podólogo
Crédito: Freepik
em

Podólogo: saiba o que faz e quando procurar esse profissional

O seu pedicure não é o profissional ideal para tratar das suas unhas encravadas

A podologia é uma profissão reconhecida desde 1968. O podólogo é o profissional especializado na saúde dos pés. Ele não é um médico, mas realiza tratamentos para cuidar dos pés de forma mais sistêmica, e não apenas estética, como é o caso de um pedicure, por exemplo. Para exercer essa profissão de podólogo é necessário ter formação técnica ou superior. Cada tipo de formação vai permitir que o profissional realize determinadas funções, mais ou menos complexas. Veja quais são essas funções e descubra quando procurar um.

O que faz o profissional em podologia?

trabalho de podólogo
Crédito: Freepik

O profissional em podologia pode ser chamado de podólogo, podologista ou podiatra. Sua função é diagnosticar e tratar lesões nos pés, e também preveni-las, aconselhando seus pacientes ao melhor cuidado com os pés no dia a dia e recomendando uma consulta a determinado médico especialista, caso perceba que o problema do paciente vai além do que ele pode tratar. Seus conhecimentos abrangem patologia, fisiologia, anatomia, microbiologia e imunologia, por isso, veja quais problemas nos pés ele está apto a tratar:

Joanetes

Joanetes são causados quando o osso na lateral do dedão começa a criar uma protuberância para fora, o que vai resultar em deformidades nas articulações e inflamação, além da dor e do incômodo para usar calçados. Esse problema é mais comum em idosos, mas pode afetar pessoas mais jovens, a partir dos 30 anos, por causa da má distribuição do peso corporal sobre os pés.

Unhas encravadas

Esse é um dos principais motivos que fazem as pessoas procurarem um especialista. É importante saber que os pedicures apenas limpam as unhas na hora de fazê-las, mas não são os profissionais recomendados para tratar de unha encravada, especialmente aqueles casos mais graves em que os dedos ficam bem inflamados.

Feridas e verrugas

Ao notar verrugas, feridinhas ou manchas estranhas nos pés, também é possível encontrar respostas e um tratamento procurando por esse profissional. Ele vai analisar o caso e, se perceber que se trata de algo mais grave, fora da sua aptidão, irá encaminhar a um médico.

Excesso de transpiração e mau cheiro

Ainda que você possa ir ao dermatologista para tratar do excesso de transpiração e do mau cheiro excessivo nos pés, o podólogo também está apto a analisar o problema e determinar um tratamento.

Pele seca e psoríase

A psoríase é uma doença de pele crônica e inflamatória, não contagiosa, que atinge milhões de pessoas. Ela deixa a pele escamosa, com manchas avermelhadas e esbranquiçadas, a pele bem ressecada, rachada e com sangramentos, coça muito e arde. Geralmente afeta mais partes do corpo ao mesmo tempo, mas no caso dos pés, o podólogo pode ajudar a tratar.

Micoses

As micoses também são problemas que podem ser tratados por esse profissional. Elas surgem quando a pessoa se contamina com um tipo de fungo que afeta a pele, as unhas ou o cabelo, causando a infecção. A pele e as unhas podem ficar mais grossas, com lesões avermelhadas, um pouco de descamação e bastante coceira. É preciso tratar, pois é transmissível.

Úlceras e pé diabético

As pessoas que têm diabetes precisam tomar muitos cuidados com a saúde para prevenir complicações, como é o caso das úlceras e do pé diabético. Quando ocorre alguma ferida no pé, ela vai ter muita dificuldade para cicatrizar por causa da doença, virando um pé diabético e, posteriormente, uma úlcera, que é uma ferida aberta. Quem vai tratar da doença em si é o médico, mas o podólogo pode tratar dessas complicações que afetam os pés.

Prevenção para a saúde dos pés

De modo geral, também é possível procurar um podólogo para receber orientações sobre como prevenir doenças e problemas nos pés, inclusive das crianças. Essa prática é muito comum entre os atletas e dançarinos que exercem muita pressão sobre seus pés e acabam com calosidades, lesões e machucados frequentes. Mas qualquer pessoa que deseje cuidar bem dos seus pés pode consultar um podólogo de vez em quando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pão de tapioca na frigideira

Pão de tapioca na frigideira: receitas para um lanche rápido

como fazer calça jeans desfiada

Como desfiar calça jeans: 6 tutoriais para renovar o guarda-roupas