em

As 7 principais doenças do sono

As doenças do sono podem têm as mais diferentes causas e podem atingir qualquer pessoa. Saiba se você tem alguma delas.
doencas do sono
Créditos: Pexels

Hoje em dia é muito comum encontrar alguém no seu círculo social que tenha alguma das doenças do sono. Com o estresse do dia a dia, é difícil relaxar completamente e deixar as preocupações de lado na hora de dormir. São invejáveis aquelas pessoas que deitam a cabeça no travesseiro sem preocupações. Veja aqui quais as principais doenças do sono, seus sintomas e causas.

Quais são as principais doenças do sono?

doencas do sono tipos
Créditos: Medical News Today

As principais doenças do sono são extremamente comuns e perturbadoras. Elas podem causar consequências à qualidade do sono ou da energia da pessoa durante o dia.

Apneia do sono

A apneia do sono é uma das doenças do sono, e um dos distúrbios potencialmente graves em que a pessoa para de respirar por alguns segundos diversas vezes durante a noite. Muitas vezes a pessoa com apneia pode não estar ciente de que têm esse problema.

Suas causas mais comuns são: obstrução do canal respiratório, insuficiência cardíaca, excesso de álcool, alterações hormonais e excesso de peso.

Bruxismo

Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada por ranger ou apertar dos dentes durante o sono ou durante o dia. Suas causas mais comuns são: estresse, ansiedade e refluxo.

Insônia

A insônia é caracterizada por ser um distúrbio que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite que é persistente. A insônia geralmente faz as pessoas começarem seu dia se sentindo cansadas, com mau humor e falta de energia.

Suas causas mais comuns são: estresse, ansiedade, depressão, dores crônicas, irregularidade de sono e estimulantes como chá verde ou cafeína.

Sonambulismo

É uma das doenças do sono que consiste em se levantar da cama, andar ou praticar alguma atividade enquanto ainda está dormindo. Cientificamente, no sonambulismo é suas funções motoras despertam, mas sua consciência permanece inativa.

Suas causas mais comuns são: fadiga, ansiedade, irregularidade repentina de sono, álcool ou outras doenças do sono.

Roncopatia

A roncopatia, ressonar ou ronco, é resultado de um som originado pela vibração do palato e das paredes da faringe. Pode ser a fase inicial da síndrome de apneia do sono e é mais comum entre os homens do que entre as mulheres.

Suas causas mais comuns são: desvio de septo, cansaço, álcool e problemas respiratórios.

Narcolepsia

É quando uma pessoa pega no sono repentinamente e em diversas ocasiões, como numa mesa de bar ou durante um jantar ou no trabalho. Apesar de ser uma doença muito rara, pode levar a consequências desastrosas como acidentes de trânsito.

A narcolepsia ainda não tem uma causa cientificamente comprovada, porém cientistas acreditam que possa estar ligada diretamente à fatores genéticos.

Paralisia do sono

A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda, porém o corpo continua paralisado. A pessoa tem consciência de que está acordada, mas não consegue se mexer e na maioria das vezes essa paralisia vem acompanhada de alucinações e pode durar até cinco minutos.

Essa é uma das doenças mais perturbadoras, e os médicos indicam para que as pessoas que tenham essa doença entendam como ela funciona para que possam evitar o estado de choque e pânico.

Suas causas mais comuns são: sono irregular, estresse, bipolaridade e uso de medicamentos excessivos.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
chá de arruda
Para que serve chá de arruda
amuletos para o carro
9 Amuletos para o carro para evitar energias ruins