em

14 Alimentos que aceleram o metabolismo

Acelerar o metabolismo é uma forma de emagrecer miais rápido, porém não é a única. Saiba quais são as outras.
alimentos que aceleram o metabolismo
Crédito: Pixabay

Quando o assunto é dieta de emagrecimento, ouve-se muito falar em acelerar o metabolismo. Ele nada mais é do que o processo que o organismo faz para converter os alimentos em energia. A aceleração desse processo reduz a possibilidade de que as calorias se transformem em gordura. Uma das formas de fazer isso, portanto, é consumindo alimentos que aceleram o metabolismo.

Quais são os alimentos que aceleram o metabolismo?

Somente comer alimentos que aceleram o metabolismo não é o suficiente para emagrecer. É preciso que toda a alimentação seja saudável e combinada com a prática de exercício físico, pois o corpo funciona como uma máquina cheia de engrenagens. Para surtir efeito virando energia mais rápido, o alimento precisa ser estimulado pelo exercício.

Veja agora uma lista de alimentos que aceleram o metabolismo, cada um com razões específicas para isso. Então faça uma combinação de todos eles com a ajuda de um nutricionista para alcançar o resultado desejado.

1. Aveia

comer aveia para acelerar metabolismo
Crédito: Pixabay

Pelo fato de o corpo precisar gastar mais energia para digerir grãos como a aveia, ela é considerada um alimento que acelera o metabolismo porque faz com que ele se esforce mais. Outro benefício que trabalha de forma paralela a esse é o fato de ela ter muitas fibras, equilibrando o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

2. Clara de ovo

Por ser uma rica fonte de proteína, sem colesterol e com poucas calorias, a clara de ovo exige que o corpo gaste mais energia para poder processá-la. Essa energia que a clara não fornece, porque é pobre em carboidrato, o corpo vai acabar tirando das reservas de gordura, favorecendo o emagrecimento.

3. Canela

A canela é o primeiro da lista dos alimentos termogênicos que você vai ver a seguir. Esse tipo de alimento faz o corpo aumentar a temperatura e isso faz com que ele acelere o gasto de calorias.

4. Óleo de coco

comer óleo de coco para acelerar metabolismo
Crédito: Pixabay

O queridinho das dietas saudáveis também ajuda a acelerar o metabolismo, mesmo contendo gordura saturada, que não é boa para o organismo. Porém, ele compensa em outros benefícios. A composição das gorduras do óleo de coco fazem com que ele seja metabolizado mais rapidamente e, assim, evita-se que se transforme em gordura armazenada.

5. Abacate

Essa fruta é muito importante em uma dieta saudável. As gorduras que o abacate fornece são saudáveis e necessárias para a saúde. Além disso, ele tem pouco açúcar, exigindo que o organismo vá buscar sua fonte de energia na gordura armazenada.

6. Brócolis

O brócolis é rico em cálcio e em vitamina C. Essa vitamina é necessária para que o corpo absorva o cálcio, que por sua vez ajuda na queima de gordura. Além disso, a clorofila do brócolis é importante para a limpeza do fígado, que quando está saudável aumenta a produção de energia no corpo.

7. Iogurte natural

comer iogurte para acelerar metabolismo
Crédito: Pixabay

Ao comer um iogurte natural ou outro laticínio desnatado, você está ingerindo proteína, que ajuda a manter a saciedade, e também o cálcio, que como mencionado anteriormente, ajuda na regulação da queima de gordura.

8. Atum

O atum é um dos alimentos que aceleram o metabolismo por causa da sua grande quantidade de proteínas. Além de aumentarem a saciedade e reduzirem a vontade de comer mais, para que sejam metabolizadas elas exigem que mais calorias sejam gastas.

9. Chá verde

O chá verde é rico em uma substância chamada catequina, que estimula a queima de gordura, melhora a digestão, controla o colesterol e o açúcar no sangue.

10. Amêndoas

comer amêndoas para acelerar metabolismo
Crédito: Pixabay

São várias as funções benéficas das amêndoas no organismo. Elas são importantes para estimular a produção de melatonina, um hormônio que favorece a queima de gordura. Para cumprir esse papel a amêndoa usa o seu cálcio e magnésio, além de conter proteínas que ajudam a manter a saciedade enquanto mais energia é gasta.

11. Lentilha

Rica em ferro, a lentilha é essencial em uma alimentação saudável. O ferro é muito importante na produção de L-carnitina, um nutriente que transporta ácidos graxos para as células, onde vão virar energia a ser gasta.

12. Gengibre

Assim como a canela, o gengibre é um dos alimentos termogênicos mais conhecidos. Por fazer com que a temperatura do corpo aumente através da dilatação dos vasos sanguíneos, ele faz o corpo gastar mais energia e queimar mais calorias para se manter equilibrado.

13. Peito de peru

Somente pelo fato de ser uma fonte magra de proteína o peito de peru já é importante em uma dieta de emagrecimento. A proteína, além de ser essencial para transportar nutrientes e ajudar na recuperação muscular, necessita de uma maior queima de gordura para ser absorvida.

14. Pimenta

comer pimenta para acelerar metabolismo
Crédito: Pxhere

Por fim, a pimenta, outro termogênico que estimula a queima de gordura e evita que mais gordura se acumule.

Outras dicas úteis para acelerar o metabolismo

Se o processo de aceleração do metabolismo para aumentar a queima de gordura fosse tão simples, não seria necessário o trabalho dos nutricionistas. Mas não é bem assim, então aqui vão as dicas para que você permita que o seu corpo emagreça de forma saudável.

1. Tenha uma alimentação variada

Não é porque os alimentos sugeridos acima ajudam a acelerar o metabolismo que você deve se restringir a comer só eles. Até porque alguns são ricos em gordura. Consulte um nutricionista para saber qual a quantidade de cada alimento que o seu corpo precisa para emagrecer.

2. Pratique atividade física

Além de tornear os músculos, a atividade física também é uma forma de acelerar o metabolismo porque ela aumenta a temperatura do corpo. Diferente do que muita gente pensa, não é a quantidade de suor eliminado que faz emagrecer, e sim, permitir que o corpo trabalhe o tempo todo e descanse nas horas certas também.

3. Beba água

Não esqueça de tomar água durante todo o dia. Ela é necessária para que todos os alimentos sejam metabolizados. Cada corpo necessita de uma quantidade, que vai variar conforme o que contém na sua dieta.

4. Durma bem

Dormir bem é necessário para que você acorde com energia para gastar. O metabolismo não vai conseguir acelerar e gastar mais calorias de forma eficiente se estiver muito cansado porque você dormiu de menos.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Ouça essa canção para relaxar
Esses 5 alimentos ajudam quem sofre de artrite