fazer escalda-pés
Crédito: Freepik
em

Escalda-pés: conheça os benefícios e como fazer em casa

Seus pés merecem um bom banho quente, seja para relaxar ou tratar problemas de pele

O tratamento chamado de escalda-pés nada mais é do que uma banho quente nos pés que ajuda a relaxar o corpo inteiro. Deixar os pés de molho em água quente, desde que seja em uma temperatura bem confortável, é extremamente relaxante porque na planta dos pés há pontos nervosos que refletem no corpo todo. Além desse efeito de massagem, ele também pode ter um efeito medicinal, dependendo do que você adicionar à água quente.

Benefícios para saúde

pés relaxados de molho
Crédito: Freepik

Depois de uma atividade física, uma tarefa pesada ou mesmo um dia cansativo de trabalho, nada melhor do que aquecer água, colocar em uma bacia, se sentar e mergulhar os pés dentro. Só de imaginar dá para sentir o relaxamento. Esse é o principal benefício do escalda-pés, mas há outros:

Ativar a circulação sanguínea

A água aquecida é muito boa para ativar a circulação, agindo contrária à água gelada que é usada para evitar o inchaço depois de uma pancada. Sendo assim, esse tipo de escalda-pés só não deve ser feito por pessoas que querem exatamente bloquear o inchaço, como as gestantes, pessoas hipertensas ou com algum tipo de câncer.

Renovar as energias

O ato de escaldar os pés para relaxar o corpo também se torna revigorante, melhorando a disposição e renovando as energias do corpo. É um tratamento que envolve as dores físicas e também emocionais.

Redução do estresse e ansiedade

Ao mesmo tempo em que o escalda-pés alivia o cansaço do corpo ele também alivia o cansaço da mente, atuando da redução do estresse e das situações que desencadeiam a ansiedade. Durante o molho dos pés é possível sentir o alívio até a cabeça e ser capaz de reequilibrar os pensamentos e sensações.

Como fazer em casa

melhores produtos para escalda-pés
Crédito: Freepik

A base da receita do escalda-pés é sempre a mesma. Deve-se aquecer uma quantidade de água suficiente para colocar uma bacia e deixar os pés totalmente imersos. A água deve estar em uma temperatura de 40 a 60 graus, conforme o que for confortável para cada pessoa. Não pode estar morna quase fria nem quente quase queimando. Junto da água, veja o que pode ser adicionado:

Para relaxamento

Nesse tipo de banho para os pés, o uso de óleos essenciais é muito comum. Eles atuam diretamente nos pés e também no olfato, então escolha um óleo que tenha um aroma agradável ao seu gosto e que ofereça propriedades calmantes e relaxantes, como camomila, lavanda, erva-cidreira, melissa e erva-doce.

Coloque algumas gotas na água já aquecida até subir um aroma agradável e pronto. Coloque os pés dentro dessa água e aproveite pelo tempo que desejar.

Banho para os pés revigorante

Já se a intenção for receber mais energia e vitalidade, sentir-se com mais disposição para começar o dia ou ir a uma atividade específica, a dica é usar gotas de óleos essenciais como hortelã, eucalipto ou alecrim.

Se não tiver o óleo, pode usar folhas frescas das plantas e fazer um chá em grande quantidade, colocando-as diretamente na água quente da bacia. Também funciona, pois as folhas irão liberar suas propriedades e seu aroma na água, permitindo que o vapor exale o cheiro gostoso.

Para ativar a circulação

Essa receita consiste em adicionar na água quente algumas rodelas de laranja cortadas na hora e folhas frescas de hortelã. O aroma é revitalizante e as propriedades da planta e da fruta vão potencializar a ativação da circulação sanguínea junto com a água aquecida.

Banho para desinfecção da pele dos pés

O escalda-pés também pode ser feito para aliviar coceira e sintomas de problemas causados por fungos e bactérias, como as micoses de unhas e frieiras entre os dedos. Para essa finalidade, a água quente deve receber flores de calêndula ou algumas gotas do óleo essencial dessa planta. A calêndula tem ação bactericida e fungicida, ajudando a eliminar os fungos e a cicatrizar a pele.

Esfoliar a pele dos pés

Além dos efeitos principais, quando estiver quase no fim do banho em seus pés, aproveite para deixar do lado uma lixa para pés. A pele do calcanhar costuma ficar endurecida com o passar dos dias, principalmente com o uso de sapatos abertos. Então, a água quente faz essa pele ficar mais maleável, ideal para ser lixada e renovada, deixando os pés macios e limpos. Depois de lixar, deve enxaguar na água quente, secar os pés e finalizar com um creme hidratante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

chá digestivo

Chá digestivo: as 5 melhores opções e suas propriedades medicinais

borboletas de papel

Como fazer borboletas de papel para uma decoração artesanal