vitaminas para mulheres
Crédito: Freepik
em

10 Vitaminas para mulheres: quais as melhores e como consumi-las

As vitaminas são necessárias para a boa saúde, mas precisa saber consumir do jeito certo

O corpo humano necessita de doses diárias de macronutrientes, que são os carboidratos, os lipídios e as proteínas, e também precisa dos micronutrientes, grupo no qual incluem-se as vitaminas. Elas são mesmo essenciais para a manutenção da saúde, mas não se pode acreditar que quanto mais, melhor, pois essa é uma crendice equivocada. É verdade que existem vitaminas para mulheres que auxiliam no controle dos sintomas da TPM e da menopausa, mas é preciso saber consumir de forma equilibrada e pelos meios mais seguros. Veja quais são.

Melhores vitaminas para mulheres

dez dicas de vitaminas para mulheres
Crédito: Freepik

De acordo com o médico Drauzio Varella, em primeiro lugar é preciso esclarecer que as vitaminas devem ser ingeridas de forma natural, ou seja, por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, com bastante variedade de frutas, hortaliças, carnes, leguminosas, ovos, sementes e cereais. A suplementação de vitaminas só deve ser feita se houver prescrição médica para casos específicos.

1. Vitamina A

Muito popular por ser benéfica à saúde dos olhos, a vitamina A também faz bem para a pele e fortalece o sistema imunológico, o que é essencial para manter o organismo fortalecido nos períodos de maior fragilidade da mulher.

Alimentos a consumir: folhas verde-escuras, legumes e frutas de cor laranja e amarela, tomate, cereais fortificados, peixes, fígado e laticínios.

2. Vitamina B9

Essa vitamina é chamada também de ácido fólico, aquela recomendada em doses extras para as gestantes porque participa intensamente na formação do feto. Ela contribui na formação de novas células do corpo e no melhor funcionamento cerebral. Previne anemia porque produz células de sangue, reduz o risco de câncer do colo do útero, pulmão e cérebro.

Alimentos a consumir: abacate, amendoim, vegetais verdes, cereais, pães, massas e arroz fortificados.

3. Vitamina B7

Essa também é uma vitamina do complexo B que é conhecida por biotina. Ela é uma das importantes vitaminas para mulheres porque ajuda a metabolizar aminoácidos e carboidratos, a formar ácidos graxos e produzir energia, prevenir queda de cabelo, unhas fracas e pele com alergias, tudo o que costuma interferir na qualidade de vida da mulher na menopausa.

Alimentos a consumir: fígado, couve-flor, batata-doce, oleaginosas, sementes, abacate, leite, ovos, grãos e framboesas.

4. Vitamina B2

Além de melhorar o sistema imunológico, a vitamina B2 acelera o metabolismo, aumenta a energia, ajuda em casos de ansiedade e estresse. Pode evitar problemas na boca, como lábios rachados, dores de garganta, úlceras bucais, além de contribuir na prevenção de rugas e coceira cutânea.

Alimentos a consumir: iogurte, leite, verduras, ovos, cereais, soja, amêndoas, nozes e cogumelos.

5. Vitamina B6

Essa vitamina ajuda a produzir hormônios para o cérebro, contribuindo em casos de depressão ou perda de memória e, ainda, em casos de doenças cardíacas. Ajuda a nivelar o açúcar no sangue e previne anemia.

Alimentos a consumir: carnes, peixes, abacate, banana, nozes e feijão.

6. Vitamina B12

Assim como outras vitaminas para mulheres do grupo do complexo B, essa vitamina também ajuda no alívio dos sintomas de estados depressivos, previne perda de memória e doenças do coração, mantém saudável o sistema nervoso e a função cerebral.

Alimentos a consumir: queijos, ovos, iogurte, peixe, frango, vegetais verde-escuros, cereais e leite.

7. Vitamina C

Ela é famosa pela sua proteção à imunidade, mas tem muitas outras vantagens ao ser consumida. A vitamina C ajuda a cicatrizar feridas, estimula a formação de células vermelhas no sangue, participa do desenvolvimento de ossos, dentes e tecidos e é um importante agente antioxidante para prevenir o envelhecimento celular antes do tempo, o que também beneficia a prevenção de doenças degenerativas.

Alimentos a consumir: acerola, laranja, limão, uva, brócolis, pimentas, batata e morangos.

8. Vitamina D

 A vitamina D entra na lista de vitaminas para mulheres porque absorve o cálcio que os osso precisam. Fortalecendo-os, reduz o risco de esclerose múltipla e artrite, além da osteoporose tão comum no período da menopausa. Essa vitamina é boa para a visão e para sintomas relacionados com a menstruação, além de contribuir para normalizar a pressão arterial.

Alimentos a consumir: leite, ovos, queijos, peixes gordos, óleo de fígado de bacalhau. Também é importante absorvê-la pegando sol todos os dias nos horários mais amenos, ou seja, antes das 10 da manhã e após às 16 horas.

9. Vitamina E

A vitamina E é importantíssima para atrasar o processo de envelhecimento por conta do seu efeito antioxidante, previne ainda problemas cardiovasculares e perda de memória. Pode ser útil para a fertilidade, controle do colesterol e proteção cerebral.

Alimentos a consumir: trigo, avelãs, amêndoas, espinafres, sementes de girassol, gérmen de trigo, grãos integrais e abacate.

10. Vitamina K

Fortalecedora do sistema imunológico, a vitamina K oferece energia ao organismo, fortalece os ossos, reduz o risco de coágulos e de doenças cardíacas.

Alimentos a consumir: óleo de peixe, óleo de soja, folhas verdes, grãos integrais, aspargos, cenoura, batata-doce e carne vermelha.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

espinha interna

Espinha interna: como tirar e o que fazer para evitar

vale a pena ver de novo novela

Enquete: qual novela vale a pena ver de novo?