xeroftalmia
Crédito: Freepik
em

Xeroftalmia: conheça as doenças causadas pela falta de vitamina A

Saiba o que são e como evitar as doenças causadas pela deficiência dessa vitamina apenas com a alimentação

Apesar do nome atípico, a xeroftalmia pode ser mais comum do que você imagina. Hoje, grande parte do que se consome está enlatado, empacotado ou vendido em fast foods. Apesar de prática e saborosa, essa “alimentação” deixa muito a desejar quando se trata de saúde. Os hiperindustrializados são um verdadeiro veneno para o corpo, além de não ter os nutrientes necessários.

Isso leva a uma maior quantidade de gordura, sal e açúcar no sangue, levando a diversas doenças como a hipertensão, problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e muitas outras. Além disso, há cada vez menos nutrientes essenciais, fazendo com que o corpo sofra as consequências.

Veja também: alimentos bons para a visão

O que é

De acordo com o Ministério da Saúde, a xeroftalmia é um conjunto de “diversos sinais e sintomas oculares da hipovitaminose A”. Ou seja, sinais que seus olhos dão de que há uma grande deficiência da vitamina A no seu organismo. Isso porque essa falta afeta “as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos”.

A vitamina A é essencial para o funcionamento do corpo e está cada vez mais em falta, por causa da alimentação. Ela participa de diversos processos no organismo, incluindo o crescimento, resistência do mesmo a infecções, proteção de mucosas, contra os radicais livre e, como você já sabe, da saúde ocular.

Doenças relacionadas à falta de vitamina A

Doenças relacionadas à falta de vitamina A xeroftalmia
Crédito: Freepik

Presente em diversos processos no seu corpo, a falta da vitamina A pode causar muitos problemas. Dentro dessa, você encontra as seguintes doenças, muitas vezes desassociadas da alimentação, mas que têm sua origem nela.

Cegueira noturna

Um dos primeiros sintomas a aparecer, a cegueira noturna é relativamente comum, fazendo com que os olhos não consigam se adaptar em baixa luminosidade. Isso causa espanto em muitas pessoas, que acabam recorrendo somente a colírios, sem saber que a causa e solução está na alimentação.

Xerose corneal

A xerose corneal é um passo seguinte, quando essa delicada parte do olho já foi atingida. Dessa forma, ela passa gradualmente a perder o brilho, ficando mais granular. Isso dá uma maior margem a irritações e diversos outros problemas.

Ceratomalácia

Mais séria e para casos mais avançados, a ceratomalácia é a ulceração dessa córnea, já desgastada e granulosa. O pior é que ela começa na córnea e avança para todo o globo ocular, causando assim a perda de visão irreversível.

Infecções frequentes

Além dessas doenças, a deficiência da vitamina é percebida através de infecções oculares frequentes, dada a granulação da córnea, menor umectação da região e redução da capacidade de se proteger. Lembre que a vitamina A está muito relacionada à imunidade.

Alimentos com vitamina A

Então, qual é a melhor maneira de evitar esse problema? Pode parecer simplório, mas é um fato: alimentos ricos em vitamina A são fundamentais. E onde encontrar essa vitamina na imensidão de opções? Veja quais são as melhores opções e monte o seu cardápio à prova da xeroftalmia, com base nas recomendações do Ministério da Saúde:

  • De origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo);
  • Frutas e verduras: frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros, como manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa;
  • Frutos de palmeiras: também se encontra muita vitamina A em frutos de palmeiras como a do dendê, buriti, pequi, pupunha e tucumã.

Basta montar um cardápio rico e diverso, caprichando na mistura de cores e aromas, tornando sua refeição não apenas atrativa visualmente e em sabor, mas também saudável.

solidão pode causar demência

Solidão pode causar demência, diz novo estudo

Casal branco com filho asiático processa clínica de fertilização

Casal branco com filho asiático processa clínica de fertilização