sintomas de menstruação
Crédito: Freepik
em

14 Sintomas de menstruação: saiba quando está a caminho

Praticamente toda mulher menstrua, mas nem todas sabem perceber os sintomas para se prepararem. Veja quais são.

Depois que uma mulher menstrua pelas primeiras vezes, já vai percebendo quais são os sintomas de menstruação. Assim como tudo na vida, quando faz parte da rotina, você acostuma e passa a conviver com mais naturalidade com tudo que acontece no seu corpo.

Com a menstruação não é diferente. Depois de alguns meses, quando ela já está regulada, vai ficando cada vez mais fácil perceber os dias pré-menstruais. Até porque o corpo não economiza nos avisos.

Para as meninas que ainda não menstruaram pela primeira vez, esses sinais são completamente novos. Se não estiverem preparadas podem até se assustar ao sentirem uma dor estranha na região perto da bexiga.

Mas cada caso é um caso. Há meninas que não sentem nada de estranho, não sangram muito e a vida segue. Há outras que sentem dor – bem-vinda à primeira cólica! – desconforto e já têm um fluxo forte.

Então, nesse artigo você vai conhecer quais são os sintomas de menstruação mais comuns, que podem ou não acontecer com você, e também vai saber quais são os sinais da primeira menstruação para que as meninas que ainda não viveram esse momento possam se preparar.

Sintomas de menstruação

os principais sintomas de menstruação
Crédito: Freepik

Falara sobre sintomas de menstruação é a mesma coisa do que falar de TPM, a tensão pré-menstrual que as mulheres tanto detestam. São sintomas que acontecem cerca de uma semana ou cinco dias antes da menstruação descer e normalmente param quando a menstruação desce ou quando ela termina.

Porém, os sintomas da TPM são muito variáveis. Há mulheres que passam pela semana pré-menstrual de forma muito tranquila, sem sentir nada. Por outro lado, tem mulheres que sentem sintomas tão fortes que precisam ir ao ginecologista e tomar medicamentos ou remédios caseiros para aliviar as dores.

Sendo assim, veja quais são os sintomas de menstruação e saiba que você pode senti-los ou não, e que podem ser leves ou intensos. Cada caso é diferente do outro. A divisão dos sintomas é feita entre os emocionais e os físicos. Veja a lista a seguir.

Sintomas emocionais

Os sintomas emocionais ocorrem porque as alterações hormonais que acontecem antes e durante a menstruação afetam o sistema nervoso central da mulher. Todos os hormônios do corpo estão conectados de alguma forma, então quando um sofre alteração, todos os demais tendem a reagir. Sendo assim, a mulher pode sentir:

1. Sintomas de depressão

Não quer dizer que a mulher esteja com depressão. Apenas pode sentir alguns dos sintomas típicos da depressão, como uma tristeza profunda e total falta de ânimo para fazer qualquer coisa. Mas vai passar logo.

2. Vontade de chorar

Esse é mais um sintoma que está na lista dos parecidos com a depressão. Mas as vezes ele surge de forma isolada, sem os outros sintomas. E pode ocorrer do nada. Uma hora você está feliz vendo um vídeo de humor, mas é só aparecer um cachorrinho fofo na tela que você se emociona e chora igual criança.

3. Irritabilidade

A irritabilidade também ocorre porque o sistema nervoso central é afetado, e pode aparecer e ir embora rapidamente. O que vai influenciar é o que a mulher estiver fazendo no seu dia a dia. Por exemplo, se viver uma situação estressante no seu período pré-menstrual, a tendência é que reaja com muito mais irritação do que reagiria se não estivesse nesse período.

4. Ansiedade

Uma mistura de tantas emoções e sensações que estão acontecendo no corpo acaba causando a ansiedade. É aí que vem a perigosa gula, que faz ter vontade de comer todos os doces que vê pela frente para sentir-se mais calma. Mas também pode acontecer o oposto. Há mulheres que perdem a fome e praticamente entram em estado de hibernação porque parece que quanto menos se mexerem, menos sintomas vão sentir.

5. Insônia

A insônia acaba sendo um resultado da ansiedade, quando a mulher fica muito agitada os hormônios não liberam sinais o suficiente para adormecer. O que costuma ajudar é manter uma alimentação equilibrada, sem nenhum estimulante, como café, guaraná ou açúcar industrializado.

6. Sonolência

O corpo da mulher realmente parece virar de cabeça para baixo na TPM. Enquanto à noite seu cérebro não para de pensar, ao longo do dia vai sentir uma sonolência absurda. Especialmente por não ter descansado o suficiente à noite.

7. Dificuldade de concentração

São muitos pensamentos, muitas sensações e claro, o efeito da alterações que estão acontecendo o tempo todo no corpo durante a semana pré-menstrual. Tudo isso junto faz a mulher ficar meio nas nuvens, esquecer a chave no banheiro e a bolsa no carrinho de compras.

8. Cansaço

Por fim, o cansaço vai aparecer porque não é fácil lidar com todas essas maluquices acontecendo ao mesmo tempo. Ele pode surgir mesmo nas mulheres que não têm sintomas fortes de TPM, pois o corpo está trabalhando em algo muito importante e gastando mais energia.

Sintomas Físicos

Como se não bastassem todos os sintomas emocionais, tem também os físicos, como uma básica consequência. Talvez esses sejam os piores, pois há mulheres que só sintam eles enquanto estão emocionalmente bem. Além do mais, os sintomas emocionais não causam dor, e os físico causam. Veja quais são.

