beneficios dos alimentos anti-inflamatorios
Crédito: Freepik
em

10 Alimentos anti-inflamatórios

Conheça quais alimentos podem ajudar a fazer uma limpeza no organismo e evitar inflamações

Sinusite, rinite, colite e muitas outras doenças do tipo são provenientes de inflamações consideradas comuns por muitas pessoas. Por incrível que pareça, a solução para muitas destas inflamações pode estar na sua geladeira ou despensa, com o consumo de alimentos anti-inflamatórios que são poderosos para diversas funções do organismo.

Veja também: alimentos que devemos comer com moderação

Melhores alimentos anti-inflamatórios

Existem alguns alimentos que possuem propriedades que diminuem inflamações e promovem a organização do organismo através do combate de agentes externos (que possam gerar danos nas células do corpo). Consumir esses alimentos ajuda a manter um estilo de vida saudável e que promove diversos benefícios para a saúde e para a estética.

Porém, para que essas vantagens sejam duradouras é importante que a pessoa ingira esses alimentos com frequência e não esporadicamente. Portanto, conheça esses 10 alimentos anti-inflamatórios e se surpreenda com as suas poderosas propriedades.

1. Mamão papaia

Esta deliciosa fruta pode e deve ser incorporada no seu dia a dia. A papaia é um excelente anti-inflamatório, com ação direcionada principalmente para o sistema digestivo. Além disso, o alimento é rico em Vitamina C que possui um incrível potencial anti-inflamatório e pode ser consumido tanto em pedaços quanto batido, sendo uma fruta bastante versátil.

2. Cúrcuma

Além de deixar a sua comida mais saborosa, a cúrcuma é uma especiaria com propriedades antioxidantes que promovem o combate aos radicais livres, que agem contra as células do corpo. Pessoas que têm problemas como reumatismo, fibromialgia, fadiga crônica ou dores podem contar com o seu poder anti-inflamatório, pode ser consumindo em cápsulas, comprimidos ou como extrato.

3. Repolho

O segredo do repolho está na quercetina, um dos flavonoides mais populares, sendo um vegetal anti-inflamatório que ajuda no funcionamento do intestino. Para aqueles que não são muito fãs do sabor da folha, uma opção é acrescentar beterraba, maçã ou cenoura para deixá-lo mais agradável ao paladar.

4. Cebola

Este é um daqueles alimentos que dividem as opiniões: tem quem ame e quem odeie. A verdade é que a cebola é rica em minerais e vitaminas, mas é a quercetina, com sua propriedade antioxidante, que torna a cebola um alimento importante nessa lista.

Quem sofre de inflamações respiratórias ou no sistema urinário pode inserir a cebola no cardápio para complementar no tratamento. Além disso, ela também possui um alto teor de vitamina C e A, o que faz com que suas propriedades de combate aos radicais livres sejam intensificadas.

5. Brócolis

Verde e saboroso, o brócolis, além de anti-inflamatório, é antioxidante e alcalinizante. Esse vegetal é rico em isotiocianatos, flavonoides e carotenoides; atua diretamente no rejuvenescimento celular e auxilia na manutenção da segurança das células contra agentes externos.

6. Mirtilo

Também conhecido como blueberry, ele parece uma jaboticaba pequenina e é um verdadeiro remédio natural contra a inflamação. Pode ser comido seco ou fresco no iogurte, sucos e outras comidas. Tem alto teor de antioxidantes, que faz com que essa fruta seja um excelente anti-inflamatório, principalmente por conta da vitamina C.

7. Chá verde

Se você não tem o hábito de tomar chá diariamente, deveria passar a fazê-lo, principalmente com o chá verde. Esta bebida é rica em flavonóides e antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação. Uma maneira de potencializar os resultados do chá verde é adicionando gengibre no bule.

8. Alho

O alho é rico em um composto anti-inflamatório chamado alicina, que é um fitoquímico liberado quando o dente de alho é esmagado, triturado ou cortado; e possui propriedades antibacterianas e hipotensoras. Além disso, o enxofre e a vitamina C também atuam para que essa planta consiga combater inflamações no corpo.

9. Azeite de oliva extravirgem

Esse componente possui polifenóis em sua composição, componentes antioxidantes que segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte é essencial para recompor os indivíduos dos danos musculares provenientes das atividades físicas.

Assim, o consumo do azeite de oliva cru é excelente para esportistas que não querem sofrer com os danos da inflamação nos músculos proveniente da prática de exercícios.

10. Ovo

O ovo cozido é um alimento maravilhoso para quem deseja uma alimentação saudável, já que é rico em nutrientes antioxidantes como vitaminas A e D, além de ter zinco, manganês e selênio. Vale destacar que esses últimos 3 compostos são essenciais para a recomposição da saúde de idosos, já que combatem os radicais livres e promovem maior rejuvenescimento celular.

Comece a utilizar esses alimentos anti-inflamatórios em casa e usufrua de seus benefícios!

3 Comments

Leave a Reply
  1. Boa tarde Helton,
    Em Florianópolis existe o Núcleo Espírita Nosso Lar em que administra dois hospitais na região sendo um deles chamado Centro de Apoio ao Paciente com Câncer – CAPC, que funciona no Ribeirão da Ilha, sul de Florianópolis e trata doenças degenerativas. Vale a pena se informar e conhecer. abs

  2. tenho câncer no figado . (já operei duas vezes) e começo de câncer de
    próstata . portanto gostaria de mais informações sobre esta célula modificada
    geneticamente para cura do câncer.
    obrigado e aguardo com esperança por mais informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

salada de frango

10 Receitas de salada de frango

Gordofobia motorista de aplicativo recusa passageira por estar acima do peso

Gordofobia: motorista de aplicativo recusa passageira por estar “acima do peso”