calos e rachaduras
Crédito: Freepik
em

Como evitar e tratar calos e rachaduras nos pés e nas mãos

É muito fácil ficar com a pele dos pés e das mãos seca e áspera quando você não toma esses cuidados

Os pés trabalham todos os dias e acabam sendo muito exigidos. O resultado de tanto uso e de tanto atrito ao andar é que são punidos com lesões na pele. Fissuras, ressecamentos, calos e rachaduras se tornam comuns. O mesmo vale para as mãos que estão sempre em contato com produtos, água quente e afins. Porém, algumas mudanças de hábitos na rotina de cuidados com a pele podem ajudar muito.

Como evitar ficar com a pele rachada e com calos

como prevenir calos e rachaduras
Crédito: Freepik

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Então, se os seus pés e mãos ainda estão lisinhos ou apenas com leve ressecamento, tome esses cuidados simples no dia a dia para evitar que desenvolva calos e rachaduras difíceis de tratar, que causar dor e deixam a pele áspera.

Beba água todos os dias

A principal e melhor forma de manter um corpo bem hidratado é bebendo água. Não tem solução mais simples e econômica. Quando o organismo está desidratado, a pele é a primeira a manifestar desagrado. Faça um esforço e tome pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Essa é uma forma de prevenir os calos e rachaduras, mas é a básica, não a única. Continue vendo.

Use luvas de borracha

Na hora da faxina, as luvas vão deixar as suas mãos protegidas dos detergentes e produtos de limpeza agressivos. Se tiver alergia ao látex use luvas de outro tipo. Você pode até achar que não diferença, mesmo quando entra um pouco de água e produto pela luva, mas faz toda a diferença. Quem mexe com produtos de limpeza todo dia ou toda semana sabe disso. Vale a pena ter sempre um par de luvas de borracha por perto.

Hidrate pés e mãos após o banho

Depois do banho quente a pele está mais amolecida, então é um bom momento para você aplicar uma boa dose de creme hidratante ou óleo essencial nas mãos e nos pés. No caso dos pés, se possível, hidrate e coloque meias para que mantenha uma temperatura mais quente e ajude a manter a pele mais macia. Faça isso antes de ir dormir. Para as mãos, vale a mesma dica de usar o produto antes de ir dormir, pois assim o creme vai ter boas horas para agir sem ser removido pela água.

Evite calos e rachaduras usando calçados confortáveis

Os calos aparecem nos pés quando você usa sapatos que machucam, sendo com ou sem salto. Se o sapato fica apertado ou grande demais, com certeza vai aparecer um calo dentro de algumas horas, nem precisa caminhar muito. Então, não insista em um sapato que não serve só porque achou bonito. Prefira os confortáveis para evitar os ferimentos nos pés.

Prefira calçados fechados

É claro que no versão fica difícil usar calçado fechado o tempo todo. Mas, quando você for caminhar ou mexer na horta, por exemplo, prefira usar sapatos fechados para proteger a pele da sola dos pés do ressecamento. Ao ficar andando na rua ou no barro com os pés à mostra, a pele logo começa a ressecar, ficar rachada e endurecida.

Como tratar calos e rachaduras nos pés e nas mãos

como tratar calos e rachaduras
Crédito: Freepik

Algumas vezes é possível tratar dos calos e rachaduras em casa. Mas, dependendo de como eles estão, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional.

Faça as mesmas dicas de prevenção

Para que os calos desapareçam aos poucos da pele e as rachaduras também, não é só um tratamento específico que precisa ser feito. Ao mesmo tempo, é essencial aplicar todas as dicas mencionadas anteriormente no tópico sobre prevenção. do contrário, mesmo tratando com um médico, os calos não vão conseguir se desfazer e a pele vai continuar áspera.

Trate calos e rachaduras fazendo um escalda-pés

Esse é um tratamento que você pode fazer sempre que quiser. Além de ajudar a devolver a saúde dos pés, o escalda-pés também é muito relaxante. Quando chegar em casa do trabalho e tiver uns 15 minutos de folga, faça o seguinte:

  1. Aqueça uma chaleira de água até chiar;
  2. Coloque a água em uma bacia e pingue algumas gotas de um óleo essencial, se tiver;
  3. Sente-se no sofá com a bacia no chão, na sua frente. Veja se a água está morna para não se queimar;
  4. Coloque os pés dentro da água e relaxe por 10 minutos.
  5. Retire os pés da água, seque e passe um hidratante, massageando. Espere secar e pronto.

Dica extra: uma vez por semana, para um tratamento mais intenso, quando tirar os pés da água quente, passe na sola uma lixa de pés ou uma pedra hume, com suavidade. Só não passe sobre os calos! Essa lixa ou a pedra vai remover a camada mais grossa de pele, devolvendo a maciez. Faça isso só uma vez por semana para não deixar a pele muito sensível. Depois de usar a lixa ou a pedra, enxágue os pés na água, seque e hidrate.

Consulte um podólogo ou um dermatologista

O podólogo é o profissional que cuida da saúde dos pés. Então, se precisar tratar de calos e rachaduras nessa parte do corpo, que não esteja conseguindo resolver por conta própria, esse é o profissional ideal. Já se o problema for nas mãos, você pode ir ao dermatologista que é o médico que cuida da pele em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
rocambole de goiabada

Rocambole de goiabada: fofinho e delicioso para o lanche de hoje

novos usos

Dê novos usos para objetos do dia a dia: ideias criativas e econômicas