em

Transição capilar: como voltar aos cachos mantendo a saúde dos cabelos?

Quer parar de alisar os cabelos e voltar ao natural? Conheça os métodos utilizados na transição capilar.
transição capilar
Crédito: Freepik

Quando surgiram as escovas progressivas, definitivas, relaxamentos e outros métodos para alisar os cabelos, muitas mulheres cacheadas e crespas viram a solução para os seus problemas!

De fato, cuidar dos cabelos cacheados exige dedicação, mas não mais do que cuidar de um alisamento, e foi o que as mulheres “alisadas” perceberam depois de realizar os processos químicos.

Apesar da praticidade de acordar com o cabelo pronto para sair, a química dos alisamentos enfraquece os fios, além de deixá-los mais oleosos em grande parte das vezes.

Agora que estamos vivendo um período de empoderamento das mulheres e a valorização das suas características naturais, os cachos estão na moda. Mas então, o que fazer para deixar o alisamento de lado e voltar ao natural?

A resposta é a transição capilar. Este método consiste em permitir que os cabelos voltem ao seu estado natural através de uma rotina de cuidados especiais e do corte, que pode ser total ou gradual.

Como cuidar de cabelos em transição?

Quando decide por fazer a transição capilar a mulher precisa se preparar para uma grande mudança no visual, já que seus cabelos vão ficar meio a meio por um período, enquanto o alisamento vai embora e os cachos voltam.

A partir do momento que decide parar de usar químicos para recuperar o cachos, já considera-se em fase de transição. O importante é ter consciência de que este período é necessário e pode ser desafiador, mas ele vai acabar e você vai voltar a ficar maravilhosa ao natural.

O tempo que a transição vai levar, vai depender do tempo que seus cabelos levam para crescer e a potência da química que você usou. Então tenha paciência e use alguns métodos.

Faça um cronograma capilar

Se você já costuma fazer cronograma capilar e conhece sobre cuidados com o cabelo, pode fazer seu cronograma sozinha. Se não, vá ao seu cabeleireiro para ter as recomendações adequadas.

O cronograma capilar é a definição de períodos em que você vai fazer hidratação, nutrição e reconstrução dos fios para que voltem a ficar fortes e saudáveis.

Seu cabeleireiro vai te ajudar a definir de quanto em quanto tempo vai fazer cada procedimento, que pode ser semanal, quinzenal e mensal. É importante escolher produtos de qualidade para cada etapa, como:

  • Óleo de Umectação Transição Capilar: para reconstrução dos fios;
  • Shampoo Transição Capilar: para limpeza;
  • Condicionador Transição Capilar: para hidratação;
  • Máscara de Hidratação Transição Capilar: para devolver os óleos naturais;
  • Gel Creme Transição Capilar: para manter os fios hidratados no dia a dia;
  • Gelatina Transição Capilar: para ajudar a dar definição.

Durante a transição capilar pode ser mais difícil arrumar os cabelos para sair, já que a raiz vai começar a enrolar, enquanto as pontas ainda vão estar lisas. Por isso é que os produtos para dar definição vão ajudar. Evite passar chapinha e secador.

Cortar os cabelos

Durante o cronograma capilar também pode ser feito o corte dos cabelos conforme a raiz vai crescendo, para eliminar a química mais rápido.

Este período é o mais difícil porque você vai precisar lidar com as duas texturas: metade cacheado e metade liso. Por isso abuse dos penteados e das técnicas de texturização, sempre usando leave-in para manter os fios hidratados e evitar que quebrem ao manusear.

Também há quem queira fazer uma mudança radical e cortar todo o alisamento de uma só vez, fazendo o Big Chop.

O que é o método Big Chop?

A ousadia é a palavra-chave para o Big Chop. Se optar por contar todo o cabelo, prepare-se para um novo visual mais radical. A vantagem é que você não vai precisar ficar esperando que os cachos voltem enquanto as pontas ainda estão lisas.

Porém, o cronograma capilar deve ser mantido, para garantir que seus novos fios cresçam super saudáveis.

Dica: Cuidados diários com produtos para cabelo cacheado

Depois que todo o período de transição passar é só curtir seu cachos com seu visual natural e cabelos muito mais saudáveis. Para isso, continue sempre usando produtos de qualidade que ajudem a definir e manter os fios hidratados. Veja as recomendações no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
ovelha negra da família
Ser a ovelha negra da família tem um lado positivo
canudinho recheado
Canudinho recheado: aprenda a fazer a massa e variar o recheio