dicas de cozinha
Crédito: Freepik
em

38 Dicas de cozinha: use truques que facilitam a rotina

As dicas são relacionadas ao preparo e preservação dos alimentos, bem como sobre cuidados com os utensílios no dia a dia

Novas dicas de cozinha são sempre úteis, mesmo quando você já cuida da própria cozinha há anos. As dicas que você vai ver a seguir vão desde formas mais fáceis de cortar, preparar e armazenar alimentos, até dicas para cuidar bem dos seus utensílios e tê-los sempre prontos para o uso. Confira e leve toda essa praticidade para a sua casa.

Truques de cozinha para alimentos

Para quem passa muito tempo na cozinha, aprender alguns truques, seja para melhorar o sabor das comidas ou facilitar o manuseio dos alimentos, é muito importante.

Além de poupar tempo, você pode surpreender seus convidados mostrando os seus dotes culinários e seu capricho na cozinha.

1. Amadureça as frutas

como amadurecer frutas
Crédito: Freepik

Coloque as frutas dentro de um saco de papel com uma maçã para acelerar o processo de amadurecimento. As maçãs libertam o gás etileno que ajuda na maturação das frutas.

2. Converta pudim em mousse

Ao preparar um pudim use creme de leite em vez de água ou leite. Assim, você vai convertê-lo para mousse por causa da consistência mais grossa que ele vai ganhar.

3. Verifique se os ovos estão frescos

Coloque os ovos numa tigela com água. Se eles flutuarem é porque não são frescos. Se eles afundarem, então você tem ovos frescos, de até uma semana, para consumir.

4. Evite que o sal cristalize

Ao adicionar alguns grãos de arroz no seu frasco de sal, você vai evitar que ele crie cristais, já que o arroz irá absorver a umidade no interior do frasco.

5. Evite bactérias ruins em produtos lácteos

Quando você colocar o seu queijo cottage ou creme de leite na geladeira, ainda fechados, vire o recipiente de cabeça para baixo para criar um efeito de vácuo. Assim, vai impedir que as bactérias estraguem a comida.

6. Mantenha os vegetais frescos

como preservar vegetais
Crédito: Freepik

Para prolongar a vida útil dos seus vegetais, antes da refrigeração, coloque algumas toalhas de papel na prateleira da geladeira. Elas irão absorver o excesso de umidade e impedir a deterioração rápida.

7. Mantenha o queijo fresco

Quando comprar um queijo inteiro, ainda fechado, esfregue toda a superfície com óleo ou manteiga para impedi-lo de secar e ter rachaduras. É uma boa forma de conservação, mesmo na geladeira.

8. Dicas de cozinha para manter a manteiga fresca

Quando comprar aquele tipo de manteiga que vem embrulhada em papel laminado, coloque-a em um saco com zíper para evitar sujeira. Deixe-a na geladeira, pois ela pode ficar lá sem se deteriorar por até 6 meses.

9. Evite que o açúcar mascavo fique duro e quebradiço

Se você colocar o açúcar demerara ou mascavo em um saco com zíper, juntamente com uma fatia de pão ou maçã, e levar à geladeira, ele não vai ficar duro. Aliás, mesmo que estivesse duro antes, vai amolecer.

10. Devolva as bolhinhas ao espumante

Depois de abrir uma garrafa de espumante para comemorar, mas não tomar tudo, para que ele seja borbulhante novamente, basta adicionar 1 ou 2 passas dentro da garrafa antes de tomar de novo. As bolhinhas vão voltar a subir.

11. Colocou sal a mais na sopa?

Depois de perceber que salgou demais a sopa, ferva batatas ou maçãs no caldo da sopa por um período de 10 minutos. As maçãs e as batatas vão absorver o excesso de sal. Vá provando até ficar ao seu gosto.

12. Retire o excesso de gordura da sopa

como tirar gordura da sopa
Crédito: Freepik

Essa dica é para quando fizer sopa para congelar. Depois de pronta e morna, coloque a sua sopa na geladeira por 30 minutos. Esse período será o suficiente para que o excesso de gordura forme uma camada no topo da sopa, ficando muito fácil de remover com uma colher.

Se for comer a sopa na hora, uma boa maneira de absorver o excesso de gordura é colocando uma maçã cortada ao meio junto no caldo da sopa. Deixe lá até ficar pronto, pois ela vai agindo durante o cozimento.

13. Dicas de cozinha para revitalizar o mel

Se você tiver mel cristalizado em casa, pode deixá-lo novamente em seu estado natural colocando o frasco numa bacia de água quente e esperando até ele ficar derretido.

