Graças às dietas atuais, muitos alimentos que não eram tão conhecidos estão se popularizando. Um destes alimentos é o pistache, que faz parte do grupo alimentar das nozes, castanhas, macadâmias e amêndoas.
Se você pensou em amendoim também, é legal esclarecer que apesar de ser possível extrair seu óleo, assim como das outras oleaginosas, o amendoim entra no grupo das leguminosas, tal qual o feijão e a lentilha.
Bem, voltando a falar do pistache, conheça suas propriedades e benefícios para a saúde e fale com seu nutricionista para saber qual a quantidade ideal para sua rotina alimentar.
Benefícios do pistache para saúde

1. Restaura as células
O pistache possui efeitos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Quando o corpo produz radicais livres em excesso eles impedem que as células saudáveis se regenerem, e sem células saudáveis o corpo começa a adoecer.
2. Prolonga a saciedade
Lista de alimentos que saciam sem engordar
3. Melhora a função do sistema gastrointestinal
Outra função importante das fibras é ajudar o trabalho da digestão e eliminação das toxinas que ficam no intestino. Em 30 gramas de pistache há 3 gramas de fibras, o que corresponde a 12% da quantidade diária recomendada.
4. Protege a saúde dos olhos
O pistache contém um carotenoide chamado luteína, que junto com a antocianina faz o pistache ter a cor verde e roxa. Mas no organismo, esse carotenoide atua na saúde da retina, já que está naturalmente presente no processo de fotoproteção dos olhos.
5. Contém vitamina B6

O pistache é fonte de vitamina B6, que é fundamental para vários sistemas do corpo, como para a saúde do sistema nervoso, ajudando na fabricação dos hormônios do bem-estar liberados após o exercício físico ou uma atividade prazerosa.
A vitamina B6 também ajuda a combater os sintomas de artrite, de TPM e mantém a saúde dos vasos sanguíneos, o que contribui para o equilíbrio da pressão arterial e dos níveis de colesterol.
6. Regula os índices glicêmicos
A proteína, a fibra e a gordura saudável presentes no pistache ajudam controlar o índice glicêmico do sangue, pois são todos absorvidos de forma mais lenta, evitando picos de insulina. Assim, regula-se os índices glicêmicos do organismo.
Sintomas de alto índice glicêmico no sangue
7. Reduz o colesterol
Se consumido durante 1 mês, acompanhado de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos, ele pode regular o colesterol do organismo. Assim, ele é uma excelente opção para quem possui altas taxas.
8. Atua como anti-inflamatório
Essa oleaginosa é excelente para combater inflamações, sendo rica em vitamina A e vitamina E. Desse modo, se torna um excelente componente anti-inflamatório natural.
9. Promove o ganho de massa muscular
O pistache pode contribuir para o ganho de massa muscular, pois ele atua diretamente no processo da síntese de proteína. Essa otimização promovida pelo componente em questão favorece o ganho de massa muscular.
10. Fortalece a imunidade

Por ser rico em diversas vitaminas, como a vitamina B6, ele é excelente para o fortalecimento da imunidade. Assim, o consumo diário de pistache pode ser uma excelente ferramenta para a prevenção de doenças.
11. Previne o câncer
O pistache auxilia na prevenção do câncer, pois é um alimento bastante rico em antioxidantes. Porém, ele apenas serve para auxiliar na prevenção, não sendo um fator único.
12. Rejuvenesce a pele
Também por ser rico em antioxidantes, ele consegue combater o desgaste excessivo causado pelos radicais livres nas células da derme. Por isso, é excelente para deixa-la com um aspecto mais jovem.
Veja a lista de alimentos para rejuvenescer a pele
13. Fortalece o cabelo
As suas propriedades são excelentes para quem possui cabelos com raízes fracas ou queda de cabelo. Assim, seu uso é recomendado para esse grupo de pessoas, servindo como auxiliar para o tratamento.
14. Combate a acne
Por ser rico em vitaminas e antioxidantes, o pistache é uma excelente opção para combater a acne. Assim, não deixando que a mesma inflame.
15. Previne a anemia
Por ser um alimento rico em ferro, essa oleaginosa é muito benéfica para o bom funcionamento do sangue e do sistema circulatório como um todo. Isso é explicado pelo fato de ele aumentar o fortalecimento dos glóbulos vermelhos. Desse modo, o pistache colabora diretamente para a prevenção e para o combate da anemia.
Propriedades nutricionais

Você verá na tabela abaixo o quanto o pistache é mais rico em proteínas do que diversos alimentos. Além disso, possui excelentes propriedades nutricionais. Veja a tabela nutricional para 100 gramas de pistache, de acordo com a USDA (Departamento de pesquisa agrícola dos Estados Unidos):
Água: 4,37%
Energia: 560 kcal;
Carboidratos: 27,17 gramas;
Proteínas: 20,16 gramas;
Gorduras totais: 45,32 gramas;
Gorduras saturadas: 6,13 g;
Fibra alimentar: 10,6 gramas;
Açúcares: 7,66 gramas;
Sódio: 0 mg.
Como consumir
Para usufruir de excelentes propriedades nutricionais de um alimento como esse, é necessário que saiba como consumi-lo adequadamente. Para isso, você deve saber que o pistache possui uma casca, que deve ser removida para o consumo.
Assim, saiba que para retirar a casca, você pode se aproveitar da rachadura que existe em seu centro ou até mesmo quebra-la com um martelinho. Existe também a opção de compra-lo já descascado.
O pistache pode ser incorporado inteiro ou triturado em diversas receitas, sejam elas doces, salgadas ou mesmo saladas.
Receita de brigadeiro de pistache

Agora que você já sabe como consumi-lo, é hora de aprender a fazer uma receita extremamente deliciosa com esse nutritivo alimento. Confira abaixo como fazer brigadeiro de pistache em sua casa:
Ingredientes
Leite condensado: 1 lata;
Pistache descascado: 50 gramas;
Manteiga sem sal: 1 colher (sopa);
Creme de leite: 100 gramas;
Sal: 1 pitadinha.
Modo de preparo
- Triture o pistache (descascado);
- Reúna todos os ingredientes, exceto o creme de leite, em uma panela;
- Mexa bem, enquanto esquenta;
- Adicione o creme de leite e misture durante mais 1 minuto;
- Coloque em copinhos e sirva!
Receita de panna cotta de pistache (low carb)
Veja como fazer uma panna cotta italiana e inspire-se a incluir essa oleaginosa na sua dieta de forma saudável:
Então, agora que você já sabe tudo sobre o pistache, compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

