em

Como preparar quinoa para usar nas receitas?

Existem truques que vão fazer com que a quinoa fique perfeita. Veja quais são e conheça os benefícios desse grão.
preparar quinoa
Crédito: Pixabay

A quinoa é um dos alimentos que faz parte das dietas atuais para uma vida mais saudável. Aliás, está no topo da lista de quem já é especialista em cuidar da saúde, pois a quinoa é considerada o alimento mais saudável entre todos os vegetais. Mas para fazer receitas com ela é preciso saber como preparar quinoa do jeito certo e garantir que fique saborosa.

Então, para que você tenha uma boa experiência com o “grão de ouro” e comece a usá-lo no dia a dia, veja as dicas para fazer a quinoa perfeita e também quais os benefícios que ela oferece para sua saúde.

Dicas para preparar uma quinoa perfeita

dicas para preparar a quinoa
Crédito: Pixabay

Basicamente são 4 dicas que você precisa saber para cozinhar a quinoa perfeita, independentemente do tipo que você escolha, seja preta, vermelha, dourada ou branca. Veja só:

1. Lave a quinoa muito bem

O primeiro passo para cozinhar a quinoa é colocar os grãos em uma peneira em que eles não vão escapar pelos furinhos. Então deixe a água corrente cair sobre eles, pois existe uma película amarga que envolve os grãos da quinoa e assim você consegue removê-la, melhorando o sabor.

2. Não cozinhe por tempo demais

A quinoa muito mole não é tão boa; ela precisa estar no ponto. Para isso você não pode deixar cozinhar demais e nem deve usar mais água do que o necessário. O jeito certo é colocar na panela 1 xícara de quinoa lavada para 2 xícaras de água. Tampe a panela, deixe o fogo médio/baixo e deixe ferver por 15 minutos. Pronto.

3. Escorra a quinoa

Quando terminar de cozinhar a quinoa conforme a dica anterior, coloque toda ela novamente na mesma peneira que usou para lavar e deixe escorrer por completo. Os grãos realmente retêm muita água e isso pode deixá-los muito moles ou com sabor aguado.

4. Dê um tempo de descanso para a quinoa

Preparar quinoa também é deixar que ela repouse por um tempo para ganhar a consistência perfeita. Então, depois que ela escorreu completamente, coloque-a de volta na panela, sem água, tampe e deixe ela lá por 15 minutos. Ela vai ficar mais macia e levinha, só então pode fazer diversas receitas com quinoa.

Benefícios da quinoa

quais os benefícios da quinoa para corpo
Crédito: Pixabay

Agora que você já conhece os segredos para preparar quinoa, aproveite e conheça os benefícios que esse maravilhoso vegetal oferece à saúde. Você vai ver que o apelido de grão de ouro não foi lhe dado à toa.

1. Prevenção de doenças cardiovasculares

Pelo fato de ser uma ótima fonte de ácidos graxos, ômega-3 e 6, a quinoa ajuda a preservar a saúde do sistema cardiovascular e melhora a circulação sanguínea. Ela faz isso equilibrando os níveis de colesterol no sangue, ou seja, limpando as artérias do colesterol ruim usando o colesterol bom como ferramenta.

2. Fortalece os músculos

A quinoa também é uma importante fonte de proteína vegetal. Ela é um ótimo alimento para comer no lanche do pré e do pós treino, também vai fazer muito bem para o crescimento das crianças e a manutenção muscular dos idosos.

3. Contribui para ossos e dentes mais fortes

O nutriente mais ligado à saúde dos ossos e dentes é o cálcio, e a quinoa vai fornecer uma boa dose dele para o seu organismo. Para as crianças, esse alimento vai ajudar no crescimento ósseo e na saúde dos dentes que estão se fixando. Nas pessoas com menopausa e andropausa, vai ajudar a prevenir a osteoporose.

4. Atua no tratamento da anemia

A anemia acontece quando o organismo está deficiente de nutrientes essenciais. Na maior parte dos casos, essa deficiência é de ferro. Então, como a quinoa tem uma boa quantidade de ferro, superior à do feijão, é uma ótima aliada no tratamento desse problema de saúde. Mesmo assim, o grão não substitui tratamento médico.

5. Alivia sintomas da TPM

As mulheres têm um benefício extra ao preparar quinoa para usar nas refeições. Esse grão contém fitoestrógenos que ajudam a reequilibrar os hormônios. Quando eles estão desequilibrados é que ocorrem os sintomas desagradáveis da TPM.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a quinoa oferece, então comece a inclui-la no seu cardápio se deseja melhorar sua saúde e condição física. Lembre-se que nenhuma dessas dicas substitui a consulta ao médico e que para obter os resultados desejados deve aliar o consumo a uma dieta saudável e equilibrada, além de praticar atividade física regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

por que tomar banho gelado
Conheça os benefícios do banho gelado para a saúde
temas de festa infantil
24 Ideias para temas de festa infantil de meninas e meninos