como ter uma horta medicinal em casa
Crédito: Freepik

4 Dicas para ter uma horta medicinal em casa

Veja quais plantas pode começar a cultivar e os principais cuidados na hora de iniciar o cultivo

Publicidade

Uma horta medicinal é aquela feita com plantas que oferecem propriedades medicinais para a sua saúde. E o legal é que essa horta pode ser feita com ervas para usar no tempero dos alimentos, já que várias dessas ervas são também medicinais, como a salsinha, a hortelã e o manjericão, por exemplo.

Outras plantas que você pode ter na sua horta medicinal são aquelas clássicas para fazer chás. Assim, você tem sempre um remédio caseiro bem fresco e saudável, e evita ficar tomando medicamento químico para qualquer coisa.

1. Escolha das plantas

Antes de começar o seu plantio na horta medicinal, escolha quais plantas irá cultivar. Nessa hora, pesquise sobre as propriedades medicinais de cada uma delas para saber se vão ser úteis na sua rotina. Além disso, se for plantá-las no mesmo vaso, confira se elas podem ficar juntas, recebendo a mesma quantidade de luz e água. Algumas boas plantas medicinais para cultivar na sua horta são:

  • Salsinha: tem ácido fólico, vitamina C, vitamina A, é diurética e antioxidantes anti-inflamatórios e antivirais.
  • Manjericão: previne gripes e resfriados, alivia tosse, tem antioxidantes, trata problemas estomacais, de pele, aumenta a energia e é antisséptico.
  • Boldo: estimula o sistema digestivo, o apetite e reduz a acidez estomacal.
  • Hortelã: trata problemas estomacais, é analgésica, anti-inflamatória, energizante, ajuda a tratar problemas respiratórios, fortalece a imunidade, melhora a circulação, alivia dores musculares.
  • Alecrim: melhora o sistema nervoso, digestivo, é antioxidante, alivia o estresse, ansiedade e as dores da artrite.
  • Arruda: é antitérmica, alivia dor de ouvido e estimula a menstruação.
  • Alfavaca: auxilia na manutenção do sistema cardiovascular, é antioxidante, ajuda no controle da glicose no sangue, é anti-inflamatória, protege o cérebro, acelera a cicatrização.

2. Escolha o local adequado para o plantio

Para montar a sua horta medicinal, escolha um lugar da casa que pegue muita claridade o dia todo, e luz do sol ao menos algumas horas do dia. O sol é essencial para as plantas se desenvolverem. Pode ser na varanda, no quintal ou mesmo dentro de casa, perto de uma janela que possa ficar aberta por algumas horas.

Publicidade

3. Plante no quintal ou em vasos

Se você tiver um quintal, pode escolher plantar sua horta medicinal no solo mesmo, organizando o espaço com uma boa terra e deixando um espaçamento de uns 30 centímetros entre cada plantinha.

Mas, se não tiver quintal, pode fazer o plantio em vasos individuais para cada planta ou jardineiras que sejam grandes o bastante para deixar um espaçamento entre cada planta e permitir que todas elas cresçam bem.

A terra pode ser comprada, daquelas próprias para o plantio geral de qualquer espécie de planta, pois esse tipo já vem com nutrientes e é leve, facilitando o enraizamento das plantinhas.

4. Faça regas periódicas

As plantas medicinais gostam de um solo sempre umedecido. Então, esse tipo de horta não pode ser abandonada, ou as plantas irão morrer. Mantenha regas periódicas, sempre que perceber que a terra da superfície está começando a secar. Cuidado para não molhar demais, senão as raízes apodrecem. Se for plantar em vasos, lembre-se que eles precisam ser furinhos embaixo para escoar o excesso de água.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e necessita de orientação médica antes de fazer uso de qualquer substância, mesmo que seja natural, pois várias delas possuem contraindicações.

PODE GOSTAR TAMBÉM