em

Como fazer um bonsai decorativo: passo a passo

Essas delicadas e curiosas plantas precisam de muita paciência e carinho para serem cultivadas. Veja como fazer.

como fazer um bonsai
Crédito: Pixabay

Os bonsais são lindas árvores em miniatura. Em japonês, de onde é sua origem, Bon-sai significa “plantado em uma bandeja”. Plantar bonsai é considerado uma verdadeira arte e terapia para os amantes dessas pequeninas e lindas plantas. Seu cultivo já era feito há milhares de anos pelos orientais e com o tempo foi se espalhando pelo mundo. Se você tem interesse em fazer um bonsai, conheça agora quais são os principais tipos e o que deve fazer.

Tipos de bonsai

Os tipos de bonsai foram aumentando e sendo classificados à medida em que essa técnica de cultivo foi se popularizando. A classificação é feita de acordo com o tamanho e as características de cada árvore, que podem ser compradas já em mudinhas. Veja alguns dos principais:

1. Bonsai Chokkan

tipo de bonsai-chokkan

Esse é o tipo mais básico, recomendado para quem está começando, pois é necessário fazer podas para que a planta vá ganhando forma com o tempo. Ela tem um tronco ereto, formas arredondadas e ramos que abrem de cima para baixo.

2. Bonsai Shakan

tipo de bonsai-shakan

As árvores se posicionam de acordo com a incidência da luz ou conforme os ventos as sopram. Esse tipo de bonsai imita uma grande árvore que sofre ação do vento e fica inclinada. As raízes se afastam da terra de um lado e se comprimem do outro.

3. Bonsai Moyogi

tipo de bonsai-moyogi

A característica desse tipo de bonsai é que, mesmo estando posicionado ereto sobre o tronco, possui algumas curvas. Os ramos são estendidos nas mesmas direções do tronco.

4. Bonsai Fukinagashi

tipo de bonsai-fukinagashi

“Varrido pelo vento” é o nome desse bonsai, que é bem inclinado para um lado e só o ramo mais perto da base se inclina para o lado oposto para dar sustentação.

5. Bonsai Hokidachi

tipo de bonsai-hokidachi

Esse é mais clássico, porém difícil de encontrar para cultivar. Tem esse nome porque significa “vassoura”, imitando o formato das vassouras orientais.

6. Bonsai Kengai

tipo de bonsai-kengai

Em forma de cascata, esse tipo é bem curioso, em que seu tronco começa crescendo na vertical para depois ser direcionado para baixo e criar esse lindo efeito.

7. Bonsai Han-Kengai

tipo de bonsai-han-kengai

Essa é a uma variação do anterior, em forma de semicascata. Somente um dos ramos cresce para baixo. O tronco fica na vertical com uma leve inclinação.

8. Bonsai Bunjin

tipo de bonsai-bunjin

Esse é um modelo de várias curvas, inspirado nas árvores que crescem em áreas onde precisam buscar a direção da luz.

9. Bonsai Sokan

tipo de bonsai-sokan

Esse é um modelo de tronco duplo a partir da mesma raiz. Ele se divide logo a partir do solo, mas um dos troncos permanece predominante.

10. Bonsai Kabudachi

tipo de bonsai-kabudachi

O Kabudachi tem mais troncos do que o Sokan, todos a partir das mesmas raízes e que se desenvolvem a partir do solo. Eles se dividem em direções diferentes para procurar a luz.

11. Bonsai Yose-Ue

tipo de bonsai-yose-ue

Em forma de bosque ou floresta, esse é um cultivo de um conjunto de bonsai, que sempre devem estar em número ímpar, como manda a tradição. Resulta em uma linda floresta miniatura.

12. Bonsai Neagari

tipo de bonsai-neagari

As raízes desse bonsai ficam expostas, com tronco reto e ramos alongados. Estende-se na horizontal e seu valor é a aparência de ser resistente a tudo, por conta da força das raízes.

13. Bonsai Ishitsuki

tipo de bonsai-ishitsuki

Esse modelo imita árvores que crescem em montanhas agarradas às rochas, por isso suas raízes ficam expostas sobre essas rochas.

Existem bonsais que crescem desde 3 a 8 centímetros, até 152 a 203 centímetros. As variações são muitas dentro de cada tipo. O mais curioso é que você pode cultivar árvores comuns, mas cuidando para que fiquem em miniatura, como por exemplo as frutíferas, pinheiros, carvalhos, figueiras e jinkgo biloba. Mas você vai ver agora como fazer um cultivo simples para começar.

Como escolher o tipo de planta?

Para fazer um bonsai, primeiro você deve escolher como vai querer cultivá-lo, pois cada tipo tem suas necessidades. Decida se prefere um bonsai de ambiente interior ou exterior, qual dos modelos mais lhe agrada, qual forma gostaria de dar a ele, afinal, é você quem vai fazê-lo ficar com as formas desejadas. Também vai precisar definir o método de crescimento.

De modo geral, todo bonsai se desenvolve bem ao ar livre, passando por todas as estações do ano, já que são árvores comuns e estão preparadas para ficarem do lado de fora. Mas devido ao seu tamanho reduzido, é bom proteger o bonsai do vento muito forte.

