resultado vai ser ainda melhor se optar por utilizar o óleo de girassol comprado nas lojas de produtos naturais, que são específicos para uso corporal, mais concentrados e que são melhor absorvidos pelos fios.
Você pode utilizar esse óleo no cabelo para fazer uma umectação, que é umedecer os fios com óleos essenciais. Se você está fazendo ou quer começar a fazer um cronograma capilar, a umectação vai entrar na etapa da nutrição. As outras duas etapas do cronograma são a hidratação e a reparação.
Em seguida, pegue um pente e vá trazendo o óleo até as pontas, mecha por mecha, com paciência. Aplique mais um pouco de óleo em cada mecha. Quando terminar, faça um coque e coloque uma touca térmica. Deixe agindo por uma hora.
Depois lave muito bem o cabelo no chuveiro, com água morna e duas ou três aplicações do seu xampu. Aplique o condicionador normalmente, depois enxague tudo, escorra o excesso de água e deixe o cabelo secar naturalmente. Pode repetir o procedimento a cada quinze dias.

