principais doenças causadas pela falta de vitamina D
Crédito: Freepik
em

5 Doenças causadas pela falta de vitamina D

Essa vitamina tem funções essenciais para a saúde, por isso, quando está em falta, gera sintomas fáceis de perceber

Assim como todas as vitaminas e minerais, a vitamina D cumpre papéis muito importantes no organismo para a manutenção da saúde. Se ela não for consumida na quantidade adequada para cada pessoa, podem surgir doenças causadas pela falta de vitamina D. Entenda sobre as funções desse nutriente no corpo e quais as complicações que sua deficiência pode provocar.

Veja também: para que serve e onde encontrar a vitamina A

Quais doenças são causadas pela deficiência de vitamina D

quais as doenças causadas pela falta de vitamina D
Crédito: Freepik

A vitamina D é uma das responsáveis pela proteção do fluxo sanguíneo em todo o corpo, contribuindo na limpeza das toxinas que ficam no sangue, o que inclui proteínas associadas ao Alzheimer. Ela também atua na absorção de cálcio e fósforo no intestino e nos ossos.

A vitamina D é absorvida pelo corpo através da luz do sol e também está presente em alimentos como gema de ovo, óleo de peixe, sardinha, atum, salmão e derivados de soja. Se a alimentação e os hábitos de vida estiverem desequilibrados, sobretudo pela falta desse nutriente, podem ocorrer doenças causadas pela falta de vitamina D.

1. Depressão

Um paciente que vive um quadro depressivo deve fazer exames de sangue para saber como estão seus níveis de vitamina D. Não quer dizer que se tiver deficiência dessa vitamina a pessoa vai ter depressão, mas é um fator de risco, tanto para quem tem predisposição à doença quanto para quem já está em processo de cura.

2. Fraqueza e dores musculares

Esse é um sintoma clássico não só na ausência da quantidade adequada de vitamina D, mas também de outras vitaminas e minerais. A fraqueza e as dores musculares estão relacionadas a diversas condições de saúde, por isso, um médico deverá avaliar os sintomas e pedir exames para ter certeza de que o problema é mesmo a falta de vitamina D.

3. Ossos fracos e risco de osteoporose

A vitamina D está diretamente ligada à absorção de cálcio pelo organismo e o cálcio é um dos minerais essenciais para a formação dos ossos. Logo, quem tem deficiência de vitamina D tem maior risco de ter osteoporose e de sentir fraqueza nos ossos, ainda na juventude. Esse problema deve ser tratado o quanto antes para prevenir que se agrave no futuro.

4. Queda de cabelo e unhas fracas

A falta de vitamina D também enfraquece a produção de cabelo e das unhas pelo mesmo motivo da osteoporose, que é a dificuldade de absorção de cálcio pelo organismo. Então, se perceber que está sofrendo com queda de cabelo acentuada e unhas quebradiças, deve ir ao médico fazer exames para identificar a causa e iniciar um tratamento.

5. Diabetes

O diabetes é uma doença crônica que ocorre por diferentes fatores, o que pode relacionar sua causa à deficiência de vitamina D, mas não de forma direta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, entre os fatores de risco para essa doença estão pressão alta, colesterol alto e doença renal crônica, que podem afetar a absorção da vitamina D e, como consequência, causar os sintomas dessa deficiência no organismo.

Sintomas de deficiência de vitamina D

Os sintomas da deficiência de vitamina D costumam se apresentar na forma de fraqueza muscular, fadiga, desânimo, facilidade para pegar gripe e resfriado, dores por todo o corpo e alterações no sono e no humor.

Se estiver se sentindo assim, procure um médico para fazer exames de sangue e iniciar um tratamento adequado antes que o problema se agrave e acabe piorando sua qualidade de vida quando chegar na terceira idade.

O tratamento é adaptado para as necessidades de cada paciente, não há uma receita única para todos. O médico irá tratar a deficiência da vitamina, que pode ser feito com algum tipo de suplementação, além de recomendar uma dieta equilibrada e saudável. Mas também poderá ser necessário tratar outros problemas que tenham desencadeado a desregulação da vitamina D ou que tenham surgido em decorrência dela.

50 Comments

Leave a Reply
  1. a “vitamina D” na verdade é um hormônio é produzida pelo corpo através do sol.
    aquele que dizem ser maléfico pra saúde, causador de câncer de pele. no mínimo intrigante né!
    Vitamina D a cura proibida.

  2. Parabens p todas as mae que Deus possa nos dar muita sabedoria para lidar com nossos filhos e filhas e que venhamos valorizar mais as nossas maes nao tem coisa melhor do que ouvir e falar eu tenho mae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como amamentar corretamente dicas

Como amamentar: 15 dicas, dúvidas e mitos sobre a amamentação real

Óculos autofocais podem ser uma opção para a presbiopia

Óculos autofocais podem ser uma opção para a presbiopia