em

AmeiAmei

Sal do Himalaia: conheça os benefícios de consumir esse tempero

Saiba como sal rosa do Himalaia pode ajudar a prevenir diversas doenças e promover uma vida saudável

sal do himalaia
Crédito: Pixabay

Com certeza você já deve ter ouvido falar do sal do Himalaia, também conhecido como sal rosa. Fora reconhecer o nome, é muito divulgado que este tipo é um dos mais puros e com maior valor nutricional. Mas será que é realmente verdade tudo isso que falam, principalmente quando comparado ao tradicional sal de mesa?

Aprenda quais são os benefícios do consumo desse sal e como ele está associado à saúde e bem estar do corpo. Será que além de saudável também ajuda a emagrecer?

Benefícios do sal do Himalaia

sal rosa
Crédito: Vita Eletric

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo de sal deveria ser de 5 gramas por dia, no total. Ou seja, um pouco menos do que uma colher de chá. Mas infelizmente essa não é a realidade da maioria das pessoas.

Entretanto, há maneiras de tentar reduzir o consumo de sal, sem deixar a comida sem graça e, o que é mais importante, optando por um tipo de sal que seja mais saudável, como por exemplo o sal do Himalaia, que possui a metade do cloreto de sódio do que o sal refinado (comum).

1. Combate a fadiga

Sabe aquele dia em que o seu dia foi muito intenso ou corrido e você sente diversas dores musculares e fadiga? O sal do Himalaia pode te ajudar a recuperar o corpo, pois seus eletrólitos são absorvidos rapidamente pelo organismo, equilibrando os níveis osmóticos.

Se você tiver a opção, pode fazer um banho completo desse sal. Por exemplo, encher uma banheira (1 quilo de sal para 30 litros de água), colocar o sal e ficar por lá, por meia horinha, em água morna.

Se não for o caso, também dá para fazer um escalda pés para relaxar. Basta colocar 2 litros de água morna, com 70 gramas de sal (mais ou menos ½ xícara). Coloque os pés e descanse por mais ou menos 30 minutos. 

Tratamento de pés com gelo e água gelada traz saúde para o corpo inteiro

2. Possui efeito desintoxicante

sal do himalaia
Crédito: Eco Living mama

Esse sal possui um efeito detox no organismo, pois sua solução de íons auxiliam na remoção das toxinas por meio da pele. Mais uma vez, você pode incorporar o sal nas refeições ou então em banhos de imersão e escalda pés, como foi ensinado no tópico acima.

Outra opção é fazer o seu próprio esfoliante corporal com esse produto. O ideal é misturar 1 colher de sopa do sal com 1 colher de óleo de coco (ou outro da sua preferência). Basta aplicar no corpo. Mas atenção! As partículas desse sal são grossas e você deve massagear suavemente para não machucar. Atenção especial ao rosto.

3. Tem ação alcalina

Esse sal possui uma características antiácidas (e alcalinas) que ajudam a equilibrar o pH do organismo, reduzindo os níveis de acidez. Portanto, o consumo diário pode te ajudar a reduzir os problemas de azia e queimação no estômago.

4. Possui menos cloreto de sódio

Ao contrário do sal refinado, o sal do Himalaia possui muito menos sódio em sua composição. Esse componente, por sua vez, provoca retenção de líquido no organismo e faz com que a pressão arterial aumente.

5. Ajuda a fortalece a imunidade

Por ser rico em minerais e nutrientes benéficos como o magnésio, cálcio e potássio, esse sal desempenha um papel importante para elevar a imunidade do organismo de quem o consome.

Sal do Himalaia emagrece?

Sim, o sal rosa do Himalaia contribui diretamente para o emagrecimento. Isso é explicado porque ele contribui para regular os processos osmóticos do organismo (movimentação da água dentro das células do organismo), ao contrário do sal branco refinado.

Esse controle osmótico contribui para o emagrecimento, pois evita a retenção de líquido, responsável pelo inchaço localizado. Mas, de nada vale se for consumido em excesso. Por isso é importante associar a uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

Como consumir

sal do himalaia
Crédito: Reza Mundo

Você já deve ter visto que o sal rosa possui diversas utilidades para os mais variados fins. Desse modo, ele pode ser consumido de maneiras diferentes.

Como tempero: substituir o sal branco refinado pelo sal rosa do Himalaia na alimentação já é um excelente passo para o ganho de saúde. Para isso, você pode usar como sal grosso ou então com auxílio de um moedor (assim como o de pimenta), para torná-lo fino e temperar o que você quiser.

Como produto de beleza: você pode usar para relaxar, no banho ou escalda pés, como foi ensinado no início desse artigo. Outra opção é como esfoliante para todo o corpo, ajudando a remover as células mortas e desintoxicar o organismo.

Para decoração e energização: usar uma pedra (média ou grande) de sal do Himalaia, seja como lâmpada ou apenas a pedra traz diversos benefícios para o seu corpo, saúde e mente. São eles: promoção do sistema imunológico, melhora da produtividade, redução de enxaqueca e dor de cabeça, tratamento de problemas respiratórios e afastar energias negativas.

Preço e onde comprar

O preço pode variar entre R$ 84 e R$ 100 o quilo, dependendo do local em que for adquirido. Hoje em dia é muito fácil de encontrá-lo, desde supermercados à lojas de produtos naturais. Também é possível adquiri-lo pela internet.

Como saber se o sal do Himalaia é falso

sal do himalaia
Crédito: Dr Frederico Porto

Com tantos sais do Himalaia falsos fica difícil confiar em qual é o verdadeiro. Porém, não se preocupe, pois existem alguns critérios para identificar se o sal rosa é verdadeiro (ou apenas colorido).

O primeiro fator que deve ser considerado é o preço. Se estiver muito barato, desconfie. Infelizmente ele não é um produto barato, principalmente se comparado com o sal refinado de mesa.

Outro ponto é que os cristais são bem secos, por serem extraídos de mina. Já a sua coloração é levemente rosada. Portanto, se o sal estiver úmido e com cores vivas, desconfie.

Você também pode testá-lo colocando uma pequena porção na água. Se soltar cor, é sinal que o produto está falsificado / alterado. O sal rosa não libera nenhum tipo de cor, seja ele utilizado para cozinhar ou como produto de beleza.

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

zíper emperrado

Como consertar zíper emperrado: 9 técnicas

restaurante contrata avós

Restaurante contrata avós e agora serve uma comida caseira incrível