em

Para que serve o óleo de girassol

O óleo de você usa na cozinha traz muitos benefícios, quando consumido na quantidade certa
óleo de girassol
Crédito: Pixabay

O óleo de girassol é obtido pelo processo de prensagem a frio das sementes de girassol. O mesmo que usa para cozinhar pode ser usado para efeitos cosméticos e medicinais, pois ele possui boas propriedades para a saúde. Só é importante lembrar que essas propriedades deixam de fazer parte da composição do óleo em frituras por causa do superaquecimento.

Benefícios do óleo de girassol

Você pode obter os benefícios seja ingerindo-o ou aplicando-o na pele. Apenas deve ter em conta a quantidade que pode ingerir. O melhor é consultar seu médico para que ele recomende a quantidade adequada para o seu organismo. Sabendo disso, veja o que esse óleo traz de bom para o seu corpo.

1. Aumenta o brilho e a maciez do cabelo

Para os fios oleosos, não é muito recomendado usar ainda mais óleo. Já para quem precisa de cabelos mais sedosos e macios, pode adicionar o óleo junto com os produtos de hidratação de cabelo, em pequena quantidade.

2. Hidrata a pele

Você pode usar o óleo de girassol na pele, se ela for seca. Nesse caso o ideal é que use o óleo cosmético, evitando o de cozinha. Isso porque nem todas as versões de cozinha têm somente propriedades boas para a pele.

3. Rica fonte de nutrientes

Tanto para ingerir na quantidade equilibrada, quanto para passar na pele, ele fornece ao organismo ômega-3, vitamina E, C e algumas do complexo B. Também contém fósforo, magnésio, selênio e zinco. Todos essenciais para a manutenção da saúde.

4. Protege a saúde cardiovascular

Por conter gorduras boas ao organismo, na sua versão mais saudável e em quantidade equilibrada, ele protege o coração. Suas gorduras insaturadas junto com as vitaminas cumprem com esse papel, dentro de uma dieta equilibrada.

5. Protege o sistema nervoso

O que faz o óleo ser bom para o sistema nervoso é a sua composição de vitaminas do complexo B, que são essenciais para diversas funções no organismo, inclusive para o cérebro.

Tem como fazer óleo de girassol caseiro?

Tanto o específico para cozinhar, quanto o específico para cosmética, passam por processos de moagem em prensas e por isso não é tão simples fazer em casa. Necessita de um bom investimento e de o todo material.

Para ter um óleo de qualidade, ele não pode ser aquecido em altas temperaturas, então não vale a pena tentar fazer o óleo em casa aquecendo-o. O ideal é comprar pronto.

Para tirar a dúvida e a curiosidade, confira no vídeo a seguir como é feito um processo de fabricação com uma prensa pequena.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
chá de folha de manga
Chá de folha de manga: para que serve e como fazer
oleo de gergelim para que serve
Óleo de gergelim: para que serve e como fazer