em

Pistache: benefícios para a saúde, como consumir e receita especial

Do grupo das oleaginosas, o pistache é uma ótima opção para incluir na sua dieta.
benefícios do pistache
Crédito: PxHere

Graças às dietas atuais, muitos alimentos que não eram tão conhecidos estão se popularizando. Um destes alimentos é o pistache, que faz parte do grupo alimentar das nozes, castanhas, macadâmias e amêndoas.

Se você pensou em amendoim também, é legal esclarecer que apesar de ser possível extrair seu óleo, assim como das outras oleaginosas, o amendoim entra no grupo das leguminosas, tal qual o feijão e a lentilha.

Bem, voltando a falar do pistache, conheça suas propriedades e benefícios para a saúde e fale com seu nutricionista para saber qual a quantidade ideal para sua rotina alimentar.

Benefícios do pistache para saúde

pistache

O pistache é uma ótima fonte de proteína, potássio, magnésio, fibra, ácidos graxos bons para o sistema cardiovascular, vitamina K, B6 e E. Veja como estas propriedades atuam no organismo:

1. Restaura as células

O pistache possui efeitos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Quando o corpo produz radicais livres em excesso eles impedem que as células saudáveis se regenerem, e sem células saudáveis o corpo começa a adoecer.

2. Prolonga a saciedade

A proteína, a fibra e a gordura saudável presentes no pistache ajudam controlar o índice glicêmico do sangue, pois são todos absorvidos de forma mais lenta, evitando picos de insulina, e consequentemente, prolongando a saciedade.

Lista de alimentos que saciam sem engordar

3. Melhora a função do sistema gastrointestinal

Outra função importante das fibras é ajudar o trabalho da digestão e eliminação das toxinas que ficam no intestino. Em 30 gramas de pistache há 3 gramas de fibras, o que corresponde a 12% da quantidade diária recomendada.

4. Protege a saúde dos olhos

O pistache contém um carotenoide chamado luteína, que junto com a antocianina faz o pistache ter a cor verde e roxa. Mas no organismo, esse carotenoide atua na saúde da retina, já que está naturalmente presente no processo de fotoproteção dos olhos.

As melhores dicas para cuidar da saúde dos olhos

5. Contém vitamina B6

benefícios do pistache
Crédito: SPDM

O pistache é fonte de vitamina B6, que é fundamental para vários sistemas do corpo, como para a saúde do sistema nervoso, ajudando na fabricação dos hormônios do bem-estar liberados após o exercício físico ou uma atividade prazerosa.

A vitamina B6 também ajuda a combater os sintomas de artrite, de TPM e mantém a saúde dos vasos sanguíneos, o que contribui para o equilíbrio da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

6. Regula os índices glicêmicos

A proteína, a fibra e a gordura saudável presentes no pistache ajudam controlar o índice glicêmico do sangue, pois são todos absorvidos de forma mais lenta, evitando picos de insulina. Assim, regula-se os índices glicêmicos do organismo.

Sintomas de alto índice glicêmico no sangue

7. Reduz o colesterol

Se consumido durante 1 mês, acompanhado de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos, ele pode regular o colesterol do organismo. Assim, ele é uma excelente opção para quem possui altas taxas.

8. Atua como anti-inflamatório

Essa oleaginosa é excelente para combater inflamações, sendo rica em vitamina A e vitamina E. Desse modo, se torna um excelente componente anti-inflamatório natural.

9. Promove o ganho de massa muscular

O pistache pode contribuir para o ganho de massa muscular, pois ele atua diretamente no processo da síntese de proteína. Essa otimização promovida pelo componente em questão favorece o ganho de massa muscular.

10. Fortalece a imunidade

pistache
Crédito: Tudo Low Carb

Por ser rico em diversas vitaminas, como a vitamina B6, ele é excelente para o fortalecimento da imunidade. Assim, o consumo diário de pistache pode ser uma excelente ferramenta para a prevenção de doenças.

11. Previne o câncer

O pistache auxilia na prevenção do câncer, pois é um alimento bastante rico em antioxidantes. Porém, ele apenas serve para auxiliar na prevenção, não sendo um fator único.

12. Rejuvenesce a pele

Também por ser rico em antioxidantes, ele consegue combater o desgaste excessivo causado pelos radicais livres nas células da derme. Por isso, é excelente para deixa-la com um aspecto mais jovem.

Veja a lista de alimentos para rejuvenescer a pele

13. Fortalece o cabelo

As suas propriedades são excelentes para quem possui cabelos com raízes fracas ou queda de cabelo. Assim, seu uso é recomendado para esse grupo de pessoas, servindo como auxiliar para o tratamento.

14. Combate a acne

Por ser rico em vitaminas e antioxidantes, o pistache é uma excelente opção para combater a acne. Assim, não deixando que a mesma inflame.

15. Previne a anemia

Por ser um alimento rico em ferro, essa oleaginosa é muito benéfica para o bom funcionamento do sangue e do sistema circulatório como um todo. Isso é explicado pelo fato de ele aumentar o fortalecimento dos glóbulos vermelhos. Desse modo, o pistache colabora diretamente para a prevenção e para o combate da anemia.

Propriedades nutricionais

pistache
Crédito: Dicas de Saúde

Você verá na tabela abaixo o quanto o pistache é mais rico em proteínas do que diversos alimentos. Além disso, possui excelentes propriedades nutricionais. Veja a tabela nutricional para 100 gramas de pistache, de acordo com a USDA (Departamento de pesquisa agrícola dos Estados Unidos):

Água: 4,37%
Energia: 560 kcal;
Carboidratos: 27,17 gramas;
Proteínas: 20,16 gramas;
Gorduras totais: 45,32 gramas;
Gorduras saturadas: 6,13 g;
Fibra alimentar: 10,6 gramas;
Açúcares: 7,66 gramas;
Sódio: 0 mg.

Como consumir

Para usufruir de excelentes propriedades nutricionais de um alimento como esse, é necessário que saiba como consumi-lo adequadamente. Para isso, você deve saber que o pistache possui uma casca, que deve ser removida para o consumo.

Assim, saiba que para retirar a casca, você pode se aproveitar da rachadura que existe em seu centro ou até mesmo quebra-la com um martelinho. Existe também a opção de compra-lo já descascado.

O pistache pode ser incorporado inteiro ou triturado em diversas receitas, sejam elas doces, salgadas ou mesmo saladas.

Receita de brigadeiro de pistache

pistache
Crédito: Elo 7

Agora que você já sabe como consumi-lo, é hora de aprender a fazer uma receita extremamente deliciosa com esse nutritivo alimento. Confira abaixo como fazer brigadeiro de pistache em sua casa:

Ingredientes

Leite condensado: 1 lata;
Pistache descascado: 50 gramas;
Manteiga sem sal: 1 colher (sopa);
Creme de leite: 100 gramas;
Sal: 1 pitadinha.

Modo de preparo

  1. Triture o pistache (descascado);
  2. Reúna todos os ingredientes, exceto o creme de leite, em uma panela;
  3. Mexa bem, enquanto esquenta;
  4. Adicione o creme de leite e misture durante mais 1 minuto;
  5. Coloque em copinhos e sirva!

Receita de panna cotta de pistache (low carb)

Veja como fazer uma panna cotta italiana e inspire-se a incluir essa oleaginosa na sua dieta de forma saudável:

Então, agora que você já sabe tudo sobre o pistache, compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
melasma
Melasma: o que é e como tratar
fazer manteiga
Como fazer manteiga caseira: 5 receitas simples e fáceis