em

5 Benefícios do sal marinho

Quando consumido na quantidade certa, o sal deixa de ser um vilão e passa a ser aliado de uma boa saúde
sal marinho
Crédito: Pixabay

Todos os tipos de sal mais consumidos no Brasil são do mesmo grupo, que é o sal marinho. Isso quer dizer que, tanto o sal comum refinado, quanto o sal grosso, o sal rosa do Himalaia, o sal light e a flor de sal são extraídos de água salgada do mar. Mas quando se refere a um sal como sal marinho, quer dizer o mesmo que o sal grosso. Veja o que ele traz de bom para a saúde.

Benefícios do sal marinho

As pessoas com pressão alta e problemas de rins precisam ter um cuidado especial com o consumo de sal, mas não devem deixar de ingerir esse alimento. Em todos os tipos de sal marinho, o principal ingrediente é o sódio, que é essencial para diversas funções vitais no organismo.

Para as pessoas que possuem esses tipos de problemas de saúde, o mais recomendado é consumir o sal rosa ou a flor de sal que são mais puros e contêm mais minerais importantes para a saúde.

Porém, o que esses dois tipos de sal têm em comum com o chamado sal marinho, que é o mesmo que sal grosso, é que eles não passam pelo mesmo processo de refinamento que o sal fino comum. Esse processo retira muitos nutrientes do sal e adiciona químicos que não são necessários para a manutenção da saúde.

Então, sabendo que a grande vantagem do sal marinho (grosso) é conter mais minerais e outros nutrientes, pois não passa por refinamento, veja o que ele traz de benefícios para a saúde.

1. Menor ingestão de químicos

Um dos benefícios do sal grosso é justamente evitar que você ingira os químicos adicionados no tipo de sal fino, prevenindo problemas de saúde.

2. Maior ingestão de minerais

Ao mesmo tempo, o sal grosso marinho também fica melhor preservado, com todos os nutrientes que existem naturalmente na água do mar, como iodo, zinco, ferro, cálcio e potássio, ajudando na manutenção da saúde. O corpo humano é composto dos minerais que também formam o mar, então o sal deve fazer parte de uma alimentação saudável, desde que na quantidade recomendada.

3. Melhora da saúde cardíaca e muscular em geral

O consumo adequado de sal grosso estimula o bom funcionamento dos músculos de todo o corpo, inclusive os movimentos intestinais e o equilíbrio do ritmo cardíaco. Então, perceba que o mesmo alimento, o sal, quando em excesso, prejudica o coração, mas quando em equilíbrio, ajuda no seu funcionamento saudável.

4. Equilibra a quantidade de água no organismo

O corpo humano é composto por muita água, mas que não pode ser de menos, ou o corpo fica desidratado, e não pode ser demais, ou ocorre o inchaço e problemas em diversos órgãos. Quando você consome apenas a quantidade recomendada de sal por dia, permite que esse ingrediente cumpra com a importante função de regular a quantidade de água presente do corpo, fazendo com que todos os sistemas, órgãos e células funcionem melhor.

5. Ajuda a gerar energia no corpo

Mesmo quando você está sentado assistindo televisão, o seu corpo está gastando energia, portanto é preciso que essa energia esteja constantemente sendo gerada. O consumo de sal é importante porque esse ingrediente participa do processo de geração de energia no organismo, auxiliando no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas.

Cuidado com a quantidade

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa deve comer uma média de 5 gramas de sal ao dia, seja qual for o tipo de sal, mas de preferência evitando o sal fino. Essa é a quantidade saudável para que não falte nem sobre sal e seus componentes no corpo.

Essa quantidade pode não ser a mesma para pessoas com doenças cardiovasculares e de rins, então o ideal é consultar um médico para saber a quantidade ideal de sal para você. Também deve se lembrar de que o sal está presente em praticamente todos os alimentos industrializados com algum tipo de tempero, por isso é essencial levar uma rotina de vida com alimentação saudável, evitando os industrializados, e não apenas trocar o sal fino pelo grosso, rosa ou flor de sal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas de panqueca de banana fit
10 Receitas de panqueca de banana fit e fáceis
remédios caseiros para emagrecer
13 Remédios caseiros para emagrecer