14. Faça hambúrguer bem-passado mais rápido

fazer hambúrguer assado
Crédito: Incrível

Está com pressa para assar os hambúrgueres? Para essa dica, eles precisam estar crus e descongelado. Use o dedo indicador e aperte gentilmente no centro do hambúrguer, deixando a marca do dedo, mas sem chegar ao outro lado. Coloque para assar e ele vai ficar bem-passado em menos tempo que o de costume.

15. Mantenha o bolo de aniversário molhadinho

Para evitar que o bolo de aniversário fique duro depois de partido, coloque uma fatia de pão de forma de cada lado.

16. Cozinhe ovo com a gema no ponto do seu gosto

cozinhar ovos no ponto
Crédito: Freepik

Saiba exatamente quantos minutos deve cozinhar o ovo para a gema ficar perfeita. Deixando 6 minutos a gema vai ficar mole e a cada minuto ela vai ficando mais dura até chegar aos 10 minutos que é o ponto máximo. Depois disso ela vai ficar dura demais.

17. Mantenha o tempero verde fresco

Utilize papel alumínio para embalar os talos das ervas como salsinha, cebolinha e coentro. Assim, irá permitir que fiquem frescos por mais tempo.

18. Faça bacon crocante sem sujeira

Prepare bacon muito crocante fazendo no forno com a forma forrada com papel alumínio. Disponha as fatias de bacon sobre o papel alumínio e deixe assar a 240ºC por 12 minutos. Depois retire do forno para que o calor não amoleça as fatias de novo.

19. Pizza requentada e crocante

dicas de cozinha para pizza crocante
Crédito: Freepik

Para esquentar novamente a pizza do dia anterior, mantendo a crocância, borrife um pouco de água antes de colocar no forno. Aliás, ela fica bem melhor requentada no forno do que no micro-ondas. Mas se não tiver jeito, não vale desperdiçar comida, aliás, tem gente que ama comer pizza do dia anterior.

Então, para não ter que comer aquela pizza mole e sem gosto, coloque-a em um prato e leve ao micro-ondas. Junto com o prato, coloque um copo de água dentro do micro-ondas, pois a água vai balancear o calor do aparelho. A pizza vai ficar crocante, como se fosse novinha.

20. Corte a carne para ficar macia

Sempre quando for cortar a carne depois de assada, veja a direção das fibras e faça o corte nessa direção. As fibras são as linhas da carne. Corte como se tivesse que deixar essas linhas inteiras. Assim, cada fatia ficará bem macia.

21. Biscoito recheado no leite sem sujar os dedos

Nunca mais suje os dedos para molhar o biscoito recheado no leite. É só usar um garfo espetado na parte do recheio do biscoito.

22. Corte um bolo com facilidade

Passe a faca que vai usar para cortar o bolo debaixo da água quente antes de cortar as fatias. Assim ele não vai grudar nem despedaçar.

23. Spray de limão caseiro

dicas de cozinha para spray de limão
Crédito: Incrível

Para ter suco de limão facilmente na hora de temperar as carnes, comece pegando um limão inteiro e fique apertando gentilmente como se estivesse fazendo uma massagem na fruta para que fique amolecida. O que vai acontecer é que você vai soltar todo o suco do limão. Depois, pegue a parte de cima de um borrifador (com a mangueirinha junto, só que cortada para ser menor) e espete no limão. Conforme apertar o borrifador, o suco vai saindo.

24. Identifique a acidez do limão olhando a casca

Quanto mais fina for a casca do limão, mais ácido ele será. Essa dica pode ser aplicada mesmo em limões inteiros, antes de serem cortados ao meio, pois é possível sentir com as mãos quais são os de casca mais grossa ou mais fina.

25. Tire a casca do ovo com muita praticidade

Muita gente tem dificuldade de tirar a casca do ovo depois de cozinhá-lo. Mas a dica é adicionar uma colher de bicarbonato de sódio na água fervente e deixar por alguns minutinhos. Depois disso, dê umas batidinhas no ovo e veja que a casca vai sair com muita facilidade.

26. Transforme o pão velho em pão novinho

Sabe aquele pão do dia anterior, que já estava meio durinho? Passe um pouquinho de água no pão usando os dedos, enrole-o em um papel alumínio e coloque em uma panela quente (no fogo mínimo) por alguns minutos. Vire o embrulho algumas vezes e retire. Você vai ver que o pão voltou a ficar bem fofinho e gostoso.

