em

6 Tipos de melão: aprenda a escolher os melhores

Veja as diferenças na aparência de cada tipo, conheça os mais doces e mais perfumados.
tipos de melão
Crédito: Freepik

Docinho, macio e suculento. Esse é o melão, uma fruta que chegou às terras brasileiras por volta dos anos 50 e logo começou a ser cultivada. Os tipos de melão variam, tanto na aparência quanto no aroma e sabor.

Essa fruta é nativa das terras quentes e secas do oriente, também muito apreciada na Europa e os Brasileiros não abrem mão, especialmente em dias quentes. Justamente por crescer melhor em solo quente e seco, é no norte e nordeste do país que estão os maiores cultivares.

Se você conhece pouco sobre o melão, vai ver agora 6 tipos diferentes, conhecer suas características e aprender a como escolher o mais gostoso da feira.

Diferentes tipos de melão e as suas propriedades

O melão que mais se vê nas feiras e supermercados brasileiros é o tradicional amarelo de casca e branco de polpa. Mas há outros que, inclusive, se parecem com abóboras e melancias. Veja só:

1. Melão amarelo

tipo de melão amarelo
Crédito: Agrícola Famosa

Começando pelo clássico, esse é o melão de casca amarela e interior branco-esverdeado. Ele é bem neutro no sabor e por isso é recomendado não só para comer fruta e misturar a pratos doces, mas também em saladas frescas.

2. Melão matisse ou dino

tipo de melão matisse
Crédito: Hirota Food Supermercados

Esse melão ainda está em adaptação na vida dos brasileiros. Ele é branco tanto por fora quanto por dentro. Sua casca tem vincos verdes, algumas vezes parecendo com os ovos de dinossauro, por isso o apelido “dino”. O sabor é bem doce. Também combina com pratos doces e salgados.

3. Melão gália

tipo de melão galia
Crédito: Agrícola Famosa

Uma variedade bem perfumada é essa, o melão gália ou israelense. Ele é redondo com a casca amarela e rendada, e dentro é esverdeado. É docinho também e fica ótimo para servir com entradas e petiscos.

4. Melão pele de sapo

tipo de melão pele de sapo
Crédito: Agrícola Famosa

Esse é um melão de formato mais oval, com casca verde-escuro e rajadas mais claras, por isso o nome. Sua polpa é doce e branca. Diferente do gália, ele não é do tipo perfumado, mas fica ótimo para rechear massas e fazer drinks tropicais.

5. Melão orange

tipo de melão orange
Crédito: Quitanda Online

Como o nome sugere, a polpa desse tipo de melão é alaranjada e não é aromático. Tem uma casca lisa, que vai do amarelo ao esbranquiçado. Além de comer puro ele faz ótimas caipirinhas.

6. Melão cataloupe

tipo de melão cataloupe
Crédito: Agrícola Famosa

Esse é o mais aromático entre todos os melões. Sua casca é rendada e clarinha, a polpa alaranjada e sabor doce. Porém, também é o tipo que estraga em menos tempo, por isso necessita da geladeira para melhor conservação.

Qual o melão mais doce?

Entre esses tipos mencionados, enquanto o melão cataloupe ganha o título de mais aromático, o que vence como mais doce é o matisse, aquele todo branquinho com rajadas esverdeadas na casca. Mas como paladar é uma questão pessoal, é interessante que você dê uma chance para cada um deles e depois tire suas conclusões.

Dicas para escolher melão

A forma de não errar na hora de escolher o melão perfeito é dar preferência para uma fruta que esteja firme e mais pesada. Normalmente o peso significa mais água, ou seja, uma polpa mais suculenta. Fora isso é só saber diferenciar os tipos de melão para não julgar pela aparência e acabar deixando de levar um ótima fruta para casa.

Agora que já conhece alguns tipos de melão e sabe como escolher os melhores, veja quais são os 10 benefícios do melão para a saúde e aprenda a fazer uma receita deliciosa com a fruta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

cachorro pode comer melão
Cachorro pode comer melão? Veja quais frutas pode dar ao seu cão
mitos e verdades sobre alimentos congelados
12 Mitos e verdades sobre alimentos congelados