em

Pré-diabéticos: benefícios da pera para reduzir os riscos de diabetes

A pera é uma fruta riquíssima para a saúde de todos, além de ajudar a controlar a glicose no sangue.
benefícios da pera para reduzir os riscos de diabetes
Designed by Freepik

Há quem ache a pera uma fruta meio sem graça. Talvez porque só provou os tipos com sabor menos intenso, e assim a preferência fica com a maçã. Mas a verdade é que a pera é excelente para a saúde, e mais. Conheça os benefícios da pera para reduzir os riscos de diabetes.

Benefícios da pera para reduzir os riscos de diabetes

A diabetes tipo 2 é aquela que se desenvolve ao longo da vida, diferente do tipo 1 que é congênita (de nascimento). Ela é uma síndrome metabólica e atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

O que ocorre na diabetes é a falta de insulina ou uma deficiência na função desse hormônio que é liberado pelo pâncreas para metabolizar o açúcar que ingerimos. Quando a insulina não faz o seu papel corretamente, o açúcar fica acumulado na corrente sanguínea, gerando processos inflamatórios no corpo.

E então, aonde entra a pera nessa história?! Veja só: a pera possui uma altíssima quantidade de fibras, e são essas fibras que ajudam a controlar a glicose no sangue.

Quando ingerimos muitas fibras de fontes naturais, elas fazem com que a absorção do açúcar ingerido seja mais lenta e gradual. Dessa forma, não há uma liberação exagerada de insulina que justifique provocar crises diabéticas.

Outra função das fibras é reduzir o apetite, pois elas ajudam a manter a saciedade por mais tempo, além de reduzirem o desejo por açúcar. Diabéticos também se beneficiam disso!

Mas para obter essa quantidade de fibras a pera deve ser comida inteira. Não vale fazer suco, pois quando uma fruta é espremida, suas fibras são descartadas e sobra muito mais açúcar. Então, o efeito é justamente o contrário: excesso de açúcar no sangue.

Além do mais, as fibras da pera carregam consigo outros nutrientes antioxidantes que facilitam o processo de renovação das células do corpo. Quando as células estão sempre se renovando, ficam saudáveis, e essa saúde se reflete em todos os órgãos e sistemas do organismo.

Como se não bastasse, a pera ainda fornece uma grande quantidade de potássio, um dos minerais mais importantes para o corpo. Ele fica dentro das células do sangue, fazendo com que a circulação seja melhorada. Quando o sangue está saudável, consegue levar o oxigênio e os nutrientes para cada órgão, deixando o corpo em equilíbrio.

Alimentos que ajudam a controlar diabetes

Agora que conhece os benefícios da pera para reduzir os riscos de diabetes, saiba que não é só ela que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Outras fontes naturais de fibras que atuam da mesma maneira, são:

  • Aveia em flocos;
  • Feijão;
  • Lentilha;
  • Ervilha;
  • Grão-de-bico;
  • Farinhas funcionais (de frutas e vegetais);
  • Chia;
  • Linhaça;
  • Batata yacon (rica em outro nutriente que age como as fibras).

Há também os alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (gorduras boas), que ajudam na resistência à insulina. São eles:

  • Abacate;
  • Oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes, macadâmia);
  • Coco fruta;
  • Azeite de oliva extravirgem cru;
  • Peixes gordos (salmão, atum, sardinha, anchova, cavala, arenque).

Estes são alguns exemplos de alimentos que ajudam a controlar e prevenir diabetes, mas não é por isso que podem ser comidos indiscriminadamente. O ideal é consultar um nutricionista pra elaborar um plano alimentar de acordo com as necessidades do seu organismo em particular.

Dica: Aprenda uma receita com pera

Para inspirar você a consumir a pera, veja uma receita apetitosa de pera assada e recheada. Para os diabéticos ou pré-diabéticos, apenas devem tomar cuidado com a quantidade de mel sugerida no vídeo. Confira e experimente:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sensibilidade ao frio
Sensibilidade ao frio: a que ponto pode ser um problema?
dieta do iogurte
Dieta do iogurte: saiba como funciona e o cardápio completo