em

10 Receitas de batata frita crocante e no forno para provar

Não há só uma maneira de fazer batata frita. Veja essas ideias para servir como petisco ou acompanhamento

melhores receitas de batata frita
Crédito: Pxhere

As receitas de batata frita variam em cada parte do mundo, preparadas com diferentes ingredientes. Até versão gourmet esse prato já ganhou. Então, seja você amante de batata frita sequinha e crocante tradicional ou se prefere a versão assada no forno para não comer fritura, tem receitas para todos os gostos. Veja a seguir e escolha uma para fazer em casa.

Veja também: como fazer batata assada recheada

Como fazer batata frita crocante

A batata frita precisa ser escorrida em papel-toalha logo que sair da frigideira para ficar sequinha e crocante. Veja as formas de preparo que pode escolher e testar.

1. Receita tradicional

batata frita tradicional
Crédito: Panelinha

Para começar, a mais simples das sugestões para quem quer sentir aquele sabor clássico de batata, óleo novo e sal. Só vai precisar desses três ingredientes e um pouco de paciência para cortar as batatas em palito, mas vale a pena porque ficam bem melhores do que as compradas congeladas.

Veja como fazer: batata frita tradicional

2. Bem temperada

batata frita temperada
Crédito: Tudo Gostoso

Gosta de receitas de batata frita com bastante tempero? Essa sugestão mistura vários sabores que resultam em um leve picante e que aguça os paladares mais apurados. É feita com alho frito, colorau, tempero pronto, molho de alho, molho de pimenta, orégano e chimichurri.

Faça para petiscar: batata frita bem temperada

3. Batata palha frita

batata palha frita
Crédito: Segredos da Tia Emília

Se quiser servir a batata de um jeito diferente para ter um crocante especial salpicado por cima dos seus pratos, essa versão é uma delícia. Fica bem melhor do que comprar a batata palha pronta, evitando aquele sabor de gordura velha que algumas têm.

Veja como cortar para fazer: batata palha frita

4. Chips frita

batata chips frita
Crédito: Jornada Vegana

Essa opção é um intermediário entre as batatas em palito e as palha, ótima para comer quando estiver assistindo suas séries preferidas. Também é uma opção melhor do que as compradas, pois só leva a batata e o sal como tempero, sem excesso de condimentos.

Uma opção muito crocante: chips frita

5. Em espiral

batata espiral frita
Crédito: Ana Maria Brogui

Para servir as batatas de um jeito diferente você pode fazer um corte especial em espiral e colocar um palito de churrasco. Depois de fritas, as batatas são servidas como espetinho. É uma boa ideia para servir de entrada quando receber convidados para o almoço.

Veja como fazer o espiral: batatas fritas no espetinho

Batata frita no forno

Para quem não pode ou não quer fazer receitas de batata frita com bastante óleo, pode também fazê-las no forno, assadas, mas que ficam tão crocantes e ainda mais sequinhas do que as tradicionais.

6. No forno micro-ondas

batata no micro-ondas
Crédito: Receitas de Dieta

O micro-ondas também é um tipo de forno, então cabe aqui uma receita para quem não tem forno a gás ou elétrico e quer comer batata frita sem muito óleo. Essa opção leva pouco óleo, apenas para besuntar as batatas, depois é só levar ou micro-ondas por cinco ou seis minutinhos.

Veja como fazer: batata no micro-ondas

7. Sequinha e crocante no forno elétrico

batata com trigo
Crédito: Guia da Cozinha

Para que essas batatas fiquem bem crocantes o segredo está no trigo que é passado em volta delas antes de irem para o forno. Faça o teste e comprove como realmente funciona, além de ficarem bem sequinhas por não conter nada de óleo.

Uma sugestão mais saudável: batatas crocantes no forno

8. Com alecrim

batata com alecrim
Crédito: Saber Viver

Gosta de um tempero mais suave para acompanhar as batatinhas e forno? Alecrim com azeite de oliva, mais um pouco de sal marinho e pimenta vão deixar o seu petisco simplesmente delicioso.

Sirva no almoço com peixe: batatas com alecrim ao forno

9. Crocantes com tomilho e alho em pó

batata com tomilho e alho
Crédito: Para Cozinhar

Outra forma de temperar as batatas é dando a elas um sabor um pouco mais intenso do alho em pó, tomilho seco, orégano, sal, pimenta e colorau. Também vai usar azeite e um pouco de farinha ou pão ralado para que elas fiquem mais crocantes.

Veja o passo a passo: com tomilho e alho

10. Queijo e bacon

batata com queijo e bacon
Crédito: Tudo Receitas

Para finalizar, uma versão que não poderia faltar. Batatas combinam perfeitamente com queijo derretido e bacon, então essa vai ser a receita para servir de acompanhamento no almoço do fim de semana.

Aprenda a fazer: batata de forno com queijo e bacon

nodulo na tireoide

Nódulo na tireoide: veja quais os sintomas e o que fazer para tratar

Paralisia de Bell

Quais os sintomas e tratamentos para a paralisia de Bell