em ,

AmeiAmei TristeTriste

Leite de magnésia: usos e benefícios

Tenha o leite de magnésia sempre à mão. Ele serve como medicamento e como cosmético. Veja aqui todos os usos!
Crédito: Unsplash

Tradicional nas famílias brasileiras, o leite de magnésia tem muito mais usos e benefícios do que se encontra na bula. Normalmente, é indicado para combater a prisão de ventre, acidez no estômago e azia, sendo, porém, muito mais abrangente.

Conhecido também como sal amargo ou sal Epson, sua capacidade curativa se dá devido a presença do hidróxido de magnésio. Esse, associado ao hipoclorito de sódio, torna-se um sal básico, combatendo a acidez entre tantos outros benefícios.

Benefícios do leite de magnésia

1. Combate as aftas

Por ser essencialmente básico, o leite de magnésia é um bom aliado contra as aftas, causadas pelo excesso de acidez na boca e no estômago.

Para tanto, você deve diluir uma colher de sopa do produto em um copo de água e fazer o enxágue da boca, bochechando por um minuto e cuspindo em seguida. Faça isso com todo o conteúdo do copo.

Evite o uso de enxaguante bucal quando estiver com afta, pois o álcool e outros fatores que agridem a mucosa da boca, podem agravar o quadro de afta.

2. Desodorante natural

O mau cheiro nas axilas é causado por bactérias que ali encontram o ambiente ideal para se proliferar: sem luminosidade, quente e úmido. Além disso, as bactérias precisam de um ambiente ácido para se multiplicar.

O papel do leite de magnésia é exatamente modificar esse ambiente, pois é um produto que torna o ambiente mais alcalino.

Veja com é fácil fazer o desodorante com leite de magnésia: basta diluir uma colher de sopa do produto em 200ml de água e agitar bem. Aplique com uma bolinha de algodão e mantenha em frasco escuro e bem fechado.

3. Estimula o cérebro

Quando você ingere magnésio, o seu cérebro passa a funcionar melhor, pois há um aumento na capacidade de armazenamento de informações a curto e longo prazo, dada a presença do magnésio-L-treonato ou MgT.

Além disso, ele ajuda a prevenir o Alzheimer e melhora a capacidade de aprender, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses neurais.

4. Evita infecções

Utilizado antigamente para tratar feridas na pele, o leite de magnésia é um excelente anti-inflamatório, combatendo as mais diversas formas de infecções. Além de não prejudicar o tecido, age na atividade leucocitária e na fagocitose.

Da mesma forma, ao ser ingerido, o leite de magnésia ajuda o sistema imunológico, tornando seu corpo mais resistente a infecções.

5. Pele mais saudável

leite de magnésia pele
Crédito: Pixabay

Além de desobstruir os poros da pele, o leite de magnésia ajuda a remover a oleosidade, sendo indicado para quem tem problemas com acnes e espinhas.

É bastante contraindicada para peles secas, podendo causar a descamação e ressecamento da mesma.

Além disso, o leite de magnésia reduz o crescimento dos pelos do rosto, deixando a pele mais lisinha e uniforme.

Propriedades nutricionais

Fundamental para o correto funcionamento do corpo, o magnésio está presente em mais de 300 reações bioquímicas, participando ativamente do metabolismo.

A falta dele pode acarretar problemas no coração, nos olhos, cérebro, hepáticos e tantos outros, sendo difícil ingerir a quantidade adequada apenas com a alimentação.

Os músculos e ossos também dependem do magnésio, pois o mesmo participa do processo de absorção do cálcio, ferro, potássio, vitamina D e outros.

Dessa forma, uma suplementação diária com leite de magnésia é importante para o desenvolvimento e manutenção da saúde.

Lembre-se de consultar seu médico antes de tomar qualquer suplemento, pois cada organismo tem necessidades e reações únicas.

Emagrece?

Indo direto ao ponto: não. O efeito laxativo do leite de magnésia, que ajuda a limpar as toxinas que estavam no organismo, levou gerações a acreditar que ele poderia emagrecer.

Na realidade, ele ajuda a desinchar e eliminar o que não presta mais dentro do organismo, mas não age na queima de gordura. Os fluidos corporais são expelidos, fazendo com que o peso geral na balança diminua.

O líquido eliminado pela ingestão do leite de magnésia é logo reposto, por isso essa perda é ilusória. É fundamental utilizar corretamente o produto, sem exageros, pois o consumo excessivo pode levar à desidratação.

Para emagrecer, você deve adotar um estilo de vida saudável, sem dietas radicais, pensando na saúde do seu corpo a longo prazo, pois não existe produto milagroso para perder peso.

Grávida pode tomar leite de magnésia?

leite de magnésia grávidas
Crédito: Pexels

Mulheres grávidas não devem fazer uso do leite de magnésia, de acordo com a bula do medicamento.

Se o objetivo é curar a azia, tente algumas técnicas como beber água muito gelada com gotinhas de limão ou até mesmo gelo, aliviando a sensação de queimação. O pepino também é de grande ajuda.

Se a prisão de ventre é o motivador, tente as receitas naturais laxativas com ameixa, laranja, mamão e outras. Outra opção são os remédios naturais à base de tamarindo.

Lembre-se sempre de consultar o seu obstetra antes de tomar qualquer medicamento.

Como tomar

Pode ser consumido puro ou diluído em água, tendo duas formas de consumo.

Como antiácido:

Adultos e crianças maiores do que 12 anos devem tomar entre 5ml e 15ml, no máximo 3 vezes ao dia.

Já crianças de 2 a 11 anos, tomam no máximo 5ml, duas vezes ao dia.

Como laxante:

Adultos e crianças com mais de 12 anos devem tomar 2 a 4 colheres de sopa (30 a 60 mL), uma vez ao dia.

Já as crianças entre 6 e 11 anos, devem tomar 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 mL), uma vez ao dia.

Para as menorzinhas, entre 2 e 5 anos, basta 1 colher de chá a 1 colher de sopa (5 a 15 mL) uma vez ao dia.

O consumo deste remédio deve sempre ocorrer sob prescrição médica. Como antiácido, não deve exceder 14 dias de uso e como laxativo, não deve exceder os 3 dias.

Crianças menores de 2 anos não devem tomar leite de magnésia.

Preço e onde comprar

Extremamente popular, o preço do leite de magnésia varia com a marca e o local onde é adquirido, podendo ocorrer uma variação entre 5 e 10 reais, por 120ml.

Pode ser encontrado facilmente em qualquer farmácia e até em pequenos mercados locais, dada a acessibilidade e utilidade do produto.

16 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

remédios caseiros para diarreia
Remédios caseiros para diarreia que irão te ajudar
suco de carambola
Como fazer e para que serve o suco de carambola