Limpeza de eletrodoméstico
Crédito: Freepik
em

Limpeza de eletrodoméstico: Dicas para 7 aparelhos

Nao precisa de muitos produtos nem materiais de limpeza para manter seus eletros sempre um brinco

Publicidade

Fazer a limpeza de eletrodoméstico é básico no dia a dia. A limpeza por fora é a mais simples e exige menos esforço. Mas, dependendo de qual for o aparelho, a limpeza interna precisa de alguns cuidados especiais. Veja essas dicas para que os seus eletros estejam sempre brilhando e durem por longos anos.

Veja também: Como e quando devo limpar atrás dos eletrodomésticos grandes?

Limpeza da máquina de lavar roupa

Para limpar a parte de fora da máquina, pode usar apenas um pano limpo embebido em água com detergente ou com vinagre branco, e bem torcido.

Para a limpeza interna, que é bom fazer uma vez por mês, faça o seguinte: coloque 1 xícara de vinagre branco na gavetinha, antes de ligar a máquina. Deixe a máquina encher com água morna e fazer um ciclo curto.

Publicidade

Ao final, não precisa deixar a máquina centrifugar. Apenas abra a tampa e deixe arejar por dentro para secar bem.

Veja como fazer uma limpeza completa na máquina de lavar roupa

Limpeza de eletrodoméstico micro-ondas

Coloque um pouco de água e uma colher de sopa de vinagre branco em um refratário pequeno de vidro, sem tampar, e ponha para aquecer no micro-ondas de três a cinco minutos, conforme a quantidade de água.

Publicidade

Quando o aparelho apitar, deixe fechado com a água quente lá dentro por mais uns cinco minutos. O vapor da água vai amolecer a sujeira.

Então coloque detergente em uma esponjinha, do lado colorido que não é abrasivo, retire o aparelho da tomada, retire o refratário de dentro e limpe tudo por dentro. Se o detergente não resolver, use um desengordurante.

Veja também: 9 alimentos que não devem ir ao micro-ondas

Publicidade

Limpando a sanduicheira

Você vai precisar de detergente e de uma esponja macia que não arranhe a grelha. Depois de molhar a esponja e pingar umas gotas de detergente, esprema bem. Esfregue a esponja na grelha suja.

Depois enxague a esponja e vá passando só umedecida na grelha para remover a espuma e a sujeira. Finalize secando bem com papel-toalha ou um pano limpo.

Veja mais dicas de limpeza de sanduicheiras

Publicidade

Como limpar o liquidificador

O copo do liquidificador é a peça que mais precisa de atenção quando o assunto é limpeza. A dica é encher o copo de água morna com um pouco de detergente e pulsar algumas vezes seguidas.

Para as partes mais difíceis abaixo da lâmina, use uma escovinha de limpeza, dessas com cabo, que é a melhor solução. Depois enxague bem e deixe o copo secar sozinho, emborcado, mas com ventilação na parte interna.

Veja também: Dicas simples para limpar o liquidificador

Publicidade

Limpeza de eletrodoméstico – geladeira

A primeira coisa a fazer é desligar a geladeira e separar um cooler ou caixa de isopor com gelo, para manter os alimentos refrigerados enquanto a geladeira está desligada.

Aqueça 1 litro de água e adicione meia xícara de vinagre branco. Umedeça um pano na solução e esfregue nos cantinhos mais difíceis.

Retire as prateleiras e gavetas que se soltam e remova as sujeiras maiores embaixo da torneira. Faça uma misturinha de água e bicarbonato de sódio.

Publicidade

Mexa bem e aplique a solução nas prateleiras e gavetas, deixe por alguns minutos e passe um pano úmido só com água.

Pode aplicar essa solução em toda a parte interna da geladeira, como as paredes, tetos e a porta.

Veja o passo a passo completo para limpar geladeiras

Publicidade

Limpando o forno

Em uma tigela, misture 1 copo de vinagre de álcool, 1 xícara de bicarbonato, suco de 2 limões e ½ xícara de sal de cozinha. Aplique a metade dessa pastinha no interior do forno. Deixe descansar por uma hora.

Volte e reaplique, esfregando com uma escovinha. Retire a sujeira com um pano úmido e finalize com uma última demão de produto e outro pano úmido.

Veja também como limpar o vidro do forno por dentro

Publicidade

Limpeza de eletrodoméstico – cafeteira

Limpe a parte externa com uma esponja úmida e uma gotinha de detergente, e seque com um pano limpo. A jarra, a tampa, o filtro e a base (onde coloca-se o café) podem ser retirados e lavados com água corrente e sabão ou detergente neutro.

Veja também: Limpar a casa sem produtos de limpeza comuns? Sim, veja como!

Stealthing

Stealthing: é crime tirar a camisinha durante o sexo?

melhores novelas

Eleitas as melhores novelas em 70 anos