biotina
Crédito: Pixabay
em

Biotina: o que é e para que serve

Essa vitamina é essencial para diversas funções do organismo

Publicidade

A biotina é um tipo de vitamina do complexo B, a vitamina B7, que está bastante popular por causa dos benefícios que oferece à estética e à saúde. Esse é um dos tipos de vitaminas que o corpo necessita na sua dose diária. Ela pode ser absorvida através dos alimentos ou de suplementos, em casos específicos.

Benefícios para a saúde

beneficios da biotina
Crédito: Pixabay

O corpo inteiro necessita dessa vitamina atuando junto com os demais nutrientes para que tenha sempre uma boa saúde.

Publicidade

Controle dos níveis de glicose no sangue

O excesso de glicose no sangue causa diabetes, doença crônica que necessita de cuidados diários. Entre suas tantas funções, está a manutenção dos níveis de glicose no sangue, o que também colabora para não sobrecarregar a insulina.

Redução do colesterol alto

Uma alimentação deficiente geralmente é o que faz aumentar as placas de colesterol presas nas paredes das artérias. Como resultado, o sangue tem dificuldade de passar e começam a surgir doenças crônicas, como a pressão alta. O consumo dessa vitamina, dentro de uma dieta balanceada e com a prática de atividade física, previne essas doenças.

Publicidade

Regulação do metabolismo

Outra função da vitamina B7 é a ativação de enzimas que são essenciais para uma boa digestão. Assim, os alimentos são digeridos sem dificuldade e o organismo vai conseguir absorver o máximo de seus nutrientes.

Saúde da pele e do cabelo

Quando o corpo apresenta sinais como pele ressecada ou oleosa em excesso, unhas fracas e cabelos opacos e quebradiços, algo está errado. Geralmente há deficiência de algum nutriente essencial para a manutenção do corpo, podendo ser dessa vitamina.

Reparação do organismo

Pelo fato de que ela participa do processo de reparação de tecidos, é importante até mesmo para o desenvolvimento da medula óssea e células nervosas.

Publicidade

Como tomar

Quando recomendado pelo nutricionista ou prescrito pelo médico, pode ser tomada em cápsulas como suplementação. Não deve ser ingerida nesse formato sem recomendação de um profissional, pois precisa saber o quanto seu organismo está necessitando ao dia.

A maioria das pessoas consegue ingerir a quantidade diária de vitamina B7 apenas com a alimentação. A quantidade necessária por dia vai aumentando conforme a pessoa cresce. Para adultos, por dia, é de 0,0019 mg.

Alimentos ricos em biotina

alimentos com biotina
Crédito: Pixabay

Ela pode ser consumida, mas também é produzida no intestino. Precisa das duas coisas para ser o suficiente. Para consumir, os alimentos são peixes, gema de ovo, leite, arroz integral, oleaginosas, soja, aveia, banana, batata, brócolis, couve-flor, espinafres e tantos outros que devem estar presentes em qualquer dieta saudável.

Publicidade

Biotina engorda?

Pelo contrário, a biotina contribui com o emagrecimento porque uma de suas funções é ajudar na digestão. Além do mais, os alimentos ricos em vitamina B7 são saudáveis, só precisa manter uma rotina alimentar balanceada com muitas vitaminas, minerais e outros nutrientes diferentes.

Como é raro alguém necessitar da suplementação, não há registros de efeitos colaterais como aumento de peso pelo uso da vitamina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
receitas de pudim

20 Receitas de pudim para todos os gostos e dietas

receitas vegetarianas criativas

10 receitas vegetarianas criativas: você nem sentirá falta dessa proteína