Se quiser cultivar dentro de casa, ele precisa de alguns cuidados a mais, e nesse caso boas opções são figueira, azaleia, araliácea, gardênia, pinheiro e araucária, por exemplo. Deverá ficar próximo da janela para pegar sol e o vento sul, leste ou oeste.

Se você mora em um local que tenha inverno abaixo de 10 °C, evite as plantas tropicais. Mesmo assim, os bonsais devem ser colocados na rua por algumas horas para pegar o sol da estação fria, desde que esteja mais de 10 °C. No verão precisam de mais sombra.

A dica dos especialistas para iniciantes é começar com um pinheiro ou carvalho, pois vivem mais tempo. As plantas frutíferas também podem ser boa escolha, além dos tipos cipreste-calvo e os tipos de juníperos, que são bem fáceis de cuidar e ficam muito bonitos.

Como escolher o vaso?

Basicamente, o vaso de um bonsai é bem pequeno e raso. Mas para fazer um bonsai e cultivar árvores que ainda estão sendo treinadas ao seu formato, é melhor escolher um vaso grande para que suas raízes vinguem. Já as árvores mais velhas ficam bem em vasos menores.

De modo geral, o vaso não deve ser maior do que 2/3 do tamanho da planta. No vídeo abaixo, que está legendado, você pode conferir mais dicas sobre a escolha do vaso ideal, que no fim das costas está mais ligada ao seu gosto pessoal:

Como envasar árvores: passo a passo

Como você já percebeu, o cultivo de bonsai é repleto de particularidades, conforme o tipo de árvore que escolher, o local que vai manter e a forma que deseja dar à planta.

Mas veja a seguir um método básico de envasamento para fazer um bonsai a partir de uma muda e a partir de uma semente para ter noção de como deve proceder. No tópico seguinte, conheça os materiais necessários que vai precisar ter sempre por perto.

1. Coloque a tela de drenagem no vaso

O vaso de bonsai possui buraco para a drenagem da água no fundo. Você deve colocar uma tela por cima deles para que o substrato não saia.

2. Coloque o arame de fixação

Passe o arame de fixação pelos buracos do vaso, de baixo para cima. O arame deverá ficar alto para dentro do vaso, permitindo que você amarre o bonsai depois de plantado.

3. Coloque o substrato

Por cima da tela, coloque um pouco de substrato para a acomodação das raízes.

4. Prepare a planta

Se você tiver comprado uma muda, é hora de afrouxar as laterais da terra no vaso onde ela está plantada, com a ajuda de uma espátula. Depois vire a planta para baixo para que se solte do vaso.

5. Pode as raízes

Com cuidado e a ajuda de um raque, retire a terra presa nas raízes. Tire 1/3 de terra de baixo para cima para que fiquem visíveis. As finas alimentam a planta e as grossas a sustentam.

6. Coloque a planta no vaso

Com leves movimentos circulares, espalhe e acomode a planta dentro do vaso.

7. Coloque mais substrato

Depois que a planta estiver no vaso, preencha todo o entorno dela com substrato. Por fim, fixe o tronco com as duas pontas do arame, torcendo-as. Em seguida acomode o substrato usando um hashi para que fique firme.

8. Prepare e aplique o enraizador

Em uma bacia, coloque 2 litros de água para 1 tampinha e meia de enraizador. Misture e depois coloque o vaso do bonsai dentro da bacia. O vaso vai ficar coberto pela água e vão air bolhas. Deixe assim por 15 minutos.

9. Limpe e hidrate o bonsai

Depois dos 15 minutos de imersão, retire o bonsai da bacia e deixe escorrer bem. Depois borrife água na parte aérea da planta, limpe o vaso e remova o excesso de substrato. Esse é o processo para fazer um bonsai e agora ele está pronto para começar o cultivo.

Se preferir fazer um bonsai começando realmente do começo, pela semente, precisa consegui-la primeiro. Você pode coletar do chão de uma árvore grande que seja da espécie que quer cultivar ou comprar em uma loja.

As sementes são normais, não existe semente de bonsai. A planta vai ficar pequena por causa do método de cultivo no vaso pequeno. Para facilitar, escolha fazer o plantio no outono, que é a época natural das árvores.

Então, você deverá colocar o substrato no vaso, em uma camada mais grossa, junto com um pouco de areia. Depois coloque um pouco de solo para bonsai.

Em seguida coloque as sementes, um pouco afastadas uma da outra, e coloque por cima mais 2 centímetros de solo para bonsai. Compacte com os dedos, delicadamente.

Depois é só regar e manter o solo úmido, sem excesso, até brotar. Esse método de fazer um bonsai é mais indicado para quem tem prática e paciência para ver o resultado, já que pode levar até 3 anos para a primeira poda.

Principais materiais necessários

Os materiais que você vai precisar para todo o processo de fazer um bonsai e cultivá-lo são:

  • Planta;
  • Vaso de cerâmica para bonsai;
  • Substrato;
  • Tela de drenagem;
  • Arame;
  • Hashi;
  • Raque;
  • Tesoura para poda;
  • Enraizador – hormônio para estimular o crescimento de raízes.

Crédito das Imagens: O Meu Bonsai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

dicas de como organizar brinquedos

Como organizar brinquedos: 10 ideias baratas

cuidar de bonsai

Como cuidar de bonsai: erros a não cometer