urticária nervosa
Crédito: Wikimedia Commons
em

Urticária nervosa: o que é e como tratar

Ela pode ser desencadeada de repente, basta se expor a uma situação de alto estresse ou ansiedade

A urticária é conhecida de muitas pessoas e até quem nunca teve já ouviu falar sobre. Trata-se de uma reação alérgica do organismo, que libera uma quantidade exagerada de histaminas, responsáveis pelos sintomas do problema. As causas da urticária são várias, sendo que quando ocorre por causa de estresse é chamada de urticária nervosa. Conheça os sintomas e como tratar.

Sintomas de urticária nervosa

As pessoas que sofrem com a urticária nervosa costumam ter crises quando passam por situações de elevado estresse ou ansiedade. Mas elas já possuem uma predisposição à urticária.

1. Manchas na pele

É por meio das manchas que surgem na pele que é possível identificar a urticária. Essas manchas são avermelhadas com o centro esbranquiçado e podem surgir de vários tamanhos em formatos assimétricos.

2. Coceira

Entre os principais sintomas de qualquer tipo de alergia está a coceira, que parece piorar quanto mais a pessoa coça para tentar aliviar. Esse sintoma ocorre não apenas nas áreas manchadas.

3. Inchaço

Junto com as manchas e a coceira, o inchaço também se faz presente, quanto mais intensa for a urticária nervosa.

4. Irritação e ardência

A pele fica com aspecto de irritada, pois além das manchas, o inchaço aumenta se decidir coçar. Com isso, também pode sentir ardência, pois a pele está muito sensível.

Que médico consultar e quando?

medico para urticária nervosa
Crédito: Health Jade

Geralmente os sintomas da urticária nervosa duram por 24 horas e, depois disso, as manchas podem se espalhar ainda mais ou sumir, por tempo indeterminado. Se perceber os sintomas, logo nas primeiras horas já pode procurar um médico.

É importante saber dizer ao profissional se teve contato com qualquer substância que possa ter causado alergia, seja um alimento, uma bebida, medicamentos, pelos, poeira ou perfume. Também deve dizer se passou por alguma situação de alto estresse ou ansiedade recentemente. Essas informações são essenciais para que o médico chegue ao diagnóstico correto, junto de alguns exames que poderá solicitar.

Se não puder ir a um especialista, vá ao hospital mais próximo para ser atendido e receber uma medicação antialérgica que vai aliviar os sintomas. Se não costuma tomar algum antialérgico, não comece a tomar qualquer tipo por conta própria. No caso de querer agendar consulta com um especialista, pode ser um alergologista, imunologista ou dermatologista.

Tratamento médico

O tratamento médico para urticária, de modo geral, é feito com medicação anti-histamínica, ou seja, antialérgica, que vai agir reduzindo o efeito exagerado das histaminas liberadas.

Como cada caso é diferente do outro, o médico vai precisar descobrir o que desencadeou o problema. Assim, poderá orientar o paciente sobre o que deve evitar no dia a dia para que a urticária não seja mais desencadeada ou pelo menos que a frequência reduza consideravelmente.

Tratamento caseiro

Quando os sintomas surgem em um momento impossível de ir ao médico, pode experimentar aliviar a coceira e o inchaço com algumas receitinhas caseiras. Antes de aplicar qualquer coisa no corpo todo, faça um teste em uma pequena parte para ver se a reação não vai piorar.

Os melhores tratamentos são os banhos ou compressas com analgésicos, anti-inflamatórios e calmantes, nos quais pode usar ingredientes como sais de Epsom, óleos essenciais de lavanda, camomila, hortelã, melaleuca, rosas, olíbano e tantos outros. O importante é saber como usar óleos essenciais corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

maionese temperada

8 Receitas de maionese temperada

síndrome de raynaud

Síndrome de Raynaud: o que é e como evitar os sintomas