em

FofoFofo

Chá de salsa para os rins: benefícios e como fazer

Conheça benefícios da salsa para os rins e saiba como preparar uma receita para aproveitá-la ao máximo

chá de salsa para os rins
Crédito: Pexels

Os rins são essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois é através deles que as toxinas e o excesso de sal são filtrados para serem eliminados do corpo. De tempos em tempos, os rins necessitam de limpeza para que trabalhem como o esperado. Felizmente, você pode garantir a boa saúde desses órgãos de uma forma simples, eficiente e natural, preparando chá de salsa para os rins.

Benefícios da salsa para os rins

A salsa é uma planta utilizada muito além da forma mais comum, que é como tempero para diversos pratos. Ela tem importantes propriedades medicinais para promover a boa saúde, inclusive dos rins.

Desintoxicação

A desintoxicação do organismo é o principal motivo que leva muitas pessoas a tomarem chá de salsa para os rins. Essa planta ajuda a eliminar as toxinas e excessos que estejam atrapalhando o bom fluxo sanguíneo e a sua limpeza pelos rins.

Prevenção ao excesso de sal

O sal, ou sódio, é um mineral essencial para uma boa saúde, embora tantas pessoas pensem o contrário. O que faz mal nesse ingrediente é o excesso, que acaba causando inflamações no corpo e muito inchaço porque ele retém os líquidos ingeridos. A salsa previne que sal demais seja absorvido pelo organismo, facilitando o trabalho dos rins.

Ação diurética

Seja para ajudar a desinchar ou por sofrer com algum tipo simples de problema renal ou urinário, o chá de salsa para os rins pode ajudar. A planta tem efeito diurético, ou seja, contribui com a produção de urina para eliminar naturalmente as toxinas e micro-organismos nocivos do sistema excretor.

Veja também outros benefícios do chá de salsa para a saúde

Como fazer o chá

chá de salsa como fazer
Crédito: Freepik

O chá de salsa para os rins é muito fácil e rápido de fazer, além de eficiente. Só precisa lavar 30 gramas de folhas de salsa e depois misturá-las a 1 litro de água acabada de ferver. Depois de alguns minutos em infusão, coe e, se quiser, pode adicionar um pouco de mel ou suco de limão.

Como e quando beber

Por mais que seja benéfico à saúde, esse chá pode apresentar efeitos colaterais se consumido em excesso. Então, depois de preparar uma quantidade de 1 litro de chá, beba em 4 doses ao longo do dia, em horários separados.

Uma delas de manhã, em jejum. A outra depois do almoço, a terceira no meio da tarde e a última algumas horas antes de ir dormir, após o jantar. Não exceda essa quantidade e, se perceber qualquer reação adversa, suspenda o uso e procure um médico.

Contraindicações e cuidados a ter

O primeiro cuidado a ter com o  chá de salsa para os rins é o que você acabou de ver, relacionado à quantidade. Se estiver fazendo algum tratamento ou quiser desintoxicar o corpo, beba as quatro xícaras ao longo do dia, mas apenas por dois dias. Ao mesmo tempo, deve manter uma alimentação saudável, variada e leve, sem industrializados e sem excessos, ou o chá não vai conseguir cumprir com seu papel.

Esse chá não é recomendado para gestantes e lactantes nem para pessoas que têm ou já tiveram doença inflamatória dos rins. Se for fazer alguma cirurgia nas próximas duas semanas, também não deve fazer uso desse chá, nem se estiver tomando medicação com ação diurética.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados é preciso aliar o consumo do chá a um estilo de vida saudável e equilibrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

ginseng-brasileiro

Ginseng-brasileiro: o que é, benefícios e como usar

alimentos que diminuem o estrognio

10 alimentos que diminuem o estrogênio e regulam o organismo