lata depois de aberta
Crédito: Freepik

Riscos de deixar alimentos na lata depois de aberta na geladeira

O melhor é tirar o alimento da lata e guardar em um recipiente limpo e com tampa, na geladeira

Publicidade

Os alimentos enlatados são ótimos, porque a validade é prolongada enquanto a lata ainda estiver fechada. O alimento na lata dura mais tempo e, por isso, é seguro comprar para estocar ou manter fora de refrigeração por meses e até anos. O problema é quando você deixa o alimento na lata depois de aberta, mesmo guardando na geladeira.

Perigos de consumir alimento na lata depois de aberta

Não são apenas os alimentos estragados que provocam intoxicação alimentar. Esse também é um risco para quem consome alimento na lata depois de aberta, sem os devidos cuidados.

Quando você deixa uma lata depois de aberta na geladeira, o alimento que veio dentro dela vai ficar exposto ao ambiente da geladeira, onde há vários outros tipos de alimentos em diferentes estágios de conservação, e onde pode haver bactérias e fungos. Então, se o alimento da lata desenvolver estes fungos ou bactérias, a pessoa que comê-lo terá o risco de gastroenterite.

E tem mais: a própria lata oferece risco. Enquanto está lacrada, ela é ótima para preservar o alimento por bastante tempo. Mas, depois de aberta, ela libera uma substância chamada Bisfenol, presente no revestimento interno das latas para evitar a ferrugem e prevenir a contaminação externa. Se uma pessoa for exposta a certa quantidade de Bisfenol, tem o risco de desenvolver problemas sérios, como doenças cardíacas e câncer.

Publicidade

Como conservar alimentos enlatados depois de abertos?

Mas então, o que fazer para que os alimentos continuem seguros para consumo na lata depois de aberta? Quem explica é Carlos Anjos, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos na Unicamp, em uma entrevista concedida ao UoL Viva Bem.

“O ideal é remover o produto que sobrou para um pote com tampa e consumir no tempo sugerido no rótulo da embalagem. Nesse caso, não haverá ameaça de fazer mal à saúde”. De acordo com o professor, é necessário tirar o alimento do contato com o material da lata e também mantê-lo em um recipiente fechado e refrigerado.

Veja também: Comida fora da geladeira: riscos e como conservar melhor

PODE GOSTAR TAMBÉM