27. Descasque alho com rapidez

como descascar alho
Crédito: Freepik

Em um recipiente, coloque o alho e leve ao micro-ondas por 10 segundos. Você vai ver como a casca solta com muita facilidade. Caso não tenha micro-ondas, coloque o alho em uma latinha com tampa e chacoalhe bem por algum tempo. Você vai ver que as cascas já vão estar soltas.

28. Deixe seu almoço pronto com antecedência

Se não dá tempo de preparar uma refeição no curto horário de almoço que você tem por dia, a dica aqui é deixar a comida pronta em marmitas para vários dias. Você pode variar as comidas para não enjoar e são vários tipos de alimentos que podem ser congelados sem perder o gosto.

29. Dicas de cozinha para descascar laranja com praticidade

Não precisa mais sofrer para descascar laranja quando bater aquela vontade de um lanche saudável. Basta você fazer cortes circulares nos dois polos da fruta e tirar a casca. Depois disso, faça um corte na lateral da laranja e abra-a. Você vai ver que fica muito mais fácil retirar os gominhos.

30. Grelhe as linguiças de maneira uniforme

dicas de cozinha para assar linguiça
Crédito: Incrível

Para grelhar a salsicha ou as linguicinhas do churrasco, faça pequenos cortes nas laterais, assim elas vão cozinhar uniformemente.

31. Faça batatas fritas mais crocantes

Uma dica para que suas batatas fritas fiquem iguais àquelas deliciosas que você compra nas lanchonetes, é dar um “choque” nelas. Em uma panela com água, coloque as batatas e leve ao fogo. Não deixe a água chegar ao ponto de fervura. Depois disso, coloque as batatas em água com gelo, retire, e deixe-as secar. Frite as batatas e veja como elas ficarão sequinhas e crocantes. Uma delicia.

Dicas de cozinha para limpeza

Depois de tantas dicas de cozinha para os alimentos, também tem as dicas que ajudam a facilitar na limpeza e na manutenção dos seus utensílios, o que também é muito importante para fazer uma comida boa e ter praticidade ao cozinhar.

32. Use as mãos para medir porções de alimentos

Cada parte da sua mão corresponde a uma porção de alimento. Uma unha (a maior) corresponde a 1 colher de café para alimentos mais sólidos como manteiga, maionese e margarina. Uma palma da mão completa (sem a parte dos dedos) corresponde a 100 g de carne. Duas palmas são 30 gramas de biscoitos. O círculo central de 1 palma corresponde meio copo de arroz, macarrão ou legumes picados. Um punho fechado corresponde a um copo de cereais ou frutas e legumes picados.

33. Use a faca com firmeza

dicas de cozinha para facas firmes
Crédito: Incrível

Coloque elásticos envoltos no cabo da faca para que ela não escorregue das mãos enquanto estiver cortando os alimentos.

34. Dicas de cozinha para limpar o micro-ondas sujo com facilidade

Sabe aquela sujeira grudenta que fica presa no interior do micro-ondas depois que você aquece certas comidas? Elas são péssimas de retirar, não é? Não mais! Basta você misturar água e vinagre em uma vasilha de vidro e levar ao micro-ondas para aquecer. O vapor dessa mistura vai amolecer todas as sujeiras que estiverem lá dentro.

35. Recipientes de plástico sem cheiro de comida

Os recipientes de plástico tendem a absorver os odores dos alimentos neles guardados, mesmo depois de lavá-los completamente. Para evitar que isso aconteça, depois de lavar, preencha cada recipiente com folhas de jornal e deixe até usar outra vez.

36. Polir peças de cobre

Aplique um pouco de ketchup na sua peça de cobre e use um pano limpo para polir. Ela vai ficar brilhante de novo.

37. Dicas de cozinha para limpar a panela queimada

como limpar panela queimada
Crédito: Freepik

Com uma pitada de bicarbonato de sódio, 4 a 5 colheres de sopa de sal e água faça uma mistura milagrosa e encha a sua panela queimada até a superfície. Deixe atuar durante a noite e, pela manhã, você pode facilmente lavar os alimentos queimados soltos.

38. Limpe o aço inoxidável

Basta mergulhar um pano em álcool e limpar os seus talheres de aço inoxidável com ele para ficarem brilhantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bala baiana

Bala baiana: como fazer esse docinho maravilhoso em 7 receitas fáceis

hall de entrada

Hall de entrada decorado: 20 modelos de aparadores para inspiração