em

Pistache: conheça os principais benefícios para a saúde

Do grupo das oleaginosas, o pistache é uma ótima opção para incluir na sua dieta.

Graças às dietas atuais, muitos alimentos que não eram tão conhecidos estão se popularizando. Um destes alimentos é o pistache, que faz parte do grupo alimentar das nozes, castanhas, macadâmias e amêndoas.

Se você pensou em amendoim também, é legal esclarecer que apesar de ser possível extrair seu óleo, assim como das outras oleaginosas, o amendoim entra no grupo das leguminosas, tal qual o feijão e a lentilha.

Bem, voltando a falar do pistache, conheça suas propriedades e benefícios para a saúde e fale com seu nutricionista para saber qual a quantidade ideal para sua rotina alimentar.

Propriedades nutricionais do pistache

O pistache é uma ótima fonte de proteína, potássio, magnésio, fibra, ácidos graxos bons para o sistema cardiovascular, vitamina K, B6 e E. Veja como estas propriedades atuam no organismo:

Restaura as células

O pistache possui efeitos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Quando o corpo produz radicais livres em excesso eles impedem que as células saudáveis se regenerem, e sem células saudáveis o corpo começa a adoecer.

Prolonga a saciedade e equilibra o nível glicêmico

A proteína, a fibra e a gordura saudável presentes no pistache ajudam controlar o índice glicêmico do sangue, pois são todos absorvidos de forma mais lenta, evitando picos de insulina, e consequentemente, prolongando a saciedade.

Melhora a função do sistema gastrointestinal

Outra função importante das fibras é ajudar o trabalho da digestão e eliminação das toxinas que ficam no intestino. Em 30 gramas de pistache há 3 gramas de fibras, o que corresponde a 12% da quantidade diária recomendada.

Protege a saúde dos olhos

O pistache contém um carotenoide chamado luteína, que junto com a antocianina faz o pistache ter a cor verde e roxa. Mas no organismo, esse carotenoide atua na saúde da retina, já que está naturalmente presente no processo de fotoproteção dos olhos.

Contém vitamina B6

O pistache é fonte de vitamina B6, que é fundamental para vários sistemas do corpo, como para a saúde do sistema nervoso, ajudando na fabricação dos hormônios do bem-estar liberados após o exercício físico ou uma atividade prazerosa.

A vitamina B6 também ajuda a combater os sintomas de artrite, de TPM e mantém a saúde dos vasos sanguíneos, o que contribui para o equilíbrio da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

DICA DE RECEITA COM PISTACHE

Agora que você já sabe o quão benéfico o pistache pode ser para a sua saúde, veja como fazer uma panna cotta italiana e inspire-se a incluir essa oleaginosa na sua dieta de forma saudável:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

5 dicas para manter as gengivas saudáveis
Esposa cria “caderneta de boas ações” para melhorar seu relacionamento