em

AmeiAmei

Vitamina B9: o que é e para que serve

Descubra mais sobre essa vitamina, também conhecida como ácido fólico

vitamina b9
Crédito: Freepik

Muitos conhecem a vitamina B9 pelo seu nome popular: o ácido fólico. Porém, poucos conhecem a fundo a suas reais propriedades. Ela é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, se dilui em água e pode gerar diversos benefícios para o seu organismo.

Para que serve?

vitamina b9 para que serve
Crédito: Freepik

Essa vitamina possui uma série de benefícios que são imprescindíveis para a formação e manutenção do corpo humano. Confira abaixo quais são eles.

1. Músculos mais fortes

Ela atua no processo da formação de proteínas através dos aminoácidos, atuando diretamente nas funções primordiais do RNA, como o transporte de informações e participação direta na síntese de proteínas, o que colabora no fortalecimento muscular.

Ter músculos mais fortes é importante em qualquer idade, mas principalmente a partir dos 40 anos, quando o corpo começa a perder nutrientes importantes e requerer uma melhor alimentação e atividade física para a manutenção da estrutura.

2. Fundamental para a oxigenação do corpo

Já aconteceu de você levantar muito rápido e perceber uma leve tontura? Isso acontece por causa da falta temporária de oxigenação no cérebro. Percebe o quanto oxigenar seu corpo é importante?

O oxigênio só pode ser utilizado pelo corpo por causa das hemoglobinas – as famosas células vermelhas – que o transportam o mesmo para todas as partes do corpo. Já a hemoglobina existe por causa da vitamina B9, pois ela é fundamental para sua produção. Consequentemente, isso faz com que seja assim também, importante para a oxigenação da célula.

Quando suas células não recebem a quantidade correta de oxigênio, você pode sentir desde um cansaço muito grande até casos de hipoventilação (falta de oxigênio no pulmão), hipoxemia (no sangue), isquemia (em um local específico) e outros males.

3. Fornece energia

A produção de energia para ser utilizada nas funções celulares ou nas atividades do dia a dia também dependem da vitamina B9 ou ácido fólico.

Isso acontece, pois tem participação vital no processo de metabolização, através da formação das moléculas de trisfofato de adenosina, uma molécula responsável por armazenar temporariamente a energia proveniente da respiração celular.

Isso faz com que o corpo gere energia o suficiente para o seu próprio funcionamento e também para as suas atividades do dia a dia.

4. Essencial para quem amamenta

Durante a amamentação, a mamãe que frequenta as consultas pré-natal tem sempre a recomendação de suplementar o ácido fólico.

Isso acontece pois ela é muito importante para aumentar a lactação, além de garantir uma dose extra de proteção, energia e força para o bebê e a lactante.

5. Previne doenças cardíacas

Além de ser importante para a manutenção da vida, o ácido fólico também é muito útil para a prevenção de doenças cardíacas, como o infarto e outras doenças relacionadas ao sistema circulatório.

Sua presença diminui a incidência de um ácido chamado homocisteína, que está relacionado ao desenvolvimento de trombose, bem como outras formas de obstrução vascular.

6. Ajuda a trata a anemia

A anemia acontece por causa da baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, fundamentais para o transporte de nutrientes e oxigênio para as células, bem como outras funções importantes.

O ácido fólico ajuda a tratar a anemia, pois aumenta a taxa de hemoglobina no sangue, afinal ela é fundamental para a sua produção. Por isso, deve-se buscar uma alimentação balanceada.

Mesmo assim, a alimentaçãonão pode ser a solução final para essa doença. Isso porque é recomendado que se vá a um médico em casos de anemia, para evitar quaisquer erros no tratamento e suplementação.

7. Importante para gestantes

Mulheres que pretendem engravidar ou que já estão nos primeiros meses de gestação devem ingerir uma quantidade recomendada pelo médico. Isso é importante, pois a vitamina ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças, como os defeitos no tubo neural, outras malformações cerebrais e da medula.

8. Boa para o cérebro

A vitamina B9 participa na sintetização da serotonina, um importante neurotransmissor para diversas atividades cerebrais, inclusive o controle emocional. Ela também é importante para evitar doenças como os transtornos do sono, problemas de memória, convulsões, depressão e outros males relacionados.

Também é importante para a prevenção do Alzheimer, síndrome das pernas inquietas e outros, podendo ser administrado em parceria com outras vitaminas, para potencializar seu efeito.

Alimentos que contêm vitamina B9

A vitamina B9 possui muitos benefícios, então, vale a pena saber quais são os alimentos que possuem essa vitamina e aproveitar de suas vantagens.

De acordo com o Ministério da Saúde, os melhores alimentos para quem sofre com falta da vitamina no organismo são “principalmente as carnes vermelhas, vísceras (fígado e miúdos), carnes de aves, peixes e hortaliças verde-escuras, entre outros. Para melhorar a absorção do ferro, recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, disponível nas frutas cítricas, como laranja, acerola e limão, evitando-se excessos de chá ou café, que dificultam esta absorção”.

Então caprichar na alimentação não é somente uma questão de emagrecer ou dietas momentâneas, mas sim uma questão de saúde.

Sintomas de carência

Existem alguns sinais que o organismo dá, avisando sobre a falta de ácido fólico em sua ingestão. Então, é preciso que a pessoa esteja atenta e saiba interpretar esses sinais.

Os sintomas de carência do ácido fólico são a insônia, aftas, anemia, problemas ao memorizar, distúrbios digestivos, falta de ar, problemas de crescimento e cansaço, seja extremo ou não.

Identificando esses sintomas, deve-se procurar um médico imediatamente, para fazer a correta suplementação da vitamina, se necessário.

O que ocorre com excesso de vitamina B9

Sim, o excesso de ácido fólico também pode gerar efeitos colaterais no organismo. Os sintomas de excesso de vitamina B9 são a euforia, excitação e hiperatividade. Se você notar mudanças abruptas em seu comportamento, tornando-se excessivamente ativo, pode ser um sinal de excesso.

O equilíbrio é fundamental para manter sua saúde em dia, por isso, procure seu médico ou nutricionista de confiança para poder prescrever a melhor forma de regular a quantidade necessária de vitamina B9 para você.

Saiba mais sobre as vitaminas do complexo B, no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

10 Ideias de acompanhamentos para carne assada

óleos essenciais afrodisíacos

8 Óleos essenciais afrodisíacos para conhecer e experimentar