Como atenuar manchas da idade nas mãos
Crédito: Freepik
em ,

Como atenuar manchas da idade nas mãos?

Veja por que essas manchas aparecem, se podem ser preocupantes, como tratar e prevenir

Publicidade

Com o passar dos anos, o corpo todo vai apresentando sinais de envelhecimento. Mesmo tomando cuidados que ajudam a retardar o surgimento de alguns sinais, eles são inevitáveis, pois são naturais. Um dos sinais mais comuns são as manchas de idade nas mãos, chamadas pelos médicos de melanoses ou lentigos solares. Veja, a seguir, em que idade essas manchas costumam surgir, o que pode acelerar seu aparecimento e como atenuá-las para ficarem menos aparentes.

Em que idade as manchas nas mãos tendem a aparecer?

De modo geral, as manchas de idade nas mãos costumam surgir por volta dos 40 anos nas pessoas de pele clara, e por volta dos 50 anos nas pessoas de pele escura. Quanto mais clara a pele, mais sensível, e quanto mais escura, mais resistente.

Publicidade

Mas, não é apenas a idade que vai determinar o surgimento das manchas amarronzadas nas mãos. Elas podem aparecer mais cedo em pessoas que não cuidam da pele, ou seja, não mantêm a hidratação e não protegem do sol.

Além disso, algumas pessoas têm maior predisposição ao surgimento das manchas, como as pessoas com sardas em qualquer parte do corpo.

Publicidade

As manchas são preocupantes?

Depende. Apesar de serem um sinal natural do envelhecimento da pele, as manchas surgem com mais facilidade em pessoas com sardas (pele mais sensível) e que não protegem a pele do sol. Esses mesmos motivos são fatores de risco para o câncer de pele.

As manchas do câncer de pele são diferentes das melanoses ou lentigos solares. Mas, é importante estar atento às modificações na cor, tamanho e formato das manchas, pois esses são indícios de que alguma delas pode estar se transformando em câncer pele.

Veja também: Sintomas de câncer de pele e como prevenir

Publicidade

Como atenuar as manchas de idade nas mãos?

Em primeiro lugar, agende uma consulta com um médico dermatologista. Somente esse profissional pode avaliar as manchas e recomendar o tratamento mais adequado. Entre as opções de tratamento que o médico pode recomendar, estão o uso de:

  • Dermocosméticos hidratantes, antioxidantes e antiglicantes;
  • Procedimento com luz pulsada para clareamento das manchas;
  • Procedimento com laser para clareamento das manchas;
  • Produtos com ativos como o LHA, Phe-Resorcinol, nicotinamida e ácido ferúlico, que clareiam a pele e uniformizam as diferenças de tonalidade.

Receita caseira para ter mãos macias e sem manchas

Além dos tratamentos recomendados pelo seu dermatologista, veja essa receitinha caseira para ter mãos mais jovens, macias, sem rugas e sem manchas, recomendada pela esteticista Patricia Elias:

Esfoliante caseiro

  • Borra de café (ou açúcar/fubá): 1 colher de chá;
  • Mel: quanto bastar.

Modo de preparo e uso

Publicidade
  1. Em um potinho, misture o mel no ingrediente granulado (borra de café, açúcar ou fubá) até ficar cremoso e conseguir espalhar na pele. Essa receita é para esfoliar a pele, ajudando a remover a sujidade e as células mortas, e promovendo o rejuvenescimento do tecido.
  2. Aplique o seu esfoliante caseiro nas mãos (pode usar nos braços também) e massageie para esfoliar, durante um minuto.
  3. Depois enxágue com água fria. Pode fazer esse procedimento uma vez por semana. Mais do que isso pode deixar a pele sensível. Não faça essa esfoliação se tiver algum machucado nas mãos.

Hidratante caseiro

  • Gel de babosa (aloe vera): 1 colher de sopa;
  • Óleo de coco (ou rosa mosqueta/uva/amêndoas): 1 colher de café;
  • Bepantol líquido: ½ tampinha;
  • Luvas de vinil ou látex: 1 par.

Modo de preparo e uso

  1. Faça esse procedimento à noite, antes de dormir.
  2. Primeiro, se a sua folha de babosa for colhida na hora, deixe escorrer toda a aloína, que é o líquido amarelo que causa coceira. Use só a parte transparente.
  3. Misture o gel da babosa com o óleo vegetal da sua preferência e com o Bepantol líquido.
  4. Aplique essa misturinha nas mãos, massageando.
  5. Coloque as luvas (que podem ser compradas no mercado ou na farmácia). As luvas devem ficar justinhas nas mãos, e você pode lavá-las primeiro para remover aquele pó que vem nelas.
  6. Deixe as luvas nas mãos a noite toda para que o efeito da hidratação seja mais potente.
  7. No dia seguinte, remova as luvas e lave as mãos. Aplique protetor solar se for sair de casa, mesmo se não tiver sol forte.
  8. Pode fazer esse procedimento todos os dias se a sua pele estiver muito ressecada. Depois que melhorar, pode fazer uma ou duas vezes por semana. Nos outros dias, use seu creme dermocosmético normal.

Prevenção das manchas

Para quem ainda não tem as manchas e quer prevenir que elas apareçam logo, ou para quem já tem algumas e quer retardar o surgimentos de outras, é muito importante aplicar protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados, em todas as partes expostas da pele (não apenas nas mãos).

Além disso, é interessante fazer uso de um bom hidratante corporal para preservar a integridade da pele, o que também ajuda a prevenir o ressecamento e os vincos. Essas manchas também podem surgir em outras partes do corpo mais expostas, como braços, colo e rosto. Todas essas partes do corpo devem ser protegidas e hidratadas diariamente.

Publicidade

6 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
cortes de cabelo verão 2021

22 Ideias de cortes de cabelo para o verão 2022

Fezes com odor fétido

Fezes com odor fétido além do normal: o que pode ser?