em

Como fazer chá verde com gengibre: receitas e benefícios

O chá verde é ótimo para a saúde e fica ainda melhor quando misturado ao gengibre.
chá verde com gengibre
Designed by Freepik

O chá verde é obtido da planta Camellia sinensis, originária da Índia e da China, mas bastante difundida em todo o mundo atualmente. Se você é amante de chá, esse tipo é um dos mais recomendados por causa dos imensos benefícios que fornece à saúde. Quando mistura-se o chá verde com gengibre, então, as vantagens só aumentam.

4 receitas de chá verde com gengibre

Com o título de segunda bebida mais consumida no mundo, o chá verde fica atrás apenas da água. Ele é feito com os brotos e folhas da planta, que passam por processos de secagem e moagem para então chegar às lojas.

Veja a seguir quatro receitas de chá verde com gengibre e também tire a dúvida sobre o poder de emagrecimento dessa mistura saborosa e saudável.

1. Chá verde com gengibre simples

Você até pode agregar mais ingredientes ao seu chá, conforme verá nas receitas a seguir, mas com apenas três ingredientes já é possível fazer um ótimo chá.

Ingredientes

  • Gengibre: 1 centímetro;
  • Chá verde: 1 colher de sobremesa;
  • Água: 1 xícara.

Modo de preparo

1. Leve a água para aquecer. Quando começar a chiar, desligue. Não deixe ferver ou o chá irá perder propriedades importantes.

2. Em seguida, coloque o chá verde e o gengibre em fatias na água, abafe, e deixe por apenas três minutos.

3. Coe e seu chá verde com gengibre está pronto para beber.

2. Com gengibre e canela

Adicionando a canela ao chá, ela potencializa o efeito termogênico que o gengibre também tem. Essa mistura é ideal para quem deseja acelerar o metabolismo.

Ingredientes

  • Canela: 1 pau;
  • Gengibre: 1 centímetro;
  • Água: 1 xícara;
  • Chá verde: 1 colher de sobremesa.

Modo de preparo

1. Aqueça a água. Quando começar a ferver, desligue o fogo.

2. Coloque o chá verde, o gengibre e o pau de canela na água. Deixe agir por três minutos.

3. Coe o verde com gengibre e canela e pode beber.

3. Com gengibre e laranja

A laranja é uma fruta muito saudável, rica em vitamina C, além de agregar um sabor delicioso ao chá. Se preferir pode beber gelado.

Ingredientes

  • Laranja: suco de meia unidade;
  • Gengibre: 1 centímetro;
  • Água: 1 xícara;
  • Chá verde: 1 colher de sobremesa.

Modo de preparo

1. Coloque a água para aquecer. Ao chiar, desligue o fogo.

2. Adicione o chá verde e o gengibre em fatias. Deixe agir por três minutos.

3. Coe o seu chá, adicione o suco da laranja e pode beber ou deixar na geladeira para tomar quando estiver fresquinho. Nesse caso adicione o suco na hora de beber.

4. Com gengibre e limão

Assim como a laranja, o limão é rico em vitamina C que é um ótimo protetor contra gripe e antioxidante que ajuda as células do corpo todo a se renovarem e rejuvenescerem.

Ingredientes

  • Limão: suco de ½ unidade;
  • Água: 1 xícara;
  • Gengibre: 1 centímetro;
  • Chá verde: 1 colher de sobremesa.

Modo de preparo

1. Leve a água para aquecer. Quando começar a chiar, desligue.

2. Coloque o chá verde e o gengibre em fatias na água, abafe e deixe agir por três minutos.

3. Coe seu chá , misture o suco de limão e está pronto para beber. Da mesma forma como a receita anterior, pode colocar o chá na geladeira e adicionar o suco de limão apenas quando for consumir.

Chá verde com gengibre emagrece?

Tanto o chá verde quanto o gengibre possuem propriedades que atuam em benefício de vários sistemas do corpo, inclusive para o emagrecimento. A quantidade a consumir, porém, deve ser equilibrada para que não causem efeitos colaterais. Veja alguns benefícios de cada um:

Benefícios do chá verde

O chá verde possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o que previne arteriosclerose, doenças hepáticas, câncer e problemas cardiovasculares. Com isso, ele contribui para a melhora da pressão arterial, equilibra o colesterol e também os níveis de açúcar no sangue. O chá verde é, ainda, um eficiente diurético.

No auxílio ao emagrecimento, as estrelas são as catequinas. Elas são o grande princípio ativo do chá verde. Atuam como antioxidantes termogênicos que aceleram o metabolismo, aumentando a queima de calorias. As fibras também são importante, já que regulam o intestino e aumentam a saciedade.

Benefícios do gengibre

Assim como o chá verde, um dos benefícios mais conhecidos do gengibre é o seu potencial termogênico. Isso faz o metabolismo trabalhar mais rápido e gastar mais gordura acumulada. Mas para isso, é necessário praticar atividade física, pois a gordura não vai embora sozinha.

Além do efeito termogênico, o gengibre também melhora a saúde porque é anti-inflamatório. Isso acaba aliviando problemas como artrites e infecções respiratórias. Ele ajuda também a reduzir cólica, a combater mau hálito, a melhorar a digestão, a aliviar enjoo, a desinchar e tem efeito antibiótico contra bactérias e fungos que estejam atacando o corpo com doenças.

Dica: faça uso consciente do chá verde com gengibre

Embora sejam dois alimentos naturais e muito saudáveis, é sempre válido alertar que todo remédio pode virar veneno quando ingerido em excesso. Então, não exagere na dose, pois os efeitos poderão ser contrários. Você pode ter insônia e problemas cardíacos, por exemplo.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

 

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
receitas com pinhão
12 Receitas com pinhão para todas as ocasiões e gostos
chás para menstruação descer
7 Chás para menstruação descer: será que funcionam?