Maresia
Crédito: Freepik

Maresia: cuidados com a casa que fica perto do mar

A maresia é deliciosa, mas também traiçoeira. Se escolher morar perto do mar, veja quais cuidados deve tomar

Publicidade

Morar na praia é o sonho de muitas pessoas. Viver perto do mar, poder caminhar na areia e sentir aquela brisa gostosa não tem preço. Mas, um dos pontos que pode ser negativo para quem escolhe morar perto do mar é a maresia. Se não tiver cuidado, ela vai destruir móveis e acabamentos da casa ao longo dos anos. Veja como evitar que isso aconteça.

O que é a maresia?

A maresia é aquela névoa fina, úmida e salgada que às vezes paira sobre as cidades do litoral, flutuando ao longo da costa.

Ela parece um spray de tão fina, e é formada por bilhões de gotículas de água do mar, que sobem ao ar toda vez que uma onda arrebenta na praia.

Pelo fato das gotículas conterem uma quantidade considerável de sal, a maresia acaba por enferrujar carros, emperrar portões, rachar vigas de concreto e deteriorar móveis.

Publicidade

Cuidados com a casa que fica perto do mar

Seja na sua casa de veraneio ou na sua casa de moradia fixa na praia, alguns cuidados são bem importantes para evitar que a maresia destrua seu investimento. Veja no que prestar atenção, seja na hora de construir ou fazer a manutenção do imóvel.

Escolha pisos de alta qualidade

O piso deve ser resistente e de alta durabilidade para que a maresia leve mais tempo antes de começar a danificá-lo. Além disso, lembre-se que a casa vai ter mais areia pelo chão, além da umidade, dependendo da distância que fica do mar. Então, vale a pena escolher um piso que também seja antiderrapante.

Aproveite e veja: 4 saídas para renovar o piso sem precisar de reforma pesada

Publicidade

Telhas impermeáveis

Do piso ao telhado, sua casa precisa desses cuidados. Quando for escolher as telhas, se forem de cerâmica elas devem receber uma camada de impermeabilizante para ficarem protegidas da maresia. O mesmo vale para as telhas de concreto.

Portas e dobradiças

Você verá o efeito destrutivo da maresia nas portas e dobradiças que começam a empenar, emperrar e enferrujar. Aliás, cuidado com as janelas também.

As partes de madeiras devem ser envernizadas e constantemente verificadas, enquanto as dobradiças podem ser de inox e devem ser lubrificadas com óleo próprio, de tempos em tempos.

Publicidade

Eletrodomésticos e eletrônicos

Aos poucos, com o passar dos meses e anos, a maresia vai entrando na casa e depositando seus cristais até mesmo dentro dos eletros. Então, começa a oxidação e a ferrugem, por dentro e por fora.

Para evitar esse problema, mantenha tudo coberto com capas quando não estiver em uso e mantenha tudo limpo também, passando um pano umedecido e depois um seco em todos os equipamentos.

Veja também: Como remover ferrugem dos objetos com receitas caseiras

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM

Peixe na churrasqueira

Peixe na churrasqueira: dicas para ficar suculento e delicioso

Tipos de uva

5 Tipos de uva mais consumidos no Brasil e suas características