em

Benefícios e como aplicar babosa no rosto

A babosa é uma planta poderosa para o tratamento de pele. Veja tudo o que ela faz.
babosa no rosto
Crédito: Pixabay

Com inúmeros benefícios para a pele, a planta aloe vera, popularmente chamada de babosa, é uma planta característica do norte de África, utilizada na fabricação de produtos medicinais e cosméticos. Não é à toa que aplicar babosa no rosto traz muitos benefícios para a pele.

Ela também é muito comum no Brasil e por isso você pode comprar uma muda e plantar em casa para fazer seu tratamento com babosa sem gastar nada sempre que quiser. Veja abaixo como usar a babosa no rosto e quais seus inúmeros benefícios.

Benefícios de usar babosa no rosto

benefícios de aplicar babosa no rosto
Crédito: Wikimedia

Antes de saber como aplicar babosa no rosto, conheça os benefícios essa poderosa planta vai oferecer para que a sua pele fique mais bonita e saudável:

1. Atenua manchas

A reunião das propriedades curativas da babosa na pele fazem com que ela também estimule o clareamento de manchas, devolvendo a coloração natural e uniforme da pele do rosto depois de algumas aplicações.

2. Rejuvenesce as células

Como a babosa é rica em vitaminas, ao serem absorvidas vão agir como antioxidantes das células. Ou seja, vão acabar com o excesso de radiais livres causadores da oxidação, permitindo que as células voltem a se regenerar e fazer a pele rejuvenescer.

3. Alivia a acne

O poder de limpeza profunda, hidratação e cicatrização da babosa na pele ajuda a reduzir a inflamação causada pela acne, além de diminuir a oleosidade. Para obter esse efeito, deve usar somente produtos adequados para o seu tipo de pele, ter uma alimentação e hábitos saudáveis.

4. Promove a cicatrização

Ao colocar o gel de babosa sobre a pele e deixá-lo agir, ele irá começar um processo de limpeza das células que vão se regenerar. Com isso, a ação natural é que essas células comecem a reparar todos os machucados da pele, e assim promovam a cicatrização de feridas.

5. Alivia queimaduras solares

Os efeitos calmante, adstringente, hidratante e cicatrizante da babosa na pele irão agir sobre as queimaduras, estimulando o alívios dos sintomas, como a dor, o vermelhidão, e fazendo a pele se regenerar com mais rapidez.

6. Trata inflamações

A acne é um tipo de inflamação da pele, mas outros problemas podem causar a erupção cutânea, inclusive picadas de insetos e alergia. Então, passar babosa no rosto também vai ajudar nesse sentido.

7. Hidrata a pele

Por ser rica em água, ao aplicar a babosa no rosto você estará absorvendo essa água, deixando a pele mais limpa, bonita, sedosa, sem ressecamento. Mas para que o efeito seja ainda melhor, é fundamental tomar cerca 1,5 a 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias.

Propriedades da babosa

Como você já viu, a babosa tem inúmeras propriedades que promovem a saúde da pele. A planta é constituída por 95% de água, o que a torna um excelente hidratante natural. Por conter efeito cicatrizante e antibacteriano ela é especialmente utilizada no tratamento de queimaduras e erupções na pele.

É rica em vitaminas A, C e E, do complexo B, além de minerais e aminoácidos que atuam na pele como antioxidantes, ou seja, estimulam a renovação das células, prevenindo o envelhecimento precoce e ajudando a cicatrizar feridas. Ainda age como anestésica, regeneradora do tecido, anti-inflamatória e adstringente.

Como aplicar?

como aplicar aloe vera no rosto
Crédito: Freepik

Para aplicar a babosa no rosto você vai precisar de uma folha da planta. Veja os seguintes passos para extrair o gel da folha e aplicar no rosto:

1. Com água corrente, lave cuidadosamente a folha que vai utilizar no tratamento.

2. Para eliminar resíduos que possam permanecer na folha, alise-a com os dedos.

3. A folha contém pequenos espinhos, que devem ser removidos com a ajuda de uma faca. Corte também as extremidades da planta.

4. Com o auxílio de uma faca, corte a folha ao meio.

5. Retire o gel do interior da folha e coloque-o numa vasilha.

6. Aplique o gel no rosto com a ajuda de uma espátula, passando sobre a pele a parte interna da folha. O gel deve atuar entre 15 a 20 minutos.

7. Esfregue o rosto suavemente e remova o gel com água, sem utilizar qualquer tipo de sabão.

Receita de máscara de babosa caseira

como fazer máscara de babosa para rosto
Crédito: Freepik

Usar babosa no rosto como uma máscara facial é uma ótima maneira de evitar rugas antes da terceira idade, manter a pele lisa e sedosa, tirar o excesso de oleosidade e manter a pele longe de infecções e inflamações, como dermatites e psoríase.

Então, além de aplicar babosa no rosto pura, também é possível fazer uma misturinha com outros ingredientes bons para a pele. Veja como fazer sua máscara de babosa:

Ingredientes

  • Gel de babosa: 1 folha;
  • Ovo: 1 unidade;
  • Mel: 1 colher de chá;
  • Farinha de cevada: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo e aplicação

1. Depois de extrair o gel da babosa, misture-o com os demais ingredientes até obter uma pasta.

2. Aplique essa pasta sobre o rosto limpo e deixe secar.

3. Depois de seca, quando passados 20 minutos, remova tudo com água fria da torneira. Seque delicadamente e não passar mais nada em cima. Por isso é bom fazer essa máscara à noite antes de dormir, assim você não irá sair de casa, mantendo a pele limpa por longas horas.

Quantas vezes por semana usar babosa na rosto?

A máscara com babosa pode ser usada diariamente, desde que você selecione alguns tipos de produtos para usar na pele. Se utiliza outros para efeitos variados, procure alterar e não usar tudo no mesmo dia, para que cada substância tenha tempo de agir.

Pode dormir com ela no rosto?

Não há problema em dormir com a babosa no rosto e remover ao acordar, mas também não é necessário, já que em apenas trinta minutos ela age na pele, absorvendo o que precisa ser removido e nutrindo a pele para deixá-la mais suave e agradável.

Dica: outros benefícios da babosa

A planta também fornece muitos benefícios para os cabelos e pode ser ingerida. Confira as recomendações da profissional:

As dicas desse artigo não substituem uma consulta ao médico. Para obter os efeitos desejados, mantenha uma vida saudável, se alimentando bem, tendo boas noites de sono e praticando exercícios físicos regularmente.

67 Comments Leave a Reply
  1. Eu passo babosa todas as noites no meu rosto. Lavo o rosto com sabonete liquido e agua fria, corto a babosa ao meio tiro o gel com uma faca e vou passando no rosto,no pescoço e no colo deixo secar e vou dormir.tiro so no outro dia lavando com agua fria e sabonete liquido.minha pele agradece mto. Nao esquecendo de usar protetor solar no outro dia. começei a fazer isso depois que eu mesmo fiz uma depilaçao no rosto e pipocou e mto.no outro dia nao tinha mais nada e minha pele esta linda.ela tem o cheiro forte mas depois que passa nao fica cheiro algum.e o cheiro nao me incomoda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Radiação de celular causa câncer? Nunca o guarde nesse lugar!
Alimentação venenosa: legumes e frutas contaminados na sua mesa