em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

7 Alimentos que causam celulite e como evitá-los

Saiba quais são os alimentos que causam celulite e devem ser evitados em prol da saúde da pele.
alimentos que causam celulite
Crédito: Pixabay

A celulite é uma inimiga comum a todas as mulheres, e são raras aquelas que nunca visualizaram o efeito “casca de laranja” no próprio corpo. Existem muitas causas para o problema, incluindo os alimentos que causam celulite, mas a má notícia é que ela existe e é quase impossível de evitá-la.

Isso porque o próprio passar dos anos já é suficiente para gerar aqueles furinhos na pele, que podem ser de grau leve, moderado ou grave. Mas se não tem como fugir, pelo menos dá para minimizar os danos e tornar o aspecto menos aparente.

7 Tipos de alimentos que causam celulite

A celulite é provocada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, o que muda sua estrutura e faz com que elas expandam e endureçam. Como consequência, surgem os desníveis na pele, principalmente em áreas como coxas, nádegas, barriga e braços, que possuem mais tecido gorduroso.

O aumento do tecido fibroso e as mudanças na microcirculação também interferem diretamente no surgimento da celulite. Apesar de não ser grave e nem dolorosa, pode prejudicar a autoestima. O problema é comum a todos os tipos de corpo e todas as idades. Dá para prevenir o surgimento de novas marcas evitando ou diminuindo o consumo dos alimentos que causam celulite.

Doces

O açúcar branco é rico em calorias vazias, que não são transformadas em energia e são armazenadas como gordura pelo organismo. Para piorar, o consumo excessivo é um fator de risco para obesidade, diabetes e ossos e dentes frágeis.

Se pra você é difícil resistir a um docinho busque alternativas mais saudáveis, como açúcar mascavo, mel, xarope de agave e melaço.

Gordura saturada

fritura celulite
Crédito: Unsplash

A gordura saturada, quando aquecida a altas temperaturas, gera compostos oxidantes que provocam o surgimento de radicais livres e geram processos inflamatórios na pele. Além disso, o corpo tende a acumular essa gordura longe dos órgãos vitais, e aí sua pele paga o preço.

Frituras e fast food são ricos nesse tipo de gordura. Para combater a celulite, prefira grelhar ou assar os alimentos e usar óleos vegetais. Coco, castanhas e abacate são exemplos de alimentos ricos em gorduras boas.

Bebidas alcoólicas

O álcool gera desidratação e retenção de líquidos, além de conter as mesmas calorias vazias do açúcar branco. O fígado também transforma essa bebida em gordura e gera acúmulo nas regiões como barriga e nádegas.

Bebidas com gás

A água com gás não tem nada de inofensiva. Pelo contrário, é um dos alimentos que causam celulite, pois assim como o refrigerante provoca inchaço e prejudica a circulação sanguínea, gerando os furinhos indesejados. O limite por dia é 200 ml.

Carboidratos

A farinha branca é inimiga da dieta e da pele, pois é facilmente transformada em açúcar no organismo e, em seguida, em gordura. O resultado você já sabe: acúmulo de gordura e toxinas, além de favorecer os processos inflamatórios e causar prisão de ventre e inchaço.

O jeito é trocar por alimentos integrais, chamados de carboidratos complexos. Ainda assim, é necessário limites, pois apesar de virar energia no organismo também pode ser acumulado em forma de gordura.

Sódio

sal celulite
Crédito: Unsplash

O sódio é um dos maiores inimigos da pele e está entre os principais alimentos que causam celulite, pois causa retenção de líquido. O ideal, por dia, é consumir no máximo uma colher de chá de sal.

O problema é que ele está presente não só no saleiro de mesa, mas também nos embutidos, produtos processados, fast food e caldos prontos. Se quiser evitar a celulite, portanto, vai precisar ler os rótulos.

Fast food

É uma delícia e muito difícil de resistir, mas são riquíssimos em farinhas refinadas, açúcar, sal e gorduras trans. Esse é um combo completo de alimentos que causam celulite. Além disso, são alimentos com poucos nutrientes e que não saciam a fome.

Vale lembrar que o consumo de água é importante para minimizar os efeitos da celulite e prevenir o surgimento de novos furinhos. Se quiser consumir algum dos alimentos que causam celulite, intercale com a ingestão de água para minimizar os danos.

Outras causas da celulite

A alimentação faz toda a diferença, mas outros fatores podem facilitar o surgimento de celulite e prejudicar o corpo de outras formas.

Cigarro

Fumar faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, prejudicando a circulação sanguínea, além de diminuir a quantidade de oxigênio no sangue e aumentar a produção de radicais livres.

Pílula anticoncepcional

pilula anticoncepcional celulite
Crédito: Unsplash

As doses extras de estrogênio e progesterona facilitam a retenção de líquido e mexem completamente com o funcionamento do organismo.

Estresse

Respirar fundo é essencial, já que o estresse libera grandes quantidades de cortisol, um hormônio que provoca retenção de líquido e inchaço.

Roupas justas

As roupas apertados, principalmente o jeans, prejudicam o retorno venoso e atrapalham a circulação sanguíneo, gerando inchaço.

Má postura

Se você costuma ficar torto na cadeira saiba que isso interfere na deposição de gordura no corpo e pode levar à formação de celulite.

Salto alto

salto alto celulite
Crédito: Unsplash

Prejudica a postura e dificulta a circulação sanguínea. Portanto salto alto e roupa justa, então, nem pensar.

Exposição solar

Os raios UV estimulam o surgimento de radicais livres e agridem o colágeno da pele, o que deixa a celulite mais visível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
leite de rosas
Para que serve e como usar leite de rosas?
vestir bem a partir dos 60 anos
Como se vestir bem a partir dos 60 anos com estilo e elegância