bacon faz mal
Crédito: Wikimedia Commons
em

Bacon faz mal?

Se você adora esse alimento, veja de que forma consumir para que seja saudável

O bacon é um dos tipos de carne mais consumido pelos brasileiros que levam uma alimentação carnívora. Por ser defumado, ele agrega muito sabor a diversos pratos, desde a tradicional feijoada até hambúrgueres. Mas a grande polêmica que gira em torno dessa carne é se o bacon faz mal à saúde ou se faz bem. Essa é uma questão relativa, veja o por quê.

Bacon faz mal ou bem?

O bacon é um corte de carne que pode ser extraído de diferentes animais, mas o popular é o bacon de carne suína. Ele é composto, basicamente, de carne e gordura. Essa gordura é parte saturada e parte insaturada. De modo geral, considera-se que a gordura insaturada é benéfica para a saúde e a saturada é maléfica. Entretanto, ainda não existe um consenso sobre a gordura saturada realmente fazer mal. Sendo assim, o bacon é composto de dois macronutrientes essenciais à saúde humana: a proteína (carne) e o lipídio (gordura).

A grande questão, mais importante de todas, para saber se o bacon faz mal ou bem é como o porco foi criado. Se uma família de agricultores que cria porcos, galinhas e vacas para consumo próprio tem esses animais criados em pasto, ao ar livre, e eles têm uma alimentos baseada em itens frescos e saudáveis, os mesmos que essa família planta e consome, os animais terão uma carne e uma gordura saudáveis.

Já se você comprar bacon de um porco que foi criado em granja, sempre preso, com uma alimentação à base de ração de milho ou soja transgênicos, recebendo antibióticos para não adoecer, esse bacon não será saudável, pois será composto de muitas toxinas que vão fazer mal à sua saúde.

Pode causar câncer?

Aqui entra outra questão que ainda não é bem definida pela ciência que é sobre os alimentos transgênicos. Parte dos biocientistas que atuam na produção de alimentos geneticamente modificados defende que esses alimentos não fazem nenhum mal à saúde humana. Mas há quem diga que fazem e que podem causar câncer, já que sua genética é alterada.

No caso do bacon, essa questão é considerada quando o porco é alimentado com comida transgênica, o que acontece principalmente com os animais criados em granja com ração à base de milho e soja transgênicos. Então, como não há uma resposta conclusiva sobre isso, mais uma vez, o melhor a fazer é escolher um bacon de animais “orgânicos”, ou seja, criados livremente e que recebem uma alimentação orgânica e livre de agrotóxicos.

Como fazer bacon saudável

Como você viu, o primeiro passo para fazer bacon saudável é se preocupar com a fonte desse corte de carne. Prefira comprar bacon de agricultores pequenos ao invés de supermercados e feiras. Depois, consuma-o em quantidade moderada, dentro de uma rotina alimentar saudável. Prepare-o sem nenhuma gordura adicional, pois não é necessário. Coma acompanhando alimentos saudáveis, como pães integrais, queijos de cultivo próprio, evitando outros embutidos de supermercado.

Por fim, uma dica valiosa é que mantenha uma rotina de atividade física, pois mesmo comprando um bacon saudável, a gordura contida nele vai fazer você engordar e ter problemas cardiovasculares se não for gasta e acabar virando gordura acumulada no seu corpo.

5 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

spirulina emagrece

Spirulina emagrece: sim ou não?

alimentos diureticos para desinchar

13 Alimentos diuréticos para desinchar