Crédito: Pixabay
em

Urtiga: benefícios e como usar

Aprenda a fazer o chá que oferece inúmeras vantagens para a saúde e conheça seus benefícios.

A Urtiga (ou ortiga), é uma planta de origem asiática, que tem diversa espécies, sendo a mais comum, a Urtica dioica. Trata-se de uma planta que pode ser utilizada tanto na medicina quanto na alimentação.

Esta planta é rica em minerais como o magnésio, ferro e betacaroteno. Além de vitaminas do complexo B, C e K, incluindo aminoácidos, sais, cálcio, fosfato e proteínas.

Benefícios da urtiga para saúde

A urtiga é hoje considerada uma importante planta medicinal e um poderoso alimento, com alto teor de clorofila, além dos nutrientes, vitaminas e minerais mencionados acima. Confira os seus benefícios:

1. Atuar como anti-infalmatória

A urtiga pode ser utilizada no tratamento natural de processos inflamatórios no organismo. Desta forma, consegue aliviar os sintomas de doenças como artritre, gota, reumatismo, fibromialgia e tendinite, por exemplo.

2. Melhorar o processo digestivo

As folhas de urtiga ajudam a combater os sintomas que causam desconforto associados ao refluxi gástrico, nauseas e colite, por exemplo.

3. Cuidar da saúde da próstata

urtiga
Crédito: A Revista da Mulher

É muito recomendada para tratamentos da próstata, onde ameniza o inchaço e inflamação, reduzindo de forma significativa as chances de câncer.

Conheça o chá de arruda e para o quê serve

4. Combater a anemia

Rica em ferro, a urtiga é indicada pra o combate e prevenção da anemia, estimulando de forma natural a produção de glóbulos vermelhos.

5. Reduzir de inchaço

A urtiga possui a capacidade de estimular, de forma natural, a melhor circulação do sangue, agindo de forma eficaz no combate ao inchaço.

6. Potencializar as funções renais

Graças à vitamina B e o fósforo, ela possui características diuréticas, auxiliando nos tratamentos de pedras nos rins. Previne ainda possíveis infecções urinárias.

Os melhores alimentos que ajudam a limpar o rim

7. Proteger saúde bucal

beneficios do chá de urtiga
Crédito: Wikimédia

O consumo da urtiga (chá) ajuda a combater bactérias que prejudicam os dentes e gengivas, colaborando com a saúde da boca.

8. Combater doenças respiratórias

A urtiga também é indicada em tratamentos de gripe, bronquite, sinusite e dores de garganta devido as suas propriedades e nutrientes, que potencializam a imunidade.

9. Controlar a diabetes

A urtiga possui propriedades que ajudam a equilibrar os níveis de glicose do sangue, tornando os quadros de diabetes mais amenos.

Como usar?

A melhor maneira de utilizar a planta e por meio do seu chá. Mas atenção, o consumo deve ser moderado, pois pode provocar reações alérgicas. Consulte o seu médico para que ele possa avaliar se existe alguma contraindicação.

Outra forma de utilizar a planta e por meio das pomadas e unguentos, utilizados para tratar queimaduras, coceiras agudas, contusões e dores musculares.

Suas folhas, se coletadas ainda novas e da espécie Lamium Albun, podem ser utilizadas na alimentação, desde que aferventadas previamente.

Como fazer o chá de urtiga

urtiga
Crédito: E-konomista

O chá de urtiga é excelente para tratar diversas doenças, mas deve ser consumido sempre com recomendação médica.

Ingredientes

Folha de urtiga seca: 2 colheres de sopa;
Água fervente: 4 xícaras de chá.

Modo de preparo

  1. Em um recipiente, coloque as folhas secas de urtiga e acrescente a água quente;
  2. Tampe e deixe por 10 minutos;
  3. Coe e adicione mel para adoçar, caso prefira;
  4. Mantenha o chá na geladeira.

Mas atenção, embora ofereça inúmeros benefícios, alguns cuidados são necessários principalmente em relação às suas folhas, que podem provocar alergias na pele. Seu manuseio deve ser sempre feito com luvas e jamais deve ser consumida crua.

Você sabe qual a diferença entre chá e infusão?

Por que a urtiga queima a pele?

Você já reparou que a folha tem diversos pelos fininhos em sua parte superior? Pois é ondo mora o problema.

Esses pelinhos têm em sua composição o ácido fórmico, responsável por provocar coceira, ardor, queimaduras, dor e deixa a região vermelha e com erupções.

Caso isto aconteça, lave a região com água corrente e passe leite de magnésia para eliminar a irritação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Como criar filhos gentis

Como criar filhos gentis

Mãe doou o coração de seu bebê e a vida a recompensou

Mãe doou o coração de seu bebê e a vida a recompensou