babosa no rosto
Crédito: Pixabay
em

Babosa no rosto: benefícios e como aplicar para melhorar a saúde da pele

A babosa é uma planta poderosa para o tratamento de pele, principalmente para o rosto. Veja tudo o que ela pode fazer por você

Você tem o costume de passar babosa no rosto? Se a resposta for negativa, você não sabe o que está perdendo. São diversos os benefícios para a pele, proprorcionados pela planta aloe vera, popularmente conhecida como babosa. Ela é originária do norte de África, e muito utilizada na fabricação de produtos medicinais e cosméticos.

Também é muito comum no Brasil e por isso você pode comprar ou até memso plantar babosa em casa, para usufruir de todos os benefícios, sem ter  que gastar dinheiro com os produtos industrializados. Veja abaixo como aplicar a babosa no rosto e quais seus inúmeros benefícios.

Benefícios de usar babosa no rosto

benefícios de aplicar babosa no rosto
Crédito: Wikimedia

Antes de saber como aplicar babosa no rosto, conheça os benefícios essa poderosa planta vai oferecer para que a sua pele fique mais bonita e saudável:

1. Atenua manchas

A reunião das propriedades curativas da babosa na pele fazem com que ela também estimule o clareamento de manchas, devolvendo a coloração natural e uniforme da pele do rosto depois de algumas aplicações.

2. Rejuvenesce as células

Como a babosa é rica em vitaminas e antioxidantes, ao serem absorvidas vão agir diretamente no combate dos radicais livres. Ou seja, vão acabar com a oxidação, permitindo que as células voltem a se regenerar e, consequentemente, rejuvenescer.

3. Alivia a acne

O poder de limpeza profunda, hidratação e cicatrização da babosa na pele ajuda a reduzir a inflamação causada pela acne, além de diminuir a oleosidade. Para obter esse efeito, deve usar somente produtos adequados para o seu tipo de pele, ter uma alimentação e hábitos saudáveis.

4. Promove a cicatrização

Ao colocar o gel da babosa no rosto e deixá-lo agir, ele irá desempenhar um processo de limpeza das células, regenerando-as. A ação natural a partir desta aplicação é das células se renovando e reparando os machucados. Promove-se assim, uma cicatrização mais rápida.

5. Alivia queimaduras solares

Os efeitos calmante, hidratante e cicatrizante da babosa no rosto (ou em outras regiões do corpo) vão agir sobre a queimadura, aliviando os sintomas, tais como ardência e vermelhidão.

6. Trata inflamações

A acne é um tipo de inflamação, mas outros problemas podem causar a erupção cutânea, inclusive picadas de insetos ou mesmo processos alérgicos na pele. Então, passar babosa no rosto também vai ajudar nesse sentido.

7. Hidrata a pele

Por ser rica em água, ao aplicar a babosa no rosto você estará absorvendo essa água, deixando a pele mais limpa, bonita, sedosa e sem ressecamento. Mas, para que o efeito seja ainda melhor, é fundamental beber água (cerca 1,5 a 2 litros) ao longo do dia, todos os dias.

Propriedades da babosa

Como você já leu, a babosa tem inúmeras propriedades que promovem a saúde da pele. A planta é constituída por 95% de água, o que a torna um excelente hidratante natural. Por conter efeito cicatrizante e antibacteriano ela é especialmente utilizada no tratamento de queimaduras e erupções na pele.

É rica em vitaminas A, C e E, do complexo B, além de minerais e aminoácidos que atuam na pele como antioxidantes, ou seja, estimulam a renovação das células, prevenindo o envelhecimento precoce e ajudando a cicatrizar feridas. Ainda age como anestésica, regeneradora do tecido e anti-inflamatória.

Como aplicar?

como aplicar aloe vera no rosto
Crédito: Freepik

Para aplicar a babosa no rosto você vai precisar de uma folha da planta. Veja os seguintes passos para extrair o gel da folha e aplicar no rosto:

  1. Com água corrente, lave cuidadosamente a folha que vai utilizar no tratamento.
  2. Para eliminar resíduos que possam permanecer na folha, alise-a com os dedos.
  3. A folha contém pequenos espinhos, que devem ser removidos com a ajuda de uma faca. Corte também as extremidades da planta.
  4. Com o auxílio de uma faca, corte a folha ao meio.
  5. Retire o gel do interior da folha e coloque-o numa vasilha.
  6. Aplique o gel no rosto com a ajuda de uma espátula, passando sobre a pele a parte interna da folha. O gel deve atuar entre 15 a 20 minutos.
  7. Esfregue o rosto suavemente e remova o gel com água, sem utilizar qualquer tipo de sabão.

Receita de máscara de babosa caseira

como fazer máscara de babosa para rosto
Crédito: Freepik

Usar babosa no rosto como uma máscara facial é uma ótima maneira de evitar rugas antes da terceira idade, manter a pele lisa e sedosa, tirar o excesso de oleosidade e manter a pele longe de infecções e inflamações, como dermatites e psoríase.

Então, além de aplicar babosa no rosto pura, também é possível fazer uma misturinha com outros ingredientes bons para a pele. Veja como fazer sua máscara de babosa:

Ingredientes

  • Gel de babosa: 1 folha;
  • Ovo: 1 unidade;
  • Mel: 1 colher de chá;
  • Farinha de cevada: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo e aplicação

  1. Depois de extrair o gel da babosa, misture-o com os demais ingredientes até obter uma pasta.
  2. Aplique essa pasta sobre o rosto limpo e deixe secar.
  3. Depois de seca, quando passados 20 minutos, remova tudo com água fria da torneira. Seque delicadamente e não passar mais nada em cima.

Por isso é bom fazer essa máscara à noite antes de dormir, assim você não irá sair de casa, mantendo a pele limpa por longas horas.

Quantas vezes por semana usar babosa na rosto?

A máscara com babosa no rosto pode ser usada diariamente, desde que você selecione alguns tipos de produtos para usar na pele. Se utiliza outros para efeitos variados, procure alterar e não usar tudo no mesmo dia, para que cada substância tenha tempo de agir.

Pode dormir com ela no rosto?

Não há problema em dormir com a babosa no rosto e remover ao acordar, mas também não é necessário, já que em apenas trinta minutos ela age na pele, absorvendo o que precisa ser removido e nutrindo a pele para deixá-la mais suave e agradável.

Dica: outros benefícios da babosa

A planta também fornece muitos benefícios para os cabelos e pode ser ingerida. Confira as recomendações da profissional:

As dicas desse artigo não substituem uma consulta ao médico. Para obter os efeitos desejados, mantenha uma vida saudável, se alimentando bem, tendo boas noites de sono e praticando exercícios físicos regularmente.

67 Comments

Leave a Reply
  1. Eu passo babosa todas as noites no meu rosto. Lavo o rosto com sabonete liquido e agua fria, corto a babosa ao meio tiro o gel com uma faca e vou passando no rosto,no pescoço e no colo deixo secar e vou dormir.tiro so no outro dia lavando com agua fria e sabonete liquido.minha pele agradece mto. Nao esquecendo de usar protetor solar no outro dia. começei a fazer isso depois que eu mesmo fiz uma depilaçao no rosto e pipocou e mto.no outro dia nao tinha mais nada e minha pele esta linda.ela tem o cheiro forte mas depois que passa nao fica cheiro algum.e o cheiro nao me incomoda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

coca-cola novo sabor laranja e baunilha lançamento

Depois de quase uma década, Coca-Cola lança novo sabor

Paramédicos ajudam a realizar último desejo de avó