em

3 Principais grupos de alimentos que causam perda de memória

Descubra quais alimentos deve evitar e quais deve dar preferência quando o assunto for a saúde da memória.

alimentos que causam perda de memória
Crédito: Pixabay

Os alimentos têm um papel vital para o bom funcionamento do corpo inteiro. Por isso, fazer as escolhas certas e manter uma alimentação saudável é essencial para a saúde e a longevidade. Dessa vez, o foco está na preservação de uma boa memória, que pode enfraquecer ao longo dos anos se não for bem-cuidada. Então, saiba quais são os alimentos que causam perda de memória e também os que ajudam a reduzir essa perda quando ela começa.

Quais são os alimentos que causam perda de memória?

Os fatores que levam a problemas de memória são vários, entre eles doenças degenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer, e até mesmo os efeitos hormonais da menopausa. Então, antes de qualquer coisa, se houver algum tipo leve ou avançado de perda de memória, a primeira atitude a tomar é procurar um médico.

Depois de descobrir a causa da perda de memória, então o médico mesmo irá orientar para que tenha um estilo de vida mais saudável, o que inclui evitar os alimentos que causam perda de memória.

Mesmo que não tenha nenhum problema nesse sentido, mas quiser prevenir que ele apareça, também pode conversar com seu médico sobre equilibrar o consumo de alimentos que possam prejudicar a memória a longo prazo. Veja quais são eles:

1. Gordura saturada

quais são os alimentos que causam perda de memória gordura saturada
Crédito: Pxhere

Esse tipo de gordura está presente, em especial, nos alimentos industrializados. Mas também existe em alimentos saudáveis, como a banha de porco, o bacon, a carne bovina, o frango com pele, o leite integral e os queijos gordurosos. Então, não quer dizer que você deva parar de comer tudo isso, apenas deve equilibrar o consumo para aproveitar os nutrientes desses alimentos.

2. Bebida alcoólica

quais são os alimentos que causam perda de memória álcool
Crédito: Pxhere

Ela não é um alimento, mas precisa entrar na lista como forma de alerta. A bebida alcoólica em excesso prejudica as funções cerebrais. Basta observar o quanto uma pessoa alcoolizada é afetada de várias formas, inclusive na memória. Com o uso prolongado, esse efeito vai se consolidando até que, mesmo quando não está sob efeito do álcool, o corpo começa a apresentar danos.

3. Alimentos com alto índice glicêmico

quais são os alimentos que causam perda de memória açúcar

Crédito: Pixabay

Os alimentos açucarados artificialmente e os carboidratos de rápida digestão, como farinha refinada, cereais e batata inglesa, precisam ser consumidos com cautela. Embora a glicose que eles fornecem seja o principal alimento do cérebro, há outros alimentos mais saudáveis que viram glicose sem prejudicar as funções cerebrais e sem causar picos de açúcar no sangue.

Alimentos que combatem a perda de memória

alimentos que combatem a perda de memória
Crédito: Pixabay

A lista de alimentos que combatem e previnem a perda de memória é longa. Isso porque muitos nutrientes e outros componentes alimentares atuam em benefício das funções cerebrais e de várias outras partes do corpo ao mesmo tempo.

Então, para ter uma memória sempre saudável é importante manter uma alimentação rica em glicose de boa qualidade. Ingira alimentos com zinco, selênio, ferro, fósforo, vitamina E, vitamina C, vitaminas do complexo B, fisetina, ômega-3, carboidratos de digestão lenta, cafeína, bioflavonoides, triptofano e muitos outros.

Veja alguns alimentos que contêm mais de um desses componentes na sua composição:

  • Sementes de chia, linhaça e girassol;
  • Nozes, amêndoas, macadâmias e castanhas;
  • Azeite de oliva extravirgem, coco, abacate;
  • Salmão, atum, cavala, sardinha;
  • Ovos, queijo branco, leite e carnes magras;
  • Frutas cítricas e vegetais verde-escuros;
  • Café e chá verde;
  • Alimentos integrais;
  • Frutas vermelhas;
  • Leguminosas e cereais;
  • Cebola e alho.

Como você pode perceber, a regra básica para manter uma memória em boas condições é manter uma alimentação com comida natural, bem variada e em quantidade equilibrada. Os alimentos que causam perda de memória não precisam ser extintos da sua vida, mas devem ser consumidos em quantidade bem reduzida e de forma esporádica.

Outros cuidados além desses são necessários caso você tenha alguma condição de saúde específica, que exija acompanhamento médico e uma dieta especial. No mais, o que pode fazer para manter a memória bem afiada é continuar em movimento, fazendo atividade física, lendo muito, escrevendo, conversando, viajando, relembrando momentos da sua vida e tudo aquilo que faça o seu cérebro trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Como fazer cachos sem babyliss com técnicas caseiras fáceis

9 Receitas absolutamente deliciosas de pavê de bis