em

Açúcar demerara: o que é e quais os benefícios para saúde

Na hora de escolher entre tantas opções de açúcar, o bom é saber as diferenças entre eles

açúcar demerara
Crédito: Pixabay

Hoje em dia você vai ao supermercado comprar açúcar e encontra uma prateleira com vários tipos para escolher. Se for levar somente o preço em consideração, irá comprar o comum, aquele branquinho e fino. Mas se a intenção for cuidar melhor da saúde, das opções de feitas de cana, você irá escolher entre açúcar demerara ou mascavo.

O branco comum, o mascavo e o demerara são extraídos da cana-de-açúcar. O que muda de um para o outro é o processo de refinamento industrial. Isso porque, quanto menos refinado e menos branco for, mais nutritivo ele será, pois suas propriedades naturais foram preservadas.

No caso do branco refinado, ele passa muitas vezes por máquinas que acabam por retirar seus nutrientes, fazendo com que seja composto, basicamente, por calorias vazias. Ao perder os nutrientes ele também perde a cor, que é o tom marrom (claro) e por isso fica branquinho.

Benefícios do açúcar demerara

A glicose é a principal fonte de energia para o corpo humano funcionar. Ela está, principalmente, nos doces açucarados. Então, ele não deve ser visto apenas como uma porção de calorias. Pois também oferece benefícios ao organismo, quando se opta pela de melhor qualidade e menos refinada, como o açúcar demerara.

1. Menor consumo de toxinas

Quanto mais natural for um alimento, menos toxinas ele contém. Natural quer dizer inteiro, sem processos industriais e também sem adição de agrotóxicos durante o cultivo. No caso do açúcar demerara, ele passa por processos industriais, porém, não tanto quanto o açúcar branco.

Então, comparando esses dois tipos, você irá consumir menos toxinas se escolher o demerara. É importante manter o corpo livre desses males, pois dificultam o funcionamento dos órgãos, aumentando o risco de doenças.

A rapadura é melhor para adoçar do que açúcar. Verdade ou mito?

2. Mais nutrientes

açúcar demerara
Crédito: Public Domain Pictures

Ao consumir o açúcar demerara você terá pequenas porções de cálcio, potássio, ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, cobre e fósforo. Todos nutrientes importantes para a saúde e que não existem nessa mesma proporção no branco.

3. Melhor funcionamento do organismo

Os benefícios do demerara à saúde funcionam em conjunto. Ao consumir menos toxinas e mais nutrientes, o corpo vai trabalhar melhor. Preferindo este ao invés do refinado, dentro de um estilo de vida mais saudável, você vai permitir que todos os seus órgãos funcionem melhor. Assim como o seu metabolismo, que passará a ser mais rápido. Aumenta-se ainda o sistema imunológico.

Engorda?

Sim, se comer em excesso, o açúcar demerara engorda e aumenta o risco de diabetes. Porém, muitos nutricionistas recomendam que é preferível usar o demerara no lugar do branco refinado em qualquer receita. Assim, mesmo consumindo calorias, pelo menos você estará consumindo outros nutrientes importantes para a saúde.

Essa é a mesma lógica para substituir o branco por qualquer outro menos refinado, como o mascavo e o açúcar de coco caseiro.

Em uma porção de 10 gramas de demerara contém 40 calorias. Essa quantidade é a mesma que tem refinado, no orgânico ou no cristal, mas é levemente superior ao mascavo.

Quanto ao índice glicêmico, que diz a velocidade com que a glicose do alimento chega ao sangue, o demerara é considerado médio. Então também deve ser evitado em excesso por esse motivo, já que as pessoas que têm picos de glicose no sangue por excesso de açúcar também têm muito mais dificuldade de emagrecer.

Açúcar demerara ou mascavo: qual o melhor?

Como você viu, tanto o açúcar demerara, quanto o açúcar mascavo e o branco refinado são extraídos da cana-de-açúcar.

A diferença é que cada um passa por um processo industrial de mais ou menos refinamento. Quanto menos refinado, mais naturais, mais escuros e maiores são os grânulos.

Então, na escala do que é menos refinado de todos e, assim, o mais saudável, em primeiro lugar está o mascavo, depois o demerara e, por último, o refinado.

Para saber qual é o melhor açúcar e a quantidade ideal para o seu organismo, consulte um nutricionista. Ele irá avaliar o seu estilo de vida e objetivos para, então, prescrever um cardápio que leve você ao sucesso.

Quer experimentar esse tipo de açúcar? Então veja como fazer um bolo de cenoura fit:

mulher estuprada pelo namorado

Mulher estuprada pelo namorado grava confissão escondido

pão de frigideira

8 Receitas de pão de frigideira para refeições rápidas