em

Como cultivar frutas na varanda – Dicas, opções e cuidados

Aprenda como plantar frutas em casos para ficar na varanda, sem muito espaço, mas bem bonitas
cultivar frutas na varanda
Crédito: Pixabay

Veja como cultivar frutas na varanda e quais são as melhores opções para casa ou apartamento, mesmo que pequenos. Com algumas dicas e truques você será capaz de criar um pequeno pomar vistoso e produtivo. Ter um pequeno pomar em casa para consumo diário é maravilhoso, mas nem sempre o espaço o permite. Se vive num apartamento, com uma varanda e sem quintal fica mais difícil, mas nada é impossível.

Melhores frutíferas para cultivar na varanda

É muito fácil cultivar frutas na varanda, pois elas adoram sol, mas se estiver mau tempo podem ser facilmente transportadas para dentro da sua casa, apartamento ou para um lugar mais resguardado.

Além disso, ter frutas em casa permite consumir diariamente alimentos orgânicos e sem químicos que prejudicam a saúde. Conheça algumas opções de frutas que se adaptam as estas condições:

1. Pêra Conference

cultivar frutas na varanda
Crédito: Allegro

Super fáceis de cuidar, apenas necessitam de sol e água com moderação. Ela é um tipo mais doce e muito resistente, fácil de se adaptar, sendo adequada para plantar em vasos, em locais com clima temperado.

Com um formato mais alongado, tem a casca entre marrom esverdeado e amarela clara, a depender do grau de maturação. Sua polpa varia entre branca e amarela clara, também a depender da época.

Deve ser cultivada em vasos grandes para dar frutos e receber o auxílio de estacas, nos galhos que estiverem dando frutos, para não partirem, durante os primeiros anos de vida. Depois ela já estará forte o suficiente para manter os mesmos.

Conheça os benefícios da pera para reduzir os riscos de diabetes

2. Maçã Royal Gala

Para cultivar frutas na varanda, como esse tipo de maçã, que é de cor avermelhada, tendo uma grande resistência a doenças, basta seguir estes passos. Ela fica excelente em jardins e se adapta muito bem a vasos, ficando bonita o ano todo, exceto no inverno, quando perde as folhas.

Seus frutos são regulares, mais macios, suculentos e doces, começando a produzir a partir de 50 cm de altura. Mas o ideal é deixar que ela cresça mais um pouco, não deixando a macieira como um bonsai.

Assim como a pera, ela pode precisar da ajuda de estacas nas primeiras safras, mas depois que seus galhos se firmarem, elas suportarão o peso dos frutos sozinhas.

Como fazer um bonsai decorativo

3. Maçã Golden

cultivar frutas na varanda
Crédito: Fruit Bomen

Seu nome se dá não somente pela sua coloração, que varia entre verde e amarela, mas também pelo seu custo, mais alto no mercado. Ela é bastante doce e delicada, pedindo um cultivo mais cuidadoso.

A época ideal de colheita da maçã Golden é entre o final do outono até o início do inverno, quando suas folhas caem, esperando a chegada da primavera.

Ela tem mais chances de murchar e sofrer contusões, então seu manejo deve ser cuidadoso e delicado, com podas anuais e regas controladas, sem deixar a terra muito seca nem encharcada.

Descubra os benefícios da maçã para saúde geral, pele e cabelo

4. Abacate

O abacate gosta do calor, então ele pega bem em todo o país, resistindo ao frio moderado também. Sua época de dar mais frutos é entre abril e maio, mas pode produzir durante o ano inteiro.

Sua casca pode variar entre verde a vermelho escuro, podendo ser também pardo, arroxeado ou preto. Sua polpa é rica e o formato vai depender da espécie cultivada, podendo ser redondo até comprido.

Para cultivar frutas na varanda, desse tipo, deve palntá-lo em vaso bem grande, com suporte nos galhos de frutas nos primeiros anos – o que pode ser uma boa quantidade de galhinhos ajudando, pois ele costuma produzir bem.

5. Pêssegos

cultivar frutas na varanda
Crédito: Patio Yard Design

A melhor espécie para plantar pêssegos em vasos é o “anão”, mais difícil de encontrar, porém com uma produção interessante. Essa variedade já começa a produzir frutos, enquanto tem somente 30 cm de altura!

Seus frutos são grandes, saborosos e com boa quantidade de caldo, devendo ter o apoio de estacas para não partir os delicados galhos, enquanto estão se fortalecendo.

Deve ficar exposta ao sol por ao menos 4 horas todos os dias, pela manhã o ao final da tarde, evitando o sol de meio dia. A terra deve estar sempre úmida e bem adubada, para melhor produção.

6. Cerejas vermelhas

Umas das variedades mais bonitas para cultivar frutas na varanda, a cerejeira apresenta intensa floração na primavera, que resulta em deliciosos frutos depois. Porém, durante o inverno, irá perder todas as folhas.

Ela faz um pouco de bagunça, com a queda das folhas e posteriormente das flores, mas compensa não somente pelos frutos e pela beleza, mas também porque atrais pássaros para a sua varanda, que vão atrás dos frutos.

Para que ela fique bem florida na primavera, adube o vaso de cereja no final do inverno, com humus de minhoca e um pouco de NPK, com mais fósforo. Molhe sempre que estiver seca, mas nunca encharque o solo.

7. Limão e Laranja

cultivar frutas na varanda
Crédito: Blog Plantei

Muito fáceis de plantar e cultivar, eles praticamente crescem sozinhos, bastando ter um vaso com terra a disposição. Se você pegar um vaso grande e colocar uma semente do limão ou laranja da sua preferência, ele vai germinar e crescer.

Faça isso durante o inverno, pois facilita a germinação, deixando a terra rica em nutrientes, para que a muda possa crescer forte e frutificar adequadamente no seu período adequado.

Lembre-se de colocar pedras no fundo de um vaso com furo para plantar tanto a laranja quanto o limão, pois eles não lidam bem com terra encharcada, dando lindos frutos quando já grandes.

Dicas para cultivar frutas na varanda

O ideal é adaptar a espécie à temperatura da sua região, deixando em uma área onde bata sol boa parte do dia. Regue com moderação, sempre observando se há necessidade, para não encharcar a terra.

Outro cuidado que se deve ter é reforçar os galhos corretos durante o crescimento da planta, para que eles suportem o peso dos frutos. Para isso, use esta técnica, que consiste em fazer com que os galhos fiquem mais fortes e suportem o peso das plantas:

  1. Primeiro deve plantar a muda ou semente e deixar que cresça um pouco;
  2. Quando os galhos laterais começarem a crescer, faça amarrações para que fiquem rentes ao tronco central. Para isso, mantenha cerca de 3 galhos, eliminando os mais fracos;
  3. Estes três são: dois para brotar e o terceiro para manter esse tamanho e colado ao tronco.
  4. Quando surgirem os primeiros botões, corte os demais para dar força apenas a este, que ficará com a fruta;
  5. Lembre-se sempre de organizar os galhos para que eles cresçam rentes.

Agora é só aproveitar e cultivar frutas na varanda da sua casa ou apartamento!

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Polícia encontra bebê roubado há 38 anos
manter idosos felizes
10 Dicas para manter idosos felizes