O gengibre para enxaqueca é um excelente remédio natural: analgésico e anti-inflamatório, é capaz de atenuar a dor. Isso acontece por causa do gingerol e do selênio, excelentes para reduzir esse sintoma.
Por isso, consuma o gengibre assim que começar a sentir a enxaqueca. E nunca se esqueça de evitar os fatores que podem causar essa dor, como o estresse e um jejum prolongado.
Manter uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada e a ingestão correta de água diariamente é fundamental. Fazer atividades físicas e cultivar hobbies também é importante para reduzir as crises.
Porém, nem sempre é possível evitar que elas aconteçam, então o que fazer? A enxaqueca dá seus primeiros sinais bem claros, devendo assim agir nesse momento e não depois de instaurada.
Quando aparecerem esses sinais, procure consumir alguma dessas receitas com gengibre para enxaqueca, e fique melhor de forma natural e simples.
Veja também: como armazenar gengibre para durar mais tempo
Como usar gengibre para aliviar enxaqueca: 5 receitas
Perfeito para evitar crises ou ajudar no tratamento das mesmas, o gengibre é um grande aliado para as pessoas que sofrem com esse mal. Aprenda a utilizar em cinco receitas simples e eficazes.
1. Suco de espinafre com gengibre
O gengibre já é conhecido pelos seus benefícios, mas e o espinafre? Ele é rico em magnésio, que atua sobre os receptores de serotonina e outros receptores referentes à enxaqueca.
Ingredientes
Água de coco: 1 copo;
Gengibre moído: 1 colher (chá);
Espinafre: ½ xícara.
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes no liquidificador por 30 segundos;
- Logo depois, ingira a bebida.
2. Água com gengibre
Essa é aquela receita básica para você tomar todos os dias. É fácil de fazer, além de ser uma água aromatizada muito famosa por seus diversos benefícios para a saúde.
Ingredientes
Água: 1 litro;
Gengibre: 4 pedaços de 3 cm cada.
Modo de preparo
- Misture os ingredientes na noite anterior e deixe na geladeira;
- Tome ao longo do dia seguinte, não excedendo um litro.
3. Chá de gengibre
O ideal para quem está com crise de enxaqueca é tomar líquidos quentes e não gelados. Dessa forma, talvez seja interessante optar pelo chá de gengibre do que pela água.
Ingredientes
Água: 1 xícara;
Gengibre: 1 pedaço de 3 cm.
Modo de preparo
- Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver;
- Mantenha a fervura por 3 minutos, tampe e desligue;
- Deixe amornar, coe e beba.
4. Suco de couve e gengibre
Assim como o espinafre, a couve também é rica em magnésio, sendo excelente para quem sofre com enxaqueca. Unindo ao gengibre, se torna um suco perfeito para aliviar a dor.
Ingredientes
Água de coco: 1 copo;
Couve: ½ xícara.
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes no liquidificador por 30 segundos;
- Beba sem coar.
5. Chás calmantes com gengibre
Diversos chás podem também ajudar a melhorar as crises de enxaqueca, pois relaxam e reduzem o estresse. Os chás mais indicados para isso são o de maracujá, camomila, capim santo, lavanda e erva-cidreira. Você pode escolher qualquer uma dessas ervas para usar nessa receita.
Ingredientes
Água: 1 xícara;
Chá escolhido: 1 colher (sopa) ou 1 sachê;
Gengibre: 1 pedaço de 3 cm.
Modo de preparo
- Ferva o gengibre com a água por 3 minutos, depois de ebulir;
- Adicione a erva escolhida, desligue e abafe;
- Coe e beba ainda morno.
Alimentos a evitar
Assim como existem alimentos que ajudam a amenizar a enxaqueca, como aqueles ricos em magnésio, ômega-3, antioxidantes e anti-inflamatórios, têm aqueles que devem ser evitados.
Qualquer alimento com muita gordura, carboidratos em excesso ou alimentos gelados devem ser evitados para não agravar a crise ou desencadear uma nova. Veja alguns dos alimentos que não devem ser consumidos:
- Enlatados;
- Carnes processadas ou defumadas;
- Peixes salgados;
- Fígado;
- Amendoim;
- Molho de soja;
- Queijos envelhecidos;
- Banana;
- Mamão;
- Uva passa.
É fundamental que você procure um médico para ver a causa precisa da enxaqueca e se realmente é esse o problema. Pode acontecer de outros problemas de saúde causarem dores crônicas, então o acompanhamento médico é fundamental.