em

Pedra hume: o que é e para que serve?

A utilidade mais popular para essa pedra é como antitranspirante. Veja quais são os outros benefícios
pedra hume
Crédito: Freepik

A pedra hume é o nome popular do mineral sólido alúmen de potássio. Essa substância, na forma em que é comercializada, tem várias utilidades para a saúde e limpeza do corpo. Veja agora quais são as formas seguras de utilizar e passe a ter uma nova aliada nos seus cuidados diários com a saúde.

Para que serve a pedra hume?

como usar pedra hume
Crédito: Restaurar Conservar

É possível comprar a pedra hume em forma de pedra mesmo, também moída, como um sal granulado, em pó e em spray. Cada formato é bom para um tipo de tratamento. Tê-la em casa é um coringa para quando precisar dos seguintes cuidados:

Ação antitranspirante

Muita gente fica na dúvida se os desodorantes antitranspirantes fazem mal à saúde e, por isso, preferem não utilizá-los. Mas é preciso encontrar um substituto para manter-se livre do odor causado no momento da transpiração. A pedra hume é a solução ideal, que aliás é a principal utilidade para a qual a pedra é vendida.

O alúmen de potássio atua contraindo os poros e ajudando a regular a quantidade de transpiração. Ao mesmo tempo, cria uma camada protetora sobre a pele onde é aplicado, ajudando a eliminar as bactérias que causam o odor desagradável.

Tratamento de afta

Por ser um mineral com ação bactericida e cicatrizante, ela ajuda no tratamento de aftas que costumam ser recorrentes em algumas pessoas. Como não há um só motivo para as aftas aparecerem, ter essa pedrinha em casa ajuda a tratar o problema logo no primeiro dia, fazendo desaparecer mais rápido.

Esfoliação em estrias

As estrias são marcas decorrentes do estiramento da pele. Quando ainda estão vermelhas, bem novas, há tratamentos mais simples que se pode fazer em casa para que reduzam ao máximo. Um desses tratamentos é a esfoliação que pode ser feita com essa pedra em pó.

Ela deve ser aplicada na pele bem hidratada. Ao esfoliar a pele com estrias algumas vezes por semana, aos poucos as marcas podem começar a reduzir de tamanho e profundidade. Mas antes de começar a fazer isso por conta, o ideal é consultar um dermatologista.

Redução da acne

Pelo mesmo motivo que ela atua no tratamento da afta ela consegue fazer com as espinhas que são inflamações. O efeito anti-inflamatório e cicatrizante vai ajudar a limpar a pele, reduzir a oleosidade e secar as espinhas. Esse efeito só é eficiente quando combinado com uma alimentação adequada e o uso de produtos próprios para cada tipo de pele.

Como usar

Veja como utilizar a pedra hume de acordo com cada um dos benefícios que ela proporciona:

  • Antitranspirante: uma pedra em tamanho maior pode ser molhada em água e passada sobre a pele no local onde deseja ter o efeito, como axilas e pés. Outra alternativa é usar em forma de spray, mais semelhante a um desodorante comum, ou em pó, esfregando um pouco nos locais desejados;
  • Aftas: nas aftas o ideal é usar o pó ou o spray diretamente sobre a afta ou outra feridinha dentro ou fora da boca. Como é possível que arda bastante, também dá para diluir um pouco do pó em água. Mas usar o produto puro terá um efeito mais acelerado;
  • Estrias: a esfoliação com pó de pedra para reduzir estrias pode ser feita depois de aplicar um creme ou óleo de banho sobre a pele. Então coloca-se um pouco do pó na região e fazem-se movimentos circulares com os dedos para que os grânulos do pó façam uma esfoliação da camada superficial da pele;
  • Acne: para a acne pode ser feito um tratamento tipo máscara facial caseira. Basta misturar uma clara de ovo com um pouco de pó e aplicar em todo o rosto bem limpo, sem nada de maquiagem. Para essa limpeza, pode aplicar um pouco de água micelar e limpar o rosto com um algodão. Depois aplica-se a máscara e deixa agir por 20 minutos. Um bom momento para fazer esse tratamento é todo dia antes de ir para a cama.

Preço e onde comprar

Essa pedra, em seus variados formatos, é vendida em farmácias, lojas de cosméticos e até em algumas lojas de produtos naturais. O preço mais caro chega a R$ 25 para pedras grande, tipo sabonete. Mas o spray e o pó costumam custar menos de R$ 5.

fazer lençol de elástico
Como fazer lençol de elástico a partir de um lençol simples
coxinha de liquidificador
Coxinha de liquidificador simples e fácil de fazer – 10 receitas saborosas