em

AmeiAmei

Benefícios do melão amargo para saúde e como prepará-lo

Conheça os segredos do melão-de-são-caetano
melão amargo
Crédito: Pixabay

A tendência é que o melão amargo (ou melão de são caetano) se popularize cada vez mais no como um remédio natural poderoso. Rico em vitamina B1, B2, B3, C, em zinco e em fibras solúveis, esse alimento é completo e proporciona diversos benefícios para quem o consome.

Benefícios do melão amargo

Objeto de estudo por diversos especialistas, ele é extremamente nutritivo e possui maravilhosas propriedades cicatrizantes. Inclusive, a Universidade do Sul da Califórnia (USC) começou a realizar estudos no qual utiliza-se o melão de são caetanopara o tratamento de úlceras, por exemplo.

1. Evita a constipação instestinal

melão amargo
Crédito: Li Mundo

Esse alimento é rico em fibras e nutrientes necessários para o bom funcionamento do intestino. Desse modo, as fibras do melão de são caetano regulam a frequência de evacuação do indivíduo, evitando que ele fique constipado. Para complementar a ação das fibras, é necessário que se beba bastante água.

Alimentos ricos em fibras para potencializar a saúde

2. Combate úlceras

Como mencionado anteriormente, está sendo realizado estudos com o objetivo de comprovar a eficácia do melão de são caetano contra as úlceras. Eles definem esse problema como uma ferida ou lesão (na pele, em mucosas ou em órgãos) que pode ser considerado um problema de saúde pública.

Vale destacar que a úlcera no estomago é uma das que mais preocupam, pois com a rotina corrida, muitas pessoas acabam se esquecendo de comer ou não o fazem da forma adequada. Esse hábito pode gerar problemas ainda piores, como por exemplo, o câncer de estômago.

3. Desenvolve a massa muscular

Ele é rico em vitamina B2, o que permite o aumento da produção do hormônio testosterona no organismo. Este, por sua vez, auxilia no desenvolvimento e aumento de massa muscular.

4. Atua como anti-inflamatório

O melão amargo é rico em vitamina C, o que faz com que ele tenha um excelente potencial anti-inflamatório. Assim como ele colabora para o tratamento externo de feridas, também o faz para o tratamento de lesões musculares, decorrentes de inflamação.

5. Torna a digestão mais eficaz

melão amargo
Crédito: Cell Code

Rico em B3, uma vitamina excelente para a digestão, uma vez que incentiva a produção de ácido clorídrico no estômago. Este ácido é o responsável por protagonizar a desestruturação do alimento, posterior aproveitamento de seus nutrientes e excreção de seus restos.

Conheça alguns ingredientes naturais que ajudam na digestão

6. Aumenta a energia do corpo

Essa fruta é rica em vitamina B1, também chamada de Tiamina. Ela possui um papel fundamental para ativar a correta oxidação da glicose e de outros carboidratos importantes. Assim, o seu corpo aumentará a reserva energética para ser gasta durante o dia.

7. Fortalece a imunidade

O melão amargo é uma poderosa fruta para fortalecer a imunidade de quem o consome. Rico em zinco, mineral responsável por aumentar a produção de linfócitos T, permite o combate de agentes invasores. Além disso, esse alimento é rico em vitamina C, conhecida por ajudar na prevenção e combate de gripes e resfriados.

8. Estimula a perda de peso

O melão de são caetano também é muito útil para o processo de emagrecimento, por ser rico em fibras. Estas promovem saciedade no organismo, o que diminui a fome constante e a alimentação em momentos inapropriados.

9. Protege o coração

Ele reduz as probabilidades de se ter arteriosclerose, além de reduzir os índices de colesterol no organismo. Desse modo, ele contribui para a prevenção de entupimentos de artérias vitais e, consequentemente, de paradas cardíacas.

10. Estimula a produção do hormônio da felicidade

O melão amargo também colabora para aumentar o humor, podendo ser usado por quem tem depressão, para auxiliar indiretamente no tratamento. Isso se deve ao estímulo hormonal à serotonina, regulando os níveis desse hormônio no organismo.

Como preparar e consumir o melão amargo

melão amargo
Crédito: India.com

Para usufruir dos benefícios desse melão, é muito simples. Para isso, basta que se prepare um chá feito à base desse componente e, assim, você usufruirá de suas propriedades. Confira abaixo como preparar:

Ingredientes

Folhas de melão amargo: 5 colheres (sobremesa, secas ou frescas) ;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e em seguida acrescente as folhas;
  2. Desligue o fogo, tape e deixe por cerca de 10 minutos;
  3. Quando esfriar, coe e beba;
  4. São recomendadas de 2 a 3 xícaras diárias.

44 Comments Leave a Reply
  1. Gente explica melhor. Vcs falam q é da Folha q faz o chá Mas mostra o fruto Verde. Por favor seja mais claro cm saúde não se brinca. Ta parecendo a máfia de laboratorios. Sejam mais esclarecido, facilita o entendimento. Obrigada…

  2. Obrigado por este link ,e maravilhoso , e de grande utilidade , muito bom , pra mim e otimo , deveria ter um livro com todas estas dicas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
leite de vaca faz mal
Leite de vaca faz mal, sim ou não?
Sem previdência, suicídio de idosos no Chile cresce a cada ano
Sem previdência, suicídio de idosos no Chile cresce a cada ano