chá de limão receitas e benefícios
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Chá de limão: como fazer e benefícios para a saúde

Saiba como usufruir das poderosas vantagens que esse chá oferece com receitas variadas

Conforme o Ministério da Saúde, o limão é rico em cálcio, vitamina C e ferro. Assim, ele possui o potencial de prevenir doenças e de reequilibrar o pH através da alcalinização do organismo. Portanto, para usufruir de seus nutrientes, saiba como fazer chá de limão e confira quais são os benefícios que essa bebida pode trazer para o seu dia a dia.

5 Formas de fazer chá de limão

chá de limão receitas
Crédito: Freepik

Essa é uma excelente bebida para usufruir dos benefícios da fruta de uma maneira mais eficaz. Devido ao processo de infusão, esse chá consegue concentrar nutrientes que não seriam potencializados dessa maneira durante o preparo do suco. Portanto, confira abaixo quais são as 5 formas distintas de se fazer e escolha a que mais se adapte ao seu cotidiano.

1. Com gengibre

Esse chá pode ser usado para diversas funções, conseguindo ser útil para combater gripes e resfriados, devido a seu teor de vitamina C e para o emagrecimento. Esse chá colabora para emagrecer, pois o gengibre e o limão são ingredientes que aceleram o metabolismo e incentivam a queima de gordura localizada.

Ingredientes

Limão: suco de 1 unidade;
Gengibre: 1 rodela de 5 cm;
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Esquente a água e coloque o gengibre, assim que iniciar o processo de fervura;
  2. Abafe por 5 minutos;
  3. Esprema o limão e misture. Sirva.

2. Com mel

Essa é uma combinação já conhecida por quem possui gripes, pois esses dois componentes são excelentes antivirais. Vale destacar que o mel também é antibacteriano, além do fato de que esse chá colabora para a saúde da pele e dos cabelos.

Ingredientes

Limão: 1 unidade;
Mel: 2 colheres (sopa);
Água: 500ml.

Modo de preparo

  1. Corte o limão em 4 partes diferentes, como se fosse uma cruz;
  2. Pegue uma das partes e esprema o seu suco com o mel. Leve essa mistura para ferver com água durante 10 minutos;
  3. Depois, esprema o restante dos pedaços de limão e ferva por mais dois minutos;
  4. Abafe por 5 minutos com uma tampa e sirva em seguida.

3. Com alho

Embora possua um sabor tido por muitos como desagradável, o alho possui um papel importante para o fornecimento de antioxidantes para esse chá. Esses antioxidantes colaboram para a manutenção da saúde das células, por meio do combate dos radicais livres. Além disso, ambos os componentes são ricos em vitamina C, o que torna esse chá importante para o combate da gripe.

Ingredientes

Limão: 1 unidade;
Alho: 2 dentes;
Água: 1 copo;
Mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Corte o limão em 4 pedaços e os dentes de alho ao meio;
  2. Coloque em água fervente e deixe 5 minutos;
  3. Abafe por mais 5 minutos;
  4. Coe em uma peneira e beba.

4. Com canela

Além de possuir a canela e o limão, esse chá também possui mel em sua composição. Assim, essa infusão se torna excelente para gripes e para ativar o seu metabolismo no início do dia. Por isso, a recomendação é que se beba esse chá em jejum.

Ingredientes

Água: 250ml;
Limão: ½ unidade;
Mel: 1 colher (sopa);
Canela: 1 pau.

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver;
  2. Adicione o limão, cortado em 4 pedaços, com a canela. Espere 5 minutos;
  3. Por fim, acrescente o mel.

5. Com salsa

A salsa é bastante utilizada na culinária brasileira, mas as pessoas não conhecem suas propriedades. Essa planta é diurética, o que colabora para a limpeza dos rins e redução do inchaço e é anti-inflamatória. Junto com o limão, presente nesse chá, forma uma excelente infusão em prol do emagrecimento.

Ingredientes

Água:1 litro;
Limão: 1 unidade;
Salsa: 5 ramos.

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver;
  2. Após iniciar fervura, adicione os ramos de salsa;
  3. Deixe 10 minutos em água fervente;
  4. Abafe a infusão por 5 minutos;
  5. Misture com o suco de limão e beba.

Benefícios para a saúde

chá de limão benefícios
Crédito: Freepik

Ao usufruir o chá desse componente, você irá absorver diversos nutrientes importantes para o copo. Desse modo, saiba quais são os benefícios do chá de limão e de que modo ele pode influenciar no bom funcionamento do seu organismo.

1. Melhora a digestão

Essas informações são dadas pelo próprio Ministério da Saúde, que afirma sobre o poder que o limão possui para auxiliar no tratamento de gastrite. Isso se deve ao fato de ele ser alcalino dentro do organismo, o que colabora para a nivelação do pH do estômago.

2. Rejuvenesce a pele

Por ser rico em vitamina C e por balancear o pH do organismo, o chá dessa fruta colabora diretamente para a produção de colágeno, nutriente dependente da vitamina C. O colágeno é essencial para dar firmeza na pele, tornando-a mais jovem, o que faz da vitamina C presente nesse chá uma protagonista para o rejuvenescimento da derme.

3. Fortalece os ossos

O limão é rico em fósforo e em cálcio, combinação perfeita para o sistema ósseo. Afinal, o cálcio é vital para a manutenção da estrutura e da saúde óssea, enquanto o potássio é essencial para a absorção do cálcio pelo organismo. Portanto, o chá de limão contribui diretamente para a prevenção de doenças como a osteoporose.

4. Combate viroses

O chá de limão ajuda a fortalecer a imunidade, pois é rico em vitamina C. Ganhador duas vezes do prêmio Nobel (um de química e um da paz), Linus Pauling defendia o uso de altas doses de vitamina C para a prevenção de diversos problemas, como a gripe. O problema é que essa alta ingestão gera efeitos colaterais, como a diarreia, mas a ingestão moderada realmente é útil para a prevenção da gripe.

5. Previne a anemia

Esse chá possui ferro que é essencial para o transporte de oxigênio pelas hemoglobinas, o que previne a anemia. Porém, é o alto teor de vitamina C desse chá que colabora para a prevenção desse problema, pois essa vitamina é essencial para a absorção do ferro e desempenha um papel importante para assimila-lo no organismo.

Chá de limão emagrece?

Sim, o chá de limão auxilia a emagrecer, se aliado à prática regular de exercícios físicos e a uma dieta regulada. Isso se deve ao fato do limão ser um ingrediente termogênico, o que faz com que ele acelere o metabolismo e queime a gordura localizada.

Além disso, por regular o pH do organismo, ele contribui para um sistema digestório mais eficaz e melhor processamento dos alimentos. Vale destacar que se esse chá combinar o limão com algum ingrediente diurético, como o salsão, esses efeitos são potencializados. Isso se deve ao fato de alimentos diuréticos contribuírem para a expulsão de excesso de líquidos e promoverem a redução do inchaço.

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tirar cheiro de cachorro

Como tirar cheiro de cachorro de casa com 10 dicas

bebidas termogênicas

5 Bebidas termogênicas para emagrecer