9. Dor de cabeça

A frequência e a intensidade da dor de cabeça como um dos sintomas de menstruação é muito variável de mulher para mulher. Mas normalmente ela dura uns dois dias e vai embora assim que a menstruação descer.

10. Acne

Quem já tem predisposição à acne ou a pele muito oleosa, tende a ver as espinhas aparecerem em maior quantidade na semana pré-menstrual. Por causa da maior liberação hormonal as glândulas sebáceas também são afetadas. A dica é cuidar bem da pele e evitar todos os açúcares e alimentos gordurosos.

11. Aumento de peso

Não quer dizer que a mulher vá engordar de repente só porque está na semana pré-menstrual. Ela vai achar que seu peso aumentou porque é comum o corpo inchar. Mas normalmente é só retenção de líquido. O peso só vai aumentar mesmo se nessa fase você comer demais e não sair da cama ou do sofá.

12. Inchaço e sensibilidade nas mamas

A sensibilidade nas mamas é um dos sintomas de menstruação que praticamente toda mulher vai sentir. Mesmo aquelas que não sentem os outros sintomas. Ele é o que está mais relacionado com todo o processo. Então pode perceber que durante a semana pré-menstrual e a menstruação os seios vão estar maiores. Porém depois voltam ao normal.

13. Dores osteomusculares

Aquela indisposição mencionada nos sintomas emocionais tem a ver com essa dores no corpo, de forma generalizada, mas em especial nas pernas. Por isso é que, ao contrário do que muitas mulheres pensam, a prática de atividade física é essencial para que o corpo não fique retendo essas dores e a circulação do sangue se normalize.

14. Distensão gasosa e diarreia

Por causa do aumento de um hormônio chamado prostaglandina durante o período pré-menstrual, pode acontecer a aceleração do trânsito intestinal, causando gases e diarreia, ou somente o aumento na quantidade diária de evacuações.

De fato, chega a assustar toda essa quantidade de sintomas de menstruação que uma mulher pode ter. Mas é a maior justificativa para que as mulheres sejam chamadas de doidas e incompreensíveis. Quem não sente nada disso é melhor nem tentar compreender mesmo.

Mas calma, mais uma vez vale reforçar que você pode sentir somente alguns desses sintomas, de forma muito leve, ou nem sentir nada. Conforme esses períodos chegam, procure cuidar bem da sua alimentação, praticar atividade física, descansar bastante e manter atividades que lhe façam sentir bem. Observe quais são as reações do seu corpo para se conhecer cada vez melhor e saber quando algum sintoma estranho precisar de uma atenção especial.

Quais são os sinais da primeira menstruação?

sinais da primeira menstruação
Crédito: Freepik

Mesmo que no começo da puberdade muitas meninas já comecem a ouvir falar na temida menstruação, também há outras que ainda sequer sabem o que é isso. Afinal, menstruação é algo muito pessoal. Há meninas que começam aos 16 e há outras que podem começar aos 9.

Parece cedo demais, porém acontece, então é importante que tenha por perto um adulto esclarecido para lhe dizer que está tudo bem e que não vai mudar muita coisa na sua vida por isso.

Embora mude, não é bom assustar a menina quando ela é tão nova, colocando sobre ela a responsabilidade de já ser uma mulher e estar pronta para namorar. Ela apenas deve saber que o seu corpo vai começar a mudar e que é tudo completamente normal. Ela precisa se sentir segura sobre si mesma para conseguir lidar com tudo o que essas mudanças implicam com relação à sua vida pessoal e social.

Uma das formas de ela se sentir segura e lidar com essas mudanças com naturalidade é sabendo que existem os sinais da primeira menstruação, que são:

1. Desenvolvimento dos seios

O primeiro sinal de que a menstruação está se preparando para acontecer é o desenvolvimento dos seios. Eles são o começo oficial da puberdade feminina e talvez o momento mais estranho de lidar.

É uma fase sensível, pois eles podem levar até 4 anos para se desenvolverem por completo e enquanto isso são muito sensíveis a qualquer coisa que os encoste. Quando percebe que os seios começaram a se desenvolver, deve esperar que a menstruação ocorra cerca de 2 anos depois.

2. Crescimento de pelos pubianos

Os pelos pubianos têm esse nome porque são os que crescem da região externa do púbis, ou de forma mais prática, na parte de fora da vagina e sobre a região da bexiga. Os pelos também vão começar a surgir nas axilas.

No começo eles são mais finos e macios e vão engrossando com o tempo. É comum que comecem a surgir os pelos pubianos logo depois que os seios começam a se desenvolver. E na maior parte dos casos, cerca de 1 ou 2 anos depois disso é que vai ocorrer a primeira menstruação.

3. Secreções vaginais

O terceiro sinal da primeira menstruação é a secreção vaginal. Trata-se de um fluido, meio líquido meio grossinho, branco ou amarelado, que sai da vagina. Ele é o sinal mais claro de que em breve a primeira menstruação vai acontecer. E a partir de então ele fará parte da vida da menina diariamente, por todos os anos até a sua menopausa.

Nessa fase já é bom que mantenha sempre um protetor ou absorvente na bolsa para ter como se proteger quando a menstruação descer. As meninas devem usar apenas o absorvente externo, não o interno.

Também é interessante que comecem a ter uma bolsinha pequena discreta junto com a bolsa escolar onde possam guardar alguns absorventes, uma calcinha limpa e papel higiênico, por precaução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
terminar um relacionamento

Como terminar um relacionamento de forma saudável

remédios caseiros com gengibre

Receitas dos melhores remédios caseiros com